COLUNA
24/02/2012
O PEQUENO QUE É BELO
Num mundo onde só tem valor o que é grandioso, big, máximo, extra, mega etc. é a quase um crime dizer que para mim o que interessa são as coisas “desimportantes”, pequenas, os detalhes e entalhes. Uma corrente fi losófi ca européia defende uma visão de mundo que tenha por base a ecologia, o pacifi smo e a busca de saídas auto-sustentáveis. Defende que “small is beautiful”. O pequeno é que é belo. O interessante estaria nas coisas pequenas, a partir da propriedade rural. Como a música cantada por Elis Regina (Quero uma casa no campo), que fazia um contraponto às coisas “grandiosas”, como a monocultura, grandes cidades, impérios, ditadores e seus egos gigantes e prepotência idem. Hoje celebridades ocas, grandes jogadores de futebol, mas vazios de conteúdo e de propósitos, música banal para multidões e programa de televisão que exalta mulheres ricas e fúteis é o máximo. Num mundo em que as pessoas se acham maiores que as demais, para mim é o fi m da picada. Nada pior para a geração que vivenciou os anos 60 e 70 (o sonho de“Paz e Amor”) ver que, apesar das tantas transformações ocorridas por força das mudanças que o comportamento dos dito hippies propuseram, as coisas não avançaram tanto. A destruição da natureza pelas “grandes” potências continua e as ameaças de guerra e invasões a países fracos é uma tônica dos grandes e a monocultura domina o Pantanal e ameaça a Amazônia. Esse é o admirável mundo novo vivido hoje, sem nostalgia. (Celio Pires de Araujo).
A humildade é uma grande virtude, pois nos dá o sentimento da nossa fraqueza, mas ela não deve ser confundida com submissão.
Célio Pires
O melhor lugar do mundo é aqui e agora – dizem os orientais com sabedoria. Ou seja, não há outro momento senão aquele que vivemos.
Continuo gostando de Bob Dylan, dos Beatles e Rolling Stones, não por falta de procurar algo melhor. Gosto de novidades.
Célio Pires
Cabe muito em um dia, preenchê-lo do melhor conteúdo, dos melhores pensamentos é tudo de bom; o que não se pode controlar há que relevar.
Célio Pires
Mais vale uma pedra no caminho, do que duas no rim. A frase é sintomática e expressa bem as dificuldades da vida. Tudo pode ser contornado.
Célio Pires
Tive um sócio que sempre dizia um ditado popular e que ele tinha meio como fi losofi a de vida: "O bom cabrito não berra".
Na política há divergências que são naturais, pois é por isso que se inventou a democracia, para que pensamentos diferentes possam....
Quando se faz mudanças nos móveis de uma casa, geralmente se troca também quadros e fotografias de lugar; algum se tira da sala e coloca-se
Célio Pires
Friedrich Nietzsche teria influenciado o ditador Adolf Hitler, na sua idéia de criar uma super raça. Mas Hitler não entendeu nada, o filóso
Num mundo onde só tem valor o que é grandioso, big, máximo, extra, mega etc.
Célio Pires
"Amor é um fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente.
"Quando ocê tava oiando a lua, eu já tava tomando sol". Ouvi essa frase, com toda a sabedoria intrínseca, de um preto véio
Célio Pires
Célio Pires
1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?
24%
2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.
75%