HISTÓRIA DOS BAIRROS

18/08/2017

Nos 437 anos da Freguesia do Ó, memórias que se foram

As duas caixas d'água, marcos do bairro, foram demolidas.
Em 2009 um funcionário da Sabesp, por iniciativa própria, resolveu demolir a caixa d’água da Freguesia do Ó, no início da Av. Itaberaba, que foi desativada em 2003, mas que se tornou símbolo do Ó. "Foi uma falta de respeito à população para com um símbolo do bairro" - disse Robson Cerqueira na época, que fez protesto contra a atitude bizarra do funcionário, inclusive, em área de preservação histórica, onde não se consegue mudar uma parede de lugar.

Uma outra caixa d'água, essa no Largo da Matriz Velha, também foi demolida, tempos antes. Como se vê, a estupidez é inimiga da preservação cultural e histórica. O engenheiro Benicio dos Santos (ver matéria da Globo sobre o assunto, no link abaixo) disse que a estrutura era arcaica e esse foi um dos motivos para a sua demolição, assim como a sua estrutura "comprometida" - como disse ele, o que é uma meia verdade, já que era evidente que poderia ser reformada. Outras iguais e construídas na mesma época se mantém firmes até hoje, em outros bairros.

Nada foi construído e o local continua sem utilidade alguma, nem para a Sabesp e nem para os moradores. Falta, sim, vontade política para tornar esse local uma espaço útil para a população - e olha que o PSDB manda na Cidade, no Estado, na Sabesp e na Freguesia do Ó. O que falta? (Célio Pires)
Fotos de "Ó Freguesia do Ó" - livro de Eduardo Santa Croce. Assista a reportagem: https://goo.gl/jKVySE

Total de 176 Notícias | Página 1 de um total de 14

As duas caixas d'água, marcos do bairro, foram demolidas. Em 2009 um funcionário da Sabesp, por iniciativa própria, resolveu demolir a caixa d’água da Freguesia do Ó, no início da Av. Itaberaba, que foi desativada em 2003, mas que se tornou símbolo do Ó. "Foi uma falta de respeito à população para com um símbolo do bairro" - disse Robson Cerqueira na época, que fez protesto contra a atitude bizarra do funcionário, inclusive, em área de preservação histórica.   leia mais...

A primeira linha de ônibus da Vila Brasilândia foi inaugurada em março de 1949, a Linha 121, conforme atesta a foto conseguida pelo editor Célio Pires com um morador do bairro.   leia mais...

Com as insistentes postagens de amigos, sobre o sumiço e a não localização do Marco histórico, alusivo ao pouso dos Expedicionários, no Largo da Matriz velha, rumo ao Paraguai, finalmente temos algo concreto.   leia mais...

A primeira linha de ônibus da Vila Brasilândia foi inaugurada em março de 1949, a Linha 121, conforme atesta a foto conseguida pelo editor Célio Pires com um morador do bairro, agora há registro de que a primeira linha oficial de ônibus que serviu a Vila Brasilândia foi a da CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos - a partir de 3 de março de 1958, com destino à região central. O ponto de ônibus era em frente à Paróquia de Santo Antônio de Vila Brasilândia.   leia mais...

Somavam-se, ainda, famílias vindas do interior, em busca de melhores condições de vida.
Muitas dessas pessoas já se conheciam anteriormente, e ao chegarem à Brasilândia, em seu início, viviam como uma grande família. A grande maioria das casas eram construídas pelos próprios moradores, em regime mutirão, onde um vizinho era ajudado pelo demais, e assim, o bairro foi crescendo.
O primeiro loteamento em Brasilândia, a cargo da Cia. Líder foi registrado em 24 de janeiro de 1947 [documento...   leia mais...

Na década de 40 alguns sítios e chácaras de cana de açúcar foram se transformando em núcleos residenciais na região da Freguesia do Ó e um deles veio formar o bairro de Vila Brasilândia.
Na época, um dos sitiantes, Brasílio Simões, vendeu o seu sítio, onde produzia a Caninha do Ó, para empresa loteadora que criaria ali o loteamento Brasilândia. Por isso, o comerciante teve o um derivado do seu nome empregado na denominação do bairro.
O contrato de compra e venda das terras...   leia mais...

A marginal do Tietê começou a ser construída nos anos 50, com o acesso da Ponte das Bandeiras à Vila Maria para chegar à via Dutra, se tornou uma alternativa às vias tortuosas do centro da cidade para viagens de um bairro a outro.   leia mais...

O Jardim Paulistano fica no alto da Vila Brasilândia (Zona Norte da Capital) e é confundido, muitas vezes, com a Vila Siqueira - um bairro que já nasceu com carência e seus moradores tiveram que se unir desde o princípio para obter melhorias e serviços públicos.   leia mais...

As Marginais retificadas foram uma bomba de efeito retardado para bairros como a Freguesia do Ó e Pirituba, pois as antigas pontes de madeira foram demolidas no processo de retificação e as novas, de concreto, foram construídas em outros locais, já visando a construção das as avenidas de fundo de vale, como as atuais Edgar Facó e Inajar de Souza.   leia mais...

O bairro teve início em 1580, quando o bandeirante Manoel Preto, se instalou em uma fazenda, na Vila de São Paulo após 26 anos de sua fundação.   leia mais...

Segundo o site patrimônio histórico da Prefeitura de São Paulo, foi através dos Peabirus - caminhos utilizados pelos indígenas, que os portugueses se movimentaram da costa ao Planalto de Piratininga, onde construíram o Pátio do Colégio, dando início à cidade de São Paulo.
Um dos caminhos era o Caminho de Campinas ligava São Paulo aos pontos de exploração do ouro, na área do Jaraguá, e da produção de cana-de-açúcar, no interior. Era também usado para chegar ao sertão, para os estados de...   leia mais...

O território de Pirituba abrange em sua maior parte, as áreas então ocupadas pelas Fazendas Anastácio e Jaraguá, além de pequenos sítios, que no início do século XIX despertou o interesse dos pesquisadores estrangeiros, a exemplo do que relata o inglês John Maew, em "Viagem ao Interior do Brasil", editado em 1813 na Inglaterra e o missionário norte-americano Daniel Kidder, que permaneceu em nosso país durante 3 anos, e pode relatar sobre a vida e o trato nas fazendas de nossa...   leia mais...

Enquete

Você acredita que a presidenta Dilma:

  • 1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?
  • 2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?

24%

2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

75%

Geral  |  Política  |  Esportes  |  Variedades  |   Cultura  |  Educação  |  Saúde  |  Roteiros do Ó
Varejão dos Imóveis  |  História dos Bairros  |  Culinária  |   Ecologia  |  Videos  |  Fale Conosco
LAPA NEWS  |  FOLHA DE PIRITUBA  |  FREGUESIA NEWS  |  ZONA NORTE NEWS

Freguesia News - Copyright © 2011. Todos os direitos reservados
Sede Própria: Largo da Matriz Velha, 36 - Freguesia do Ó - São Paulo | Pabx/Fax: (11) 3931 6383 | E-mail: freguesianews@gmail.com