HISTÓRIA DOS BAIRROS

18/08/2017

Marginal Tietê foi iniciada na década de 50 e tinha só 2,5 km

A marginal do Tietê começou a ser construída nos anos 50, com o acesso da Ponte das Bandeiras à Vila Maria para chegar à via Dutra, se tornou uma alternativa às vias tortuosas do centro da cidade para viagens de um bairro a outro.

O trecho inicial da via foi a Marginal Direita do rio Tietê, compreendido entre a ponte das Bandeiras e a ponte do Limão, numa extensão aproximada de dois quilômetros e meio - segundo noticiou o Estado em 1956. As obras estenderam-se até a década de 70.

Durante o governo do prefeito Prestes Maia foi colocado em prática o projeto das Marginais, com a finalização da retificação do Tietê. O projeto foi reforçado em 1950 pelo engenheiro norte-americano Robert Moses- e as obras das Marginais prosseguiram durante 20 anos, entre impasses e mudanças na administração municipal e estadual. Ficou tudo pronto em 1977.

Nos anos seguintes, aos poucos, foram adicionadas pontes e vias de ligação com outras avenidas, além de novas etapas e desmembramentos do projeto. A última melhoria foi em 2010, com a ampliação das pistas feita pelo então governador José Serra (PSDB). Leia mais: https://goo.gl/QX6Qqi

Total de 197 Notícias | Página 1 de um total de 16

A Pedreira Vega foi marcante no início da Vila Brasilândia, pois chegou à região antes mesmo do loteamento que deu nome ao bairro, hoje distrito Brasilândia, em 1939. A Pedreira Vega oferecia moradia a seus empregados e trouxe um considerável número de famílias para a região, principalmente a partir de 1946, quando passou a funcionar em sua plenitude.   leia mais...

O bairro da Freguesia do Ó é quatrocentona e tem os seus Largos (da Matriz de N.S. do Ó e Matriz Velha) como referências. Também inspirou artistas, como Salvador Ligabue, que pintou o Largo da Matriz Velha original, além de diversos outros cenários.   leia mais...

A Rua Parapuã é a via de ligação entre os bairros Itaberaba e Brasilândia, cujos loteamentos são de 1938 e 1947, respectivamente. A via é originária do loteamento Itaberaba, que só conseguiu ser mais bem ocupada com o advento do loteamento Brasilândia, que faz aniversário de 72 anos em 24 de janeiro/2019.   leia mais...

A Vila Penteado faz parte hoje do distrito Brasilândia e localiza-se entre a o Largo da Parada (lados direito e esquerdo), no final da Av. João Paulo I, divisando-se com o loteamento Vila Brasilândia, na Rua Joaquim Ferreira da Rocha (antiga Guariroba). Nos anos 60 havia dois lagos grandes onde hoje é o Sacolão da Prefeitura e outros equipamentos públicos, posteriormente aterrados.   leia mais...

Avenida Parada Pinto tem esse nome por um razão muito simples, em sua parte final, perto do Parque Horto Florestal, existiu uma parada do Trem da Cantareira, o famoso Trem das Onze do Adoniram Barbosa. Já essa Parada da foto ficava entre a do Tremembé e a do Horto Florestal.   leia mais...

Há 32 anos o Supermercado Cândia (em 7/11/1986) era inaugurado na Av. Itaberaba, 1863, depois se transformou no Big Supermercados, e por fim foi comprado pela rede Sonda, que está lá até hoje. Foi uma grande sensação no bairro e para toda a população das vilas próximas. Ajudou a impulsionar o comércio neste trecho da Av. Itaberaba e que até hoje se mantém.   leia mais...

Meu avô, Pietro Brugnera, nasceu em 1873, em Castelfranco Veneto, província de Treviso, no norte da Itália, filho de Ângela Marcolin e Sante Brugnera. Creio que após completar a maioridade foi para a Alemanha, onde conheceu Arturo Martinelli e os dois resolveram vir para o Brasil. Ao chegarem, montaram uma olaria, ou seja, uma fábrica de tijolos e de outros objetos de argila, como telhas e manilhas. Ficaram sócios por cerca de cinco anos...   leia mais...

Pesquisa realizada pelo editor do Freguesia News sobre artistas do passado encontrou um pintor italiano que viveu na Cidade, Felisberto Ranzini (Brazilian, 1881–1965), que pintou pelo menos quatro temas na região: Ponte grande sobre o Rio Tietê , 1941 ; Rio Mandy - Freguesia do Ó; Ponte da Casa Verde e Igreja, 1910; Ponte Sobre o Rio Tiete, Estrada da Freguesia do Ó, 1918.   leia mais...

Tem quem pergunte por que a Av. Santa Marina tem dois pedaços sem nenhuma conexão, um na Água Branca, outro na Freguesia do Ó? Simplesmente porque se trata da mesma via, que foi separada quando da retificação do Rio Tietê e construção das Marginais nos anos 60.   leia mais...

O bairro da Vila Palmeiras é peculiar na Freguesia do Ó, pois conseguiu manter-se como uma vila nos moldes antigos, onde ainda se vê muita gente nas ruas e tem um comércio de pequenas lojas.   leia mais...

Uma das melhores páginas regionais do Facebook é a que foi criada por Moizes Pires, a do Grupo de Memórias de Vila Palmeiras – que resgata fotos e fatos regionais deste bairro da Freguesia do Ó.   leia mais...

Tem quem pergunte por que a Av. Santa Marina tem dois pedaços sem nenhuma conexão, um na Água Branca, outro na Freguesia do Ó? Simplesmente porque se trata da mesma via, que foi separada quando da retificação do Rio Tietê e construção das Marginais nos anos 60.   leia mais...

Enquete

Você acredita que a presidenta Dilma:

  • 1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?
  • 2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?

25%

2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

74%

Geral  |  Política  |  Esportes  |  Variedades  |   Cultura  |  Educação  |  Saúde  |  Roteiros do Ó
Varejão dos Imóveis  |  História dos Bairros  |  Culinária  |   Ecologia  |  Videos  |  Fale Conosco
LAPA NEWS  |  FOLHA DE PIRITUBA  |  FREGUESIA NEWS  |  ZONA NORTE NEWS

Freguesia News - Copyright © 2011. Todos os direitos reservados
Sede Própria: Largo da Matriz Velha, 36 - Freguesia do Ó - São Paulo | Pabx/Fax: (11) 3931 6383 | E-mail: freguesianews@gmail.com