Destaques

Freguesia do Ó completa 441 anos e subprefeitura promove ações dias 24 e 30/8

Ainda será realizada a entrega da revitalização e customização do “Escadão da Freguesia do Ó” no cruzamento das avenidas Itaberaba e João Paulo I, novo ponto turístico do bairro. A programação está abaixo.

Com a retomada das atividades econômicas e sociais, a subprefeitura da Freguesia do Ó – Brasilândia, em parceria com as secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Saúde, da Cultura e do Esporte, da secretaria estadual da Cultura e do Rotary Club Noroeste vão promover uma série de atividades ao ar livre para os moradores, comerciantes e apaixonados por um dos locais mais charmosos da cidade.

O público poderá curtir novamente a feirinha de artesanato, participar de atividades esportivas e culturais, receber orientações sobre vagas de empregos no CATE Móvel e a AdeSampa prestará  atendimentos ao empreendedor: Relação de Serviços que serão prestados nos atendimentos pela ADE SAMPA : encaminhamento ao TEIA – Espaço Colaborativo de Trabalho; inscrições nos programas, cursos e eventos ADE SAMPA; encaminhamento para o COI – Ciclo de orientação individual, orientações sobre os pagamentos de impostos, notas fiscais, senhas, declarações do Simples Nacional, cancelamento de MEI, entre outros.

Orientações psicológicas e jurídicas com a equipe da Transcidadania, comparecerem nas ações de saúde com vacinação de H1N1 e nas ações sociais do Rotary Club Noroeste Freguesia do Ó e, além disso, prestigiar as apresentações interativas circenses e de dança hip hop.

Para quem aprecia boa gastronomia os clássicos restaurantes do entorno da Matriz da Nossa Senhora do Ó: FrangÓ, Ciccarino, pizzaria Bruno, Alemão, Empório Nordestino, Cantinho dos Alagoanos e o Waru Shushi estarão funcionando normalmente. Para os amantes de lanches, petiscos e comidinhas de boteco podem curtir os bares Óh Freguês, o Estrela da Matriz e as hamburguerias BBC e Grelha Burguer. Os drinks ficam por conta dos bares: Três Irmãos, Gallu´s, Negão e Nelinho. 

“Este é um presente aos moradores da Freguesia do Ó neste momento de retomada das atividades sociais, já que, em 2020, quando o bairro completou 440 anos as atividades estavam suspensas por conta do coronavírus. Ainda que de forma reduzida, sem aglomeração e seguindo os protocolos de segurança optamos por festejar nosso tão querido bairro da Freguesia”, diz o subprefeito Sérgio Gonelli. O ponto alto das comemorações será no domingo a tarde com uma atração surpresa.

Bolo temático

O bolo de aniversário da querida “Frega” terá um design bem diferente neste ano. Assinado pela confeiteira Giuliana Gonelli, da Gonelli Dolce, o bolo será mais um presente para marcar a festa. Inspirado no primeiro Polo Cultural, Gastronômico e Turístico de São Paulo, a cobertura de pasta americana será o próprio Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó com a icônica igreja e as fachadas de todos os restaurantes que compõe o largo pintados em aquarela.

“A técnica remete a simplicidade da praça comparada sempre ao interior e traz um clima acolhedor que o local mantém. Assim como meu pai, sou apaixonada pelo bairro e esse é meu presente para esse charmoso ‘quatrocentão’ da nossa cidade”, declara a chef Giuliana, que é a filha do meio do subprefeito Sérgio. O bolo de brigadeiro será cortado às 17h45 na praça da Matriz.

Escadão “Freguesia do Ó”

Há mais ou menos um mês, os grafiteiros Islim (Ronaldo Souza) e Preto (Anderson Andrade) do Coletivamente Hip Hop, através da parceria com o Rafael Cardoso, gestor da Oficina Cultural Juan Serrano espaço da da secretaria estadual da cultura e da vereadora Sandra Santana, estão customizando os quase 100 degraus do escadão que liga as avenidas Itaberaba e João Paulo I à rua Conde Barca.

Para quem olha os degraus das avenidas vai ver de frente seis punhos fechados coloridos representando resistência e diversidade e, dando a sensação de profundidade, desenhos geométricos formando dois grandes losangos até chegar nas floreiras.

Na parte de cima, para quem vem pela rua Conde Barca, o escadão tem uma linda vista do bairro bem do alto e terá a sensação de pisar na galáxia com desenhos de planetas e estrelas.

As laterais dos canteiros de flor receberam mosaicos formados por caquinhos de pisos e azulejos doados pela empresa Joli que foram desenhados e aplicados pelos artistas plásticos coordenados pela artista Liane Bittencourt.

Novas mudas de plantas ornamentais, aromáticas e horta urbana foram plantadas para colorir e perfumar o local escolhidos pela ambientalista Brenda Dias.  “Esse é o primeiro escadão customizado da Freguesia do Ó e será mais um ponto turístico para o bairro”, diz Sérgio. (Foto: Hilton Souza)

Shows na Casa de Cultura Salvador Ligabue
Para abrilhantar a festa de aniversário, a Casa de Cultura trará dois shows de músicos que vivem no bairro: o sambista e cavaquinista Fê Braga, com repertório de samba e pagode. E Jane & Herondy uma das duplas mais amadas do nosso país que fizeram história na MPB e embalaram muitos apaixonados com seus hits românticos “Não Se Vá”, “Índia”, “Amigos para Sempre”, “Fascinação” e “Dois Num Só Coração”.

PROGRAMAÇÃO

Local: Polo Cultural, Gastronômico e Turístico Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó

26/08
10h às 16h – CATE Móvel
10h às 19h – Feira de Artesanato

27/08
10h às 15h – Drive -thru de vacinação (H1N1)
10h às 16h – CATE Móvel
10h às 19h – Feira de Artesanato

28/08
08h – Aulão de ginástica com professor Ivan
09h às 17h – Arrecadação de ração para a ONG Amigos Pet
10h às 19h – Feira de Artesanato

29/08
10h às 19h – Feira de Artesanato
14h às 18h – Balão
17h30 – Bênção do alto do balão pelo padre Carlos e presença das autoridades locais
17h45 – Parabéns, corte e distribuição do bolo
18h – Missa em homenagem aos 441 anos na igreja da Matriz Nossa Senhora do Ó

Local: Casa de Cultura Freguesia do Ó Salvador Ligabue

26 e 27
AdeSampa

28/08
10h às 16h – Ação social do Rotary Club Noroeste – Freguesia do Ó
20h – Show do sambista Fê Braga

29/08
19h30 – Show Jane e Herondi
Local: Largo do Clipper

23, 24, 25 e 26
10h às 16h – Ação Transcidadania

27/08
10h às 16h – Ação Transcidadania
16h – Apresentação de ballet

28/08
10h às 16h – Ação Transcidadania

Local: CDC Portela (Clube da Comunidade 31 de Março)

28/08
08h às 12h – Futvôlei

Local: Praça do Cruzeiro (Praça Itálico Ancona Lopez)


28/08
14h às 15h30 – Street Ball
16h – Teatro Mamulengo

Local: Praça Antônia Espinosa Picerne

29/08
10h às 12h – Aulão da academia Smart Fit
12h15 às 12h45 – Intervenção artística circense e dança hip hop

Local: Praça Orgulho Autista 


29/08
14h30 às 15h – Intervenção artística circense e dança hip hop

Local: Rua Conde Barca, altura do número 424 ou Avenida Itaberaba x Avenida João Paulo I

29/08
Entrega do “Escadão da Freguesia do Ó” customizado e revitalizado com grafite, mosaico e plantação de flores ornamentais, aromáticas e horta urbana

Local: Câmara Municipal dos Vereadores de São Paulo

30/08 – Sessão solene virtual presidida pela vereadora Sandra Santana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo