HISTÓRIA DOS BAIRROS

23/03/2018

Itaberaba e Brasilândia, ligados pela história

A Rua Parapuã é a via de ligação entre os bairros Itaberaba e Brasilândia, cujos loteamentos são de 1938 e 1947, respectivamente. A via é originária do loteamento Itaberaba, que só conseguiu ser melhor ocupado com o advento do loteamento Brasilândia.

Ao se falar da Freguesia do Ó e não citar a vila Brasilândia é um erro. Embora com origens e realidades diversas os dois bairros da zona norte são ligados umbilicalmente já que todas as vias de saída da Brasilândia passam obrigatoriamente pela Freguesia do Ó, tendo Itaberaba no meio.

Enquanto a Freguesia tem sua origem no período colonial, a Brasilândia foi loteada em 1947, originando-se de um antigo sítio pertencente a Brasílio Simões e vendido à Empresa Brasilândia de Terrenos e Construções.

Os primeiros moradores do loteamento vieram principalmente das moradias populares e cortiços existentes no Centro e demolidos para dar lugar às avenidas São João, Duque de Caxias, Ipiranga, etc., durante gestão do prefeito Prestes Maia, cujos moradores dali saíram e ocuparam o loteamento Itaberaba, que se tornou uma bairro comercial e a Brasilândia, residencial e popular.

Total de 182 Notícias | Página 1 de um total de 15

A Igreja de Zinco, a Paróquia Santos Apóstolos, na Av. Itaberaba, 3907 - Jardim Maracanã, como todas as igrejas, foi construída pelo esforço coletivo da população. Vê-se na foto, um festejo, possivelmente inaugural, quando o templo ainda não tinha a cobertura de zinco que a tornou famosa (Célio Pires/ Freguesia News).   leia mais...

A Rua Parapuã é a via de ligação entre os bairros Itaberaba e Brasilândia, cujos loteamentos são de 1938 e 1947, respectivamente. A via é originária do loteamento Itaberaba, que só conseguiu ser melhor ocupado com o advento do loteamento Brasilândia.   leia mais...

A facilidade de pagamento na compra dos terrenos do loteamento Vila Brasilândia (iniciado em 1947) foi um atrativo à parte, que fez o bairro ter um grande contingente populacional, rapidamente. A empresa imobiliária atraiu com isso muita gente para a região, tanto que, já em 1949 inaugurava-se a primeira linha de ônibus.   leia mais...

As duas caixas d'água, marcos do bairro, foram demolidas. Em 2009 um funcionário da Sabesp, por iniciativa própria, resolveu demolir a caixa d’água da Freguesia do Ó, no início da Av. Itaberaba, que foi desativada em 2003, mas que se tornou símbolo do Ó. "Foi uma falta de respeito à população para com um símbolo do bairro" - disse Robson Cerqueira na época, que fez protesto contra a atitude bizarra do funcionário, inclusive, em área de preservação histórica.   leia mais...

A primeira linha de ônibus da Vila Brasilândia foi inaugurada em março de 1949, a Linha 121, conforme atesta a foto conseguida pelo editor Célio Pires com um morador do bairro.   leia mais...

Com as insistentes postagens de amigos, sobre o sumiço e a não localização do Marco histórico, alusivo ao pouso dos Expedicionários, no Largo da Matriz velha, rumo ao Paraguai, finalmente temos algo concreto.   leia mais...

As enchentes das várzeas do Tietê não são de agora, portanto, é falácia dizer que as enchentes de hoje é tudo culpa do povo por causa de lixo colocado nas ruas, é certo que isso ajuda, também, mas o problema é mais amplo, vide as enchentes do Rio Cabuçu, que está hoje canalizado sob a Av. Inajar de Souza, nesta foto de 1967 ou 1968.   leia mais...

Foi com a inauguração da estação da então São Paulo Railway Company, em 1º de fevereiro de 1885, é que Pirituba se firmou com posição destacada, graças a todos que acreditaram no seu futuro. Além da agricultura, os empresários também deram crédito ao nosso território.
O primeiro a instalar a sua indústria em Pirituba foi Domenico Campestrin, juntamente com seu sócio Henrique Booch, com a Fábrica de Colla Paulista no final de 1898.   leia mais...

Hospital do Mandaqui (em Santana) sofre com a falta de leitos hospitalares, uma reportagem mostra que uma paciente esperou 11 dias no corredor pela liberação de uma cama hospitalar, tendo adquirido no ambiente uma conjuntivite que foi tratada pelo próprio filho, já que o Hospital não se moveu nesse sentido. Após a presença da TV Record no local, a vaga surgiu em uma hora.   leia mais...

A marginal do Tietê começou a ser construída nos anos 50, com o acesso da Ponte das Bandeiras à Vila Maria para chegar à via Dutra, se tornou uma alternativa às vias tortuosas do centro da cidade para viagens de um bairro a outro.   leia mais...

O Jardim Paulistano fica no alto da Vila Brasilândia (Zona Norte da Capital) e é confundido, muitas vezes, com a Vila Siqueira - um bairro que já nasceu com carência e seus moradores tiveram que se unir desde o princípio para obter melhorias e serviços públicos.   leia mais...

As Marginais retificadas foram uma bomba de efeito retardado para bairros como a Freguesia do Ó e Pirituba, pois as antigas pontes de madeira foram demolidas no processo de retificação e as novas, de concreto, foram construídas em outros locais, já visando a construção das as avenidas de fundo de vale, como as atuais Edgar Facó e Inajar de Souza.   leia mais...

Enquete

Você acredita que a presidenta Dilma:

  • 1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?
  • 2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?

24%

2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

75%

Geral  |  Política  |  Esportes  |  Variedades  |   Cultura  |  Educação  |  Saúde  |  Roteiros do Ó
Varejão dos Imóveis  |  História dos Bairros  |  Culinária  |   Ecologia  |  Videos  |  Fale Conosco
LAPA NEWS  |  FOLHA DE PIRITUBA  |  FREGUESIA NEWS  |  ZONA NORTE NEWS

Freguesia News - Copyright © 2011. Todos os direitos reservados
Sede Própria: Largo da Matriz Velha, 36 - Freguesia do Ó - São Paulo | Pabx/Fax: (11) 3931 6383 | E-mail: freguesianews@gmail.com