Pirituba

Diretora da Etec de Pirituba concorre a prêmio como Educadora do Ano

Eliane Leite, diretora da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba), na Capital, concorre ao prêmio Mulheres Transformadoras, na categoria Educadora do Ano. A votação online é aberta a todos até domingo (28), no site (https://mulheresqtransformam.com.br/mulheresqtransformam/) da premiação idealizada pela XP Inc.

O júri, formado exclusivamente por mulheres, selecionou personalidades de destaque em oito categorias. O resultado será anunciado em cerimônia online no dia 3 de março. Na categoria Educação, as juradas escolheram profissionais reconhecidas por contribuírem na formação de jovens e capacitá-los para transformar a comunidade e alcançar seus objetivos. “Essa conquista não é só minha. Para chegar à final do prêmio Mulheres Transformadoras, eu contei com a parceria e cumplicidade de colegas, professores e líderes que sempre me apoiaram”, afirma.

Educação transformadora
Além de atuar na educação, Eliane é conhecida pelo ativismo em defesa da igualdade racial e de gênero. Essas bandeiras que a educadora encampa há muitos anos inspiraram alguns projetos da comunidade escolar abrindo oportunidades de autoconhecimento e autoestima para os jovens.

“A escola precisa provocar o debate sobre assuntos que estão na agenda do país”, defende. Uma das iniciativas da Etec para estimular a discussão sobre temas relevantes é a realização de bate-papos com convidados que são referências em suas áreas de atuação.

Os alunos tiveram a oportunidade, por exemplo, de ouvir os relatos da astronauta americana Anna Fisher, que participou de missões espaciais da Nasa e esteve no Brasil em 2019, a convite da Embaixada dos Estados Unidos. Segundo Eliane, a experiência compartilhada pela astronauta foi inspiradora porque mostrou como é possível desbravar fronteiras e ocupar espaços que ainda são dominados pelos homens como a Ciência, Tecnologia e Engenharia.

Outras palestrantes que passaram pela Etec foram a jornalista e apresentadora da Globonews Aline Midlej, os CEOs das empresas Bayer, Yoki e Blue Tree, além de representantes dos projetos Pensa Grande, da Fundação Telefônica, StartUp in School, do Google, e Leadership voltado ao desenvolvimento de lideranças.

Trajetória profissional
A educadora dirige a Etec de Pirituba desde 2014 e trabalha no Centro Paula Souza (CPS) há 27 anos. Ela é formada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Trabalhou durante 20 anos na Etec Carlos de Campos, na Capital, como assistente administrativa, professora, coordenadora e depois como diretora acadêmica. Na sequência, foi para a Etec Carolina Carinhato Sampaio, na Zona Sul, e em 2014 assumiu a direção da Etec Professora Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara.

Eliane é palestrante e fundadora da consultoria Uzoma Diversidade, Educação e Cultura, especializada em implementar políticas de equidade em empresas. Também é líder dos Comitês de Educação e de Igualdade Racial do grupo Mulheres do Brasil e co-autora do livro Mulheres que Empreendem e Transformam, publicado pela Editora Gregory, que traz 23 histórias inspiradoras de empreendedoras. A professora foi laureada ainda com o prêmio Mulher Negra Latina Americana Caribenha 2018.

Saiba mais, clicando aqui

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo