POLÍTICA

21/07/2017

Até 30 de julho/17, governo do Estado tem que decidir o que acontece com as obras do Metrô, Linha 6 Laranja

Até o dia 31 de julho, o grupo que construía a Linha 6 do Metrô (Brasilândia – São Joaquim) – o MOVE São Paulo terá que definir se continua a obra ou se a vende para o grupo espanhol Cintra-Ferrovial, que demonstrou interesse em assumi-la. A obra é uma Parceria-Público-Privada (PPP), ou seja, quem a constrói, poderá explorá-la durante 30 anos.

O Consórcio Move SP alega falta de crédito junto ao BNDES para dar continuidade às obras, e não se sabe se irá conseguir esse aval agora. De qualquer forma tem se visto um movimento por parte do grupo Odebrecht (principal empresa envolvida) para se capitalizar, mas não se sabe se é por causa da Linha 6 ou por outros endividamentos.
Os negócios da Odebrecht foram afetados pela Operação Lava Jato. A companhia depende de financiamento para tocar seus projetos, mas o crédito ficou mais caro após ter seu nome envolvido em denúncias de corrupção. Para sobreviver, a empresa entendeu que precisa encolher.

O consórcio já investiu algo na ordem de R$ 2,7 bilhões, o governo do Estado de São Paulo disse que já investiu R$ 1,6 bilhão, que dá R$4,3 bilhões investido, restando ainda R$5,39 bilhões, já que o investimento previsto para a linha é de R$ 9,69 bilhões - metade disso sairá dos cofres do Estado e a outra metade pelo consórcio.

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O leitor Lauro Freitas Ribeiro - explica que o grupo chinês realizou auditoria minuciosa para adquirir o direito de seguir com a obra do Metrô Linha 6 (Brasilândia - São Joaquim) do consórcio MOVE:   leia mais...

As obras do Metrô Linha 6 (Brasilândia-São Joaquim) foi tema de nova reportagem, desta vez da TV Record que mostrou os transtornos gerados pela paralisação das obras, devido à corrupção do Petrolão, já que as empresas do Consórcio Move SP que realizavam as obras, através de Parceria Público Privada estão envolvidos até a medula no esquema de corrupção que envolveu o governo federal.   leia mais...

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O Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) autorizou a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) a dar início ao processo de caducidade (rescisão contratual da PPP) do contrato de concessão da linha 6-Laranja. A medida ocorreu após o descumprimento da última notificação enviada à concessionária Move São Paulo que determinava a retomada das obras em 30 dias.   leia mais...

Segundo informação do governo do Estado, o conselho de administração do grupo China Railway Engineering Corporation Ltd. (CREC), que assumiria 50% do negócio da Linha 6 do Metrô (Brasilãndia-São Joaquim) não ficou satisfeito com as condições pedidas pelas empresas que controlam o Consórcio Move São Paulo - responsável pela Parceira-Público-Privada que tocava a obra e desistiu da proposta.   leia mais...

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