POLÍTICA

30/08/2019

A saga do metrô Brasilândia

Cronologia de um fracasso, até agora. Mas tem nova promessa...

A privatizada Linha 6 do Metrô – Brasilândia/ São Joaquim fracassou até agora de todas as forma, vejamos: Em 4 de outubro de 2017, o grupo chinês formado pelas empresas China Railway Capital Co. Ltd. e China Railway First Group Ltd. anunciou que iria se associar a um grupo de investidores japoneses liderados pela Mitsui para assumir integralmente o contrato de concessão da linha 6, mas a negociação com o Consórcio Move São Paulo não foi para a frente.

MOVE SP: CADUCIDADE
O governo de São Paulo declarou, no dia 12 de dezembro de 2018 ,a caducidade da PPP (Parceria Público-Privada) do projeto, conforme noticiado pelo Diário do Transporte. Relembre: Declarada oficialmente a caducidade da PPP da linha 6 Laranja do Metrô

GRUPO RUAS: FURADA
Em 18 de janeiro de 2018, o Grupo Ruas Invest, ligado a empresas de ônibus da capital paulista e que tem participações nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, anunciou que tinha a intenção de se associar a empresas asiáticas e comprar a Linha 6 – não deu certo.

CORRUPÇÃO LEVOU À CADUCIDADE
Com a frustração do negócio, em 02 de fevereiro de 2018, o governo do Estado de São Paulo notificou o Consórcio Move São Paulo sobre até então a que seria somente a possibilidade de caducidade do contrato.
No dia 01º de novembro de 2018, o Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas/CGPPP deu aval para a caducidade do contrato. O colegiado ainda recomendou a realização dos cálculos para cobrar das empreiteiras eventuais indenizações e ressarcimentos.

CADUCIDADE ADIADA PARA NOV./2019
Já em 12 de dezembro de 2018, o governador Márcio França por meio do decreto 63.915/2018, declarou de forma oficial a caducidade do contrato entre o Metrô e Consórcio Move São Paulo S.A.
Esperada para 11/agosto/19, a caducidade do contrato da Linha 6 do metrô, foi adiada para 11 de novembro/19. O argumento do Governador Dória: a existências de 3 empresas interessadas em comprar o Consórcio Move São Paulo. Vale lembrar, que ao longo desses três anos de obras paralisadas, vários prazos foram dados e até agora nada.
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Observações: Informações coletadas da pagina Fórum Pró-Metrô Freguesia/Brasilândia e do blog diariodotransporte.com.br e do Freguesia News.

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A construtora espanhola Acciona teria desistido de assumir a concessão da Linha 6-Laranja, de metrô. Quem afirma é a jornalista Sonia Racy em sua coluna, Direto da Fonte, publicada na quarta-feira (4/12/19) em O Estadão. Segundo a curta nota, a intransigência da empresa espanhola teria melado a negociação.   leia mais...

Auditoria realizada pela Prefeitura de São Paulo identificou indícios de irregularidade na prestação de contas de 116 creches da cidade, das quais 4 tiveram os contratos com a gestão Bruno Covas (PSDB) encerrados.   leia mais...

O complexo viário Pirituba - Lapa, recentemente teve incluída alças de acesso às Marginais, não previstas anteriormente, oque ocorreu por pressão de entidades da Lapa, que temem o impacto da passagem dos moradores de Pirituba pela Lapa.   leia mais...

As duas deputadas federais com atuação na região, Bruna Furlan (PSDB-SP) e Renata Abreu (PODE-SP), votaram a favor da reforma da Previdência.   leia mais...

Segundo Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes, a Companhia do Metrô de São Paulo publicou nesta sábado, 29/06/2019, aviso de licitação para selecionar empresas que possam fornecer equipamentos e realizar serviços de instrumentação geotécnica da linha 6 – Laranja, prevista para ligar a Vila Brasilândia à estação São Joaquim na região central/ Liberdade.   leia mais...

O novo presidente é Willimes José da Silva Lima, que prometeu uma gestão democrática e compartilhada.
Apresentou sua diretoria, autoridades presentes, assessores de parlamentares presentes, nas salientou que o Conseg é apartidário.

Presentes, assessores dos vereadores Paulo Frange, Aline Cardoso e Claudinho de Souza; e o assessor de deputado Coronel Telhada. O único parlamentar presente foi o deputado Delegado Bruno Lima (PSL). A prefeita regional Sandra Santana também mandou representante.   leia mais...

O orçamento de 2020 é 14% superior ao deste ano, que foi de R$ 60 bilhões. A prefeitura estima que a arrecadação do município no ano que vem será maior que o de 2019. Segundo a revista Exame, o custo para tapar todos os buracos das ruas de SP é de R$ 10 bilhões.   leia mais...

Em entrevista ao jornal O Estado de SP (Estadão) de domingo, 22/09/19, a vereadora licenciada e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, falou sobre o TEIA, coworking público com conteúdo, mentoria e aceleração para empreendedores da periferia. Funciona em Taipas, bairro da zona norte.   leia mais...

No dia 11 de julho a Prefeitura apresentou as metas para a região Freguesia do Ó/ Brasilândia, são apenas 14 propostas, A maioria genérica, e que já faz parte do cotidiano das secretarias.
De obras, o esperado: o término das duas únicas obras em andamento, o CEU Freguesia do Ó e o Hospital Brasilândia; entrega de casas populares, em construção. De novidade, novos pontos de wi-fi livre, 1.197 vagas em creches.   leia mais...

A falta de novidades sobre a linha 6 do Metrô ao longo deste ano, nos primeiros meses de gestão Dória, fez com que alguns deputados estaduais criassem uma frente parlamentar com o objetivo de pressionar o governador e tentar agilizar a retomada das obras. Na região um movimento popular está promovendo atos e reuniões para tentar acordar os políticos regionais e exigir uma atitude.   leia mais...

A falta de novidades sobre a linha 6 do Metrô ao longo deste ano nos primeiros meses de gestão Dória fez com que alguns deputados estaduais criassem uma frente parlamentar com o objetivo de pressionar o governador a resolver o problema. O coordenador da frente é o deputado Delegado Bruno Lima, do PSL.   leia mais...

Além da construção da ponte Pirituba - Lapa, autorizada a ser construída de imediato pelo prefeito Bruno Covas, em 13/05/2019, o projeto completo consiste na implantação de três quilômetros de ligação viária, com três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus. O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá melhorias em toda a sua exten   leia mais...

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