Destaques

Moradores da Lapa contam com serviços da Prefeitura em comemoração ao aniversário do bairro

O bairro da Lapa, na cidade de São Paulo, completou 431 anos na última terça-feira, 12 de outubro, com diversas atrações e atividades. A população do bairro também poderá contar com os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo – Cate Móvel e da Ade Sampa, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a partir da segunda-feira (18), até sexta-feira, 22 de outubro. A unidade do Cate Móvel estará disponível em frente à JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo, durante toda a semana para atendimentos das 9h às 16h.

“Constantemente organizamos eventos de comemoração dos bairros, com o objetivo de celebrar não somente a história, mas também a população responsável por fazer essas regiões se desenvolverem. Por isso, aproximamos os moradores dos serviços do Cate, com diversas iniciativas de orientação profissional que facilitam o processo de recolocação profissional”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “É uma oportunidade também das pessoas que circulam pelo bairro conhecerem o Programa Mãos e Mentes Paulistanas, que mostra a geração de renda pelo artesanato”.

As equipes do Cate ficam disponíveis no local oferecendo serviços de orientação profissional ao público que passar pela região. Os atendentes dão dicas sobre elaboração de currículo e consultoria individual sobre comportamento apropriado em processos seletivos. É possível também receber ajuda para realizar cadastro nas vagas disponibilizadas de forma online nos processos seletivos semanais do Cate, além de conhecer os cursos de qualificação gratuitos disponíveis no Portal Cate. Os munícipes também podem sanar dúvidas sobre como obter a carteira de trabalho digital. Para participar do cadastro presencial para verificação de oportunidades de emprego, será necessário retirar senha no local.

Empreendedorismo

Os analistas da Ade Sampa também estão à disposição dos empreendedores da região, orientando as pessoas que possuem uma ideia e desejam tirá-la do papel para abrir o próprio negócio. Os técnicos também auxiliam os munícipes que já possuem um empreendimento e desejam se formalizar por meio do MEI – Microempreendedor Individual, ou regularizar as dívidas do cadastro.

Os artesãos e manualistas do programa Mãos e Mentes Paulistanas fazem parte da programação com a feira de artesanatos que teve início no dia 9 de outubro e segue até sábado, dia 23. Os empreendedores estão expondo e comercializando os trabalhos realizados manualmente, de forma artesanal.

O programa Mãos e Mentes Paulistanas, lançado em 2019, tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social para empreendedores artesanais e manualistas da cidade. A iniciativa promove diversas atividades que fortalecem o ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

Lapa

A história do bairro começa em 1581, quando os jesuítas receberam uma sesmaria junto ao Rio Emboaçava, hoje conhecido como Rio Pinheiros. Cerca de 160 anos depois, os jesuítas deixaram a região e, até 1765 existiam apenas 31 habitantes no bairro. A região começa a assumir forma urbana com o desenvolvimento da economia cafeeira, quando as propriedades rurais começaram a ser loteadas atraindo imigrantes. Hoje, o bairro é um dos principais em infraestrutura urbana na capital, e abriga o Mercado Municipal da Lapa, tradicionais botecos, espaços culturais, entre outros.


Serviço

Aniversário da Lapa

Atendimento do Cate e Ade Sampa (necessário retirar senha no local)

Data: 18 a 22 de outubro
Horário: 9h às 16h
Endereço: R. Guaicurus, 1.394 (em frente à Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP)

Feira de Artesanato – Programa Mãos e Mentes Paulistanas

Data: até 23 de outubro
Horário: 9h às 16h
Endereço: Rua 12 de Outubro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo