HISTÓRIA DOS BAIRROS

18/08/2017

Marginal Tietê foi iniciada na década de 50 e tinha só 2,5 km

A marginal do Tietê começou a ser construída nos anos 50, com o acesso da Ponte das Bandeiras à Vila Maria para chegar à via Dutra, se tornou uma alternativa às vias tortuosas do centro da cidade para viagens de um bairro a outro.

O trecho inicial da via foi a Marginal Direita do rio Tietê, compreendido entre a ponte das Bandeiras e a ponte do Limão, numa extensão aproximada de dois quilômetros e meio - segundo noticiou o Estado em 1956. As obras estenderam-se até a década de 70.

Durante o governo do prefeito Prestes Maia foi colocado em prática o projeto das Marginais, com a finalização da retificação do Tietê. O projeto foi reforçado em 1950 pelo engenheiro norte-americano Robert Moses- e as obras das Marginais prosseguiram durante 20 anos, entre impasses e mudanças na administração municipal e estadual. Ficou tudo pronto em 1977.

Nos anos seguintes, aos poucos, foram adicionadas pontes e vias de ligação com outras avenidas, além de novas etapas e desmembramentos do projeto. A última melhoria foi em 2010, com a ampliação das pistas feita pelo então governador José Serra (PSDB). Leia mais: https://goo.gl/QX6Qqi

Total de 190 Notícias | Página 1 de um total de 15

O bairro da Vila Palmeiras é peculiar na Freguesia do Ó, pois conseguiu manter-se como uma vila nos moldes antigos, onde ainda se vê muita gente nas ruas e tem um comércio de pequenas lojas.   leia mais...

Uma das melhores páginas regionais do Facebook é a que foi criada por Moizes Pires, a do Grupo de Memórias de Vila Palmeiras – que resgata fotos e fatos regionais deste bairro da Freguesia do Ó.   leia mais...

Tem quem pergunte por que a Av. Santa Marina tem dois pedaços sem nenhuma conexão, um na Água Branca, outro na Freguesia do Ó? Simplesmente porque se trata da mesma via, que foi separada quando da retificação do Rio Tietê e construção das Marginais nos anos 60.   leia mais...

O Largo da Matriz Velha foi testemunha de fato histórico: no dia 10 de abril de 1865, as primeiras tropas que lutaram na Guerra do Paraguai partiram dali rumo ao país vizinho. Esse episódio ficou marcado com a construção de um monumento, o chamado Marco da Pedra, em 1934. O original não existe mais.   leia mais...

A Igreja de Zinco, a Paróquia Santos Apóstolos, na Av. Itaberaba, 3907 - Jardim Maracanã, como todas as igrejas, foi construída pelo esforço coletivo da população. Vê-se na foto, um festejo, possivelmente inaugural, quando o templo ainda não tinha a cobertura de zinco que a tornou famosa (Célio Pires/ Freguesia News).   leia mais...

A Rua Parapuã é a via de ligação entre os bairros Itaberaba e Brasilândia, cujos loteamentos são de 1938 e 1947, respectivamente. A via é originária do loteamento Itaberaba, que só conseguiu ser melhor ocupado com o advento do loteamento Brasilândia.   leia mais...

Avenida Parada Pinto tem esse nome por um razão muito simples, em sua parte final, perto do Parque Horto Florestal, existiu uma parada do Trem da Cantareira, o famoso Trem das Onze do Adoniram Barbosa. Já essa Parada da foto ficava entre a do Tremembé e a do Horto Florestal.   leia mais...

Há 32 anos o Supermercado Cândia (em 7/11/1986) era inaugurado na Av. Itaberaba, 1863, depois se transformou no Big Supermercados, e por fim foi comprado pela rede Sonda, que está lá até hoje. Foi uma grande sensação no bairro e para toda a população das vilas próximas. Ajudou a impulsionar o comércio neste trecho da Av. Itaberaba e que até hoje se mantém.   leia mais...

O Mercado Municipal da Lapa fez aniversário em 24 de agosto, completando 64 anos de existência. Foi projetado e construído pela Prefeitura do Município de São Paulo.   leia mais...

A Freguesia do Ó fará, em 29/agosto/2018, 438 anos. Sempre teve a sua história centrada nos Largos da Matriz Velha e Nova e na própria igreja Matriz. O nome, Freguesia, quer dizer: moradores do entorno da igreja, uma história riquíssima e única.   leia mais...

As enchentes das várzeas do Tietê não são de agora, portanto, é falácia dizer que as enchentes de hoje é tudo culpa do povo por causa de lixo colocado nas ruas, é certo que isso ajuda, também, mas o problema é mais amplo, vide as enchentes do Rio Cabuçu, que está hoje canalizado sob a Av. Inajar de Souza, nesta foto de 1967 ou 1968.   leia mais...

Foi com a inauguração da estação da então São Paulo Railway Company, em 1º de fevereiro de 1885, é que Pirituba se firmou com posição destacada, graças a todos que acreditaram no seu futuro. Além da agricultura, os empresários também deram crédito ao nosso território.
O primeiro a instalar a sua indústria em Pirituba foi Domenico Campestrin, juntamente com seu sócio Henrique Booch, com a Fábrica de Colla Paulista no final de 1898.   leia mais...

Enquete

Você acredita que a presidenta Dilma:

  • 1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?
  • 2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?

24%

2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

75%

Geral  |  Política  |  Esportes  |  Variedades  |   Cultura  |  Educação  |  Saúde  |  Roteiros do Ó
Varejão dos Imóveis  |  História dos Bairros  |  Culinária  |   Ecologia  |  Videos  |  Fale Conosco
LAPA NEWS  |  FOLHA DE PIRITUBA  |  FREGUESIA NEWS  |  ZONA NORTE NEWS

Freguesia News - Copyright © 2011. Todos os direitos reservados
Sede Própria: Largo da Matriz Velha, 36 - Freguesia do Ó - São Paulo | Pabx/Fax: (11) 3931 6383 | E-mail: freguesianews@gmail.com