Freguesia do Ó

Acciona, construtora da linha 6 do metrô já recomeçou a obra pelos canteiros

A Acciona, empresa que assumiu as obras de construção da Linha 6-Laranja de metrô em São Paulo, em outubro deste ano, divulgou, em 8 de dezembro de 2020, o primeiro balanço das ações efetuadas no empreendimento.
A linha é responsável por ligar o bairro de Brasilândia, na Zona Norte, até o bairro da Liberdade, na estação São Joaquim da Linha 1-Azul.

Entre as ações executadas estão: limpeza e reforma dos canteiros, levantamentos topográficos e a chegada de vigilantes para trabalhar 24 horas por dia, evitando acessos indevidos a estes locais. Vejao que diz o diretor no País da Acciona Brasil, André De Angelo, em nota divulgada à imprensa:“Estamos totalmente empenhados com a melhoria da mobilidade urbana da cidade de São Paulo por meio deste projeto e demos início as ações no mesmo dia que assinamos o contrato. Temos certeza que, em pouco tempo, a população já vai começar a perceber a movimentação. No entanto, é importante salientar que o cronograma contempla etapas técnicas muito importantes, que nem sempre podem ser notadas e é por isso que estamos divulgando nosso primeiro balanço de trabalho. Com ele reafirmamos nosso compromisso de transparência com a população de São Paulo”, afirmou

O TRABALHO FEITO:
Veja A intervenções já feitas neste primeiro balanço divulgado pela empresa espanhola:

  • Seleção, contratação e treinamentos técnicos e funcionais de mais de 200 profissionais;
  • Adequação do canteiro VSE Tietê – onde ficarão as equipes administrativas e por onde saem os shields;
  • Reforma do canteiro Guaicurus – onde ficarão centralizados os processos seletivos e treinamentos de equipes;
  • Reforma e adequação do canteiro Santa Marina;
  • Serviços de limpeza e remoção de lixo e entulho de todos canteiros, bem como diálogo com a Prefeitura do Município de São Paulo para a realização de remoção de resíduos em ruas, calçadas e terrenos nos arredores;
  • Recuperação, manutenção e pintura de tapumes (com conclusão prevista para 15/12), além do isolamento de canteiros de obras;
  • Levantamentos topográficos;
  • Levantamento de “As Built” (condições da construção, configurações arquitetônicas, hidráulicas, elétricas);
  • Vigilância patrimonial e monitoramento constante dos canteiros;
  • Leituras e interpretação dos instrumentos;
  • Bombeamento e esgotamento de poços;
  • Monitoramento e apoio ao desvio de tráfego e interdição de vias;
  • Vistoria e elaboração de laudos de manutenção dos pórticos.

PRÓXIMOS PASSOS
Segundo a Acciona, o cronograma das obras prevê ações paralelas nas 15 estações e 18 poços, que terão uma média entre 46 m de profundidade, sendo os mais profundos de toda a malha metroviária já existente no município, de acordo com a empresa.

Para o primeiro semestre de 2021, está previsto o início das escavações das estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Santa Marina, Freguesia do Ó, Água Branca, PUC (Cardoso Almeida) e Angélica (Pacaembu).

Esta etapa depende do início da operação dos dois TBMs (tatuzões), que farão a escavação dos túneis que conectam as estações.

Enquanto um dos equipamentos avançará na direção norte, escavando cinco quilômetros (em rocha), o outro seguirá sentido sul, percorrendo 10 quilômetros (em solo). (Fonte das informações: Diário do Transporte)

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