HISTÓRIA DOS BAIRROS

17/11/2016

Duas grandes figuras da Freg. do Ó: Joaquim Fernandes e João Abraão

O LÍDER JOAQUIM
FERNANDES
Falando em Freguesia do Ó, me veio a lembrança de dois homens maravilhosos que muito fizeram pelo bairro. Um deles foi muito famoso no bairro, na década de 1950, pois o mesmo era cabo eleitoral do PSP de Adhemar de Barros. Seu nome: Joaquim Fernandes, um português que era admirado por uns e odiado por outros, que eram seus adversários na política.
Seu Joaquim, como era conhecido, passou grande parte de sua vida trabalhando para melhoria do bairro e conseguindo favores para os seus moradores carentes. Cesta básica da LBA? Fale com o Joaquim Fernandes. Internação gratuita em hospitais? Falem com Joaquim Fernandes. Emprego? Falem com Joaquim Fernandes, pois ele é amigo do nosso governador, Adhemar de Barros...
E foi assim que ele trouxe para o bairro os ônibus da CMTC até o Largo da Matriz, o asfalto e os jardins, que até poucos anos atrás existiam no mesmo largo, uma fonte luminosa e o respectivo chafariz (que há muito foi destruído) e que ficavam bem em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. Foi ele também que iniciou os primeiros festejos de aniversário do bairro, com festas e grande queima de fogos.

O VICENTINO
JOÃO ABRAÃO
Outro homem importante foi o João Abraão, fundador da Contábil Ozanam, um homem honesto, sério e querido no bairro, juntamente com seus filhos Alfredo, Abraão e Tarcisio. Seu Joanim, como era conhecido, era presidente dos Vicentinos e ajudou muita gente carente. Minha mãe foi uma delas, quando ficou viúva de meu pai e passou uns seis meses recebendo ajuda de alimentos dos Vicentinos, graças à atenção do bom João Abraão.
Ele também arrumou meu primeiro emprego, depois dos meus dezoito anos, na loja Roupas São Bento, na Avenida Ipiranga, 1882, esquina com a Cásper Libero, e bem em frente ao prédio onde funcionava a sede do São Paulo Futebol Clube (na época, ainda com seu campo de treinamento no Canindé).
E eu, corintiano fanático, acabei ficando sócio do São Paulo, e como havia promoção pela construção do novo estádio, paguei anuidade, pois um são-paulino me convenceu a ir treinar futebol no Canindé, o que durou pouco mais ou menos trinta dias (eu era bom demais...). Por causa desses trinta dias, tive que ser sócio do São Paulo por doze meses. Foi um grande estelionato esportivo.
Autor do texto: Arthur Miranda – Publicado originalmente em 08/10/2008 e recuperado pro Nivaldo Godoy. E-mail do autor: 27.miranda@gmail.com

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A Igreja de Zinco, a Paróquia Santos Apóstolos, na Av. Itaberaba, 3907 - Jardim Maracanã, como todas as igrejas, foi construída pelo esforço coletivo da população. Vê-se na foto, um festejo, possivelmente inaugural, quando o templo ainda não tinha a cobertura de zinco que a tornou famosa (Célio Pires/ Freguesia News).   leia mais...

A Rua Parapuã é a via de ligação entre os bairros Itaberaba e Brasilândia, cujos loteamentos são de 1938 e 1947, respectivamente. A via é originária do loteamento Itaberaba, que só conseguiu ser melhor ocupado com o advento do loteamento Brasilândia.   leia mais...

A facilidade de pagamento na compra dos terrenos do loteamento Vila Brasilândia (iniciado em 1947) foi um atrativo à parte, que fez o bairro ter um grande contingente populacional, rapidamente. A empresa imobiliária atraiu com isso muita gente para a região, tanto que, já em 1949 inaugurava-se a primeira linha de ônibus.   leia mais...

As duas caixas d'água, marcos do bairro, foram demolidas. Em 2009 um funcionário da Sabesp, por iniciativa própria, resolveu demolir a caixa d’água da Freguesia do Ó, no início da Av. Itaberaba, que foi desativada em 2003, mas que se tornou símbolo do Ó. "Foi uma falta de respeito à população para com um símbolo do bairro" - disse Robson Cerqueira na época, que fez protesto contra a atitude bizarra do funcionário, inclusive, em área de preservação histórica.   leia mais...

A primeira linha de ônibus da Vila Brasilândia foi inaugurada em março de 1949, a Linha 121, conforme atesta a foto conseguida pelo editor Célio Pires com um morador do bairro.   leia mais...

Com as insistentes postagens de amigos, sobre o sumiço e a não localização do Marco histórico, alusivo ao pouso dos Expedicionários, no Largo da Matriz velha, rumo ao Paraguai, finalmente temos algo concreto.   leia mais...

As enchentes das várzeas do Tietê não são de agora, portanto, é falácia dizer que as enchentes de hoje é tudo culpa do povo por causa de lixo colocado nas ruas, é certo que isso ajuda, também, mas o problema é mais amplo, vide as enchentes do Rio Cabuçu, que está hoje canalizado sob a Av. Inajar de Souza, nesta foto de 1967 ou 1968.   leia mais...

Foi com a inauguração da estação da então São Paulo Railway Company, em 1º de fevereiro de 1885, é que Pirituba se firmou com posição destacada, graças a todos que acreditaram no seu futuro. Além da agricultura, os empresários também deram crédito ao nosso território.
O primeiro a instalar a sua indústria em Pirituba foi Domenico Campestrin, juntamente com seu sócio Henrique Booch, com a Fábrica de Colla Paulista no final de 1898.   leia mais...

Hospital do Mandaqui (em Santana) sofre com a falta de leitos hospitalares, uma reportagem mostra que uma paciente esperou 11 dias no corredor pela liberação de uma cama hospitalar, tendo adquirido no ambiente uma conjuntivite que foi tratada pelo próprio filho, já que o Hospital não se moveu nesse sentido. Após a presença da TV Record no local, a vaga surgiu em uma hora.   leia mais...

A marginal do Tietê começou a ser construída nos anos 50, com o acesso da Ponte das Bandeiras à Vila Maria para chegar à via Dutra, se tornou uma alternativa às vias tortuosas do centro da cidade para viagens de um bairro a outro.   leia mais...

O Jardim Paulistano fica no alto da Vila Brasilândia (Zona Norte da Capital) e é confundido, muitas vezes, com a Vila Siqueira - um bairro que já nasceu com carência e seus moradores tiveram que se unir desde o princípio para obter melhorias e serviços públicos.   leia mais...

As Marginais retificadas foram uma bomba de efeito retardado para bairros como a Freguesia do Ó e Pirituba, pois as antigas pontes de madeira foram demolidas no processo de retificação e as novas, de concreto, foram construídas em outros locais, já visando a construção das as avenidas de fundo de vale, como as atuais Edgar Facó e Inajar de Souza.   leia mais...

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