COLUNA

22/12/2011

EDIÇÃO 1079- 21/12/2011


PREFEITURA PEDE 30 DIAS PARA RETIRAR SÓFAS INCENDIADOS. ABSURDO!

Cesar Bucallon reclama que, na altura no número 579 da Rua Parapuã há alguns sofás velhos que já foram até incendiados e a Subprefeitura nada faz. “A Sub. não liga a mínima para quem mora Rua Parapuã” diz ele, que informa que o lixão fi ca perto caixa de um radar e de fi os de alta tensão. A Prefeitura informou que só em 30 dias será tomada providências – diz ele. Esperase que não chova forte até lá e que os bagulhos não parem no bueiro mais próximo.

PRAÇA DO PECCICATO PONTO DE DROGAS E DROGADOS

Leitor que prefere não se identifi car, por causa de possíveis represarias, alerta às autoridades sobre o que ocorre na Praça do Pecciccato, na Freguesia do Ó – a 200 metros do 28º Distrito Policial. “Muito se fala sobre drogas, crackolândia etc., mas será que a Polícia já parou para ver o acontece na Praça do Pecicacco, que está se transformando em uma crackolândia, todos os dias e a qualquer horário? Pergunto: Cadê os nossos direitos?”

PAPAI NOEL VAI CHEGAR NO “MERCADO MG”

N o p r ó x imo d i a 2 3 / dez.2011, das 14 às 16h, acontece a Chegada de Papai Noel. Todo mundo está convidado, em especial, a garotada. Uma grande festa natalina, com apoio do Deposito Pai e Filhos, M.A Transportes, Casa de Ração Zé Beto e amigos. Papai Noel vai distribuir algodão doce, pipoca e algumas surpresas. Aproveite para conhecer a mais nova opção de compra do bairro. O super Mercado M.G. situa-se à Rua. Aurélio Brasil Ribeiro, 519, Jardim Carumbé/ Vila Brasilândia. (antiga garagem do Lapinha). Inaugurado em outubro de 2011, tem sempre ofertas arrasadoras, com padaria, açougue, horti-fruti, e um ótimo atendimento. Vá e leve seu fi lho. Não perca a chance de passar um fi nal de semana com o bom velhinho.

BIBLIOTECA NÃO ABRIRÁ NAS VÉSPERAS DOS FERIADOS

A Biblioteca Pública Afonso Schmidt não terá expediente nos dias 23, 24, 30 e 31/12. Nos dias 26/12/2011 e 02/01/2012, abrirá às 12h. Nos demais dias terá seu horário de funcionamento normal das 08h às 17h. Mais informações: Av. Elísio Teixeira Leite, 1470, Freguesia do Ó; fone: 3975-2305. Sandro Luiz Coelho, coordenador

PORQUE A SUBPREFEITURA NÃO RECOLHE O LIXO DA ENTIDADE?

Eloi Rogerio Santos informa que está dirigindo uma ONG, Promoções Humanas Eugênio de Mazenod ( Tijolinho), com parceria com a Secretária de Assistência Social da Prefeitura. “Estamos reformando o prédio, melhorando assim o atendimento à comunidade e também a estética do prédio, porém, na parte externa do prédio, a comunidade, por falta de recolhimento pelo PMSP, estão amontoando o lixo diariamente na calçada da entidade. Pedimos ajuda à Subprefeitura, eles estiveram lá e colocaram uma placa indicando a multa por jogar lixo fora do lugar e em horário impróprio, mas o caminhão continua não recolhendo o lixo no local. Existe uma maneira de nos ajudar e com isso ajudar a comunidade? desde já gradeço a colaboração. O telefone da entidade é 3993- 1563, pode falar com Sabá, Marina, ou Gisele (ou comigo no Tel 3453-4100) ”

Terrenos excluídos do tombamento estão sendo tomado por prédios

Matéria escrita por Lucca Rosssi, na revista “Sãopaulo” da Folha de S. Paulo, em 13/dez.2011, mostrou a realidade atual da Lapa, onde terrenos excluídos de tombamento deram lugar a novos prédios na Lapa. Mostra que, “contrários à verticalização vivida pela Lapa nos últimos anos, moradores do bairro da zona oeste travam desde 2009 uma batalha pela preservação do patrimônio histórico local.

Àquela época, o Conpresp (Conselho Municipal do Patrimônio histórico) excluiu 23 edificações de um processo de tombamento aberto em 2004 --muitas delas antigas fábricas e galpões industriais”.

VILA ROMANA É O ALVO DAS CONSTRUTORAS

A citada matéria da revista “São Paulo” destaca que, capitaneado por entidades como o Mover (Movimento de Oposição à Verticalização da Lapa) e o Defenda São Paulo, o grupo de moradores temia que a decisão de excluir 23 edificações do processo de tombamento abrisse ainda mais espaço para o avanço de novos empreendimentos. Nesse pedaço da cidade fica a Vila Romana, um dos maiores alvos do mercado imobiliário paulistano. Pouco mais de dois anos depois do “descongelamento” da área, o temor da população começa a se materializar. Na Rua Faustolo, por exemplo, três torres serão erguidas.

EMPRESAS SE JUSTIFICAM SOBRE EXCLUSÃO DE TOMBAMENTO

A Gafisa e a Pluciennik & Partners, duas das construtoras que investiram Na Lapa, disseram à “Sãopaulo” que, quando compraram dois dos terrenos em questão, os imóveis não estavam mais em processo de tombamento. A AGL Realty não quis se manifestar, e a Atlântica não respondeu aos pedidos de entrevista. “Os imóveis da Lapa entraram nesse processo de tombamento em uma revisão do Plano Diretor, em 2004. Na ocasião, a população indicou em audiências públicas nas subprefeituras os bens que gostaria que fossem preservados na cidade. Na Lapa, foram 51 edificações”.

PRÉDIOS ANTIGOS FORAM CONSIDERADOS NÃO-HISTÓRICOS

Em 2009, segundo a reportagem, o conselho decidiu excluir 23 bens do tombamento. Entre eles, sobrados e galpões “sem valor arquitetônico ou histórico, além de casas em precário estado de conservação”, diz José de Assis Lefèvre, presidente do Conpresp. “Essa ação de tombamento resultou de uma situação excepcional, em que o processo foi aberto com uma listagem de imóveis sem acompanhamento de pesquisas, estudos técnicos ou levantamentos fotográficos”, afirmou Lefèvre à “São Paulo”.

OUTROS 20 PRÉDIOS FORAM TOMBADOS, COMO O SESC POMPEÍA

Nas reuniões em que decidiu pelas exclusões, o Conpresp tombou outros 20 imóveis no bairro da Lapa - como o Sesc Pompeia, projetado por Lina Bo Bardi. Oito prédios da região seguem sob análise. “Foram pouco mais de quatro anos entre a abertura do processo de tombamento e a decisão do conselho. O prazo para avaliar o caso era 2006 - data prevista pela revisão do Plano Diretor. Há outras ações, porém, que se arrastam desde a década de 1990. Uma das reivindicações dos moradores era o tombamento integral da Fábrica Companhia Melhoramentos. Porém, somente o prédio administrativo foi protegido - os galpões ficaram de fora. A Melhoramentos não quis se pronunciar à revista “Sãopaulo”.

ROS MARI ZENHA, DO ‘MOVER” QUESTIONA PORQUE DERRUBAR?

“O Conpresp não nos recebeu até hoje. Queríamos mostrar exemplos da requalificação de edifícios industriais em outros lugares”, afirmou Ros Mari Zenha, representante do Mover. “Por que não podemos aprender com experiências bem-sucedidas em vez de derrubar e dar lugar a novos espigões?”, questiona ela. “O Conpresp esclarece que é a Lei de Zoneamento, do Plano Diretor, que determina o que pode ou não ser construído na cidade.

LUZIA ELUF DIZ QUE O PROCESSO FOI JUSTO

Segundo a procuradora de Justiça Luiza Eluf, que foi subprefeita da Lapa entre 2007 e 2008, o processo “foi justo”. “Se alguns imóveis não foram tombados por não apresentarem valor histórico nem arquitetônico, muitos outros foram efetivamente protegidos”, afirma ela. “O tombamento não pode ser usado para evitar a especulação imobiliária”. Disse ela à revista “São Paulo”

Mensagem do subprefeito C. Verde – Cachoeirinha – Limão

Que o espírito de Natal habite seu coração e que Jesus abençoe a sua família e seus amigos. Que possamos viver este novo ano com muitas esperanças e conquistas durante todos seus dias. Boas Festas e um ótimo 2012! (Airton Nobre de Mello, Subprefeito da Casa Verde/ Cachoeirinha/Limão)

DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS ÀS CRIANÇAS CADASTRADAS

O C.A.M. - Centro de Apoio á Mulher informa que estará realizando o 7º Natal Encantado, com a distribuição de brinquedos para 1000 crianças no dia 24/dez.2011, em sua sede, em V.N. Cachoeirinha.

PRÓXIMOS PASSOS DA LUTA PRÓ-HOSPITAL SÃO JOSÉ

Para consolidar a conquista que foi a reabertura do Hospital São José do Imirim é imprescindível defender a abertura como uma conquista única; esclarecer à população sobre as funções do Hospital - o ideal é que já funcionasse com hospital geral, de porta aberta, mas isso nao foi possível agora; e cobrar a ampliação dos serviços, conforme foi prometido pelo governador na inauguração.

A LUTA PELO RESGATE DEVE CONTINUAR

Sobre o futuro: a Comissão Pró-Resgate deverá decidir se irá entrar na Justiça para que seja revisada a venda do imóvel, da instituição religiosa Consolata para a Organização Social Pró-Saúde – e definir com qual objetivo e através de quem – lembrando que hoje a Saúde só funciona através de três vertentes: administração direta do Estado/Prefeitura; administração através de OS – Organizações Sociais credenciadas; hospitais particulares de direito privado.

NÃO DISPERSAR POIS A ORGANIZAÇÃO FOI ÍMPAR

A Comissão não deverá se dispersar. Manter agora a coesão que houve durante todo o processo de conquista é fundamental. O integrante da Comissão deve manter-se firme na defesa da abertura do hospital como algo positivo e possível – o que é uma vitória expressiva. (As sugestões são de Célio Araujo, da Comissão e editor deste jornal).

COMISSÃO TEM QUE PARTICIPAR DO CONSELHO GESTOR

A Comissão Pró Reabertura deveria já ter sido convidada para ser a base do Conselho Gestor do Hospital São José, ao contrário do que se vê, onde tenta-se fazer com que o Conselho Gestor do Hospital Cachoeirinha seja também o deste.

Não sei de onde partiu este comentário de que eu estaria querendo tirar o ponto de táxi do Largo do Japonês.Só sei que foi um comentário...
Célio Pires

UNIDADE DO SÃO PAULO CONFIA PARA MICROEMPREENDIDORES - O banco de microcrédito São Paulo inaugurou nova unidade na da Av. Cantídio Sampaio.
Célio Pires

5º ENCONTRO DE ALUNOS E DO COLÉGIO VAP - D i a 3 0 / s e t e m - bro/2011, no Lucena Bar, acontece o 5º Encontro de ex-alunos e professores
Célio Pires

SEBRAE-SP OFERECE CONSULTORIA SOBRE ADMINISTRAÇÃO - No dia 16 de setembro, às 14 horas, o Ponto de Atendimento do Jaraguá do Sebrae- SP.
Célio Pires

MAIS UM TELECENTRO EM NOSSA REGIÃO- A Subprefeitura Casa Verde – Cachoeirinha - Limão já tem mais um novo Telecentro em funcionamento.
Célio Pires

DEBATE COM ANDREA MATARAZZO SOBRE CANDIDATURA - Robson Cerqueira informa que no próximo dia 19/09, às 19h30, o pré-candidato a Prefeitura.
Célio Pires

PARQUE VILLA-LOBOS TEM ESPAÇO CANINO- O Parque Villa-Lobos inaugurou recentemente uma pista de pump track – trata-se de uma local composto.
Célio Pires

MÚSICA NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DO SHOPPING- As apresentações musicais, às sextas, sábados (das 19 às 21horas) e domingos (das 13 às 15 hrs
Célio Pires

ASSOCIAÇÃO QUER CICLOVIA NA AV. INAJAR TODA- A Associação dos Moradores do Parque Itaguaçu da Cantareira pediu ao vereador Juscelino...
Célio Pires

CENTRAL DE CURSOS ABRE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS GRÁTIS - Está sendo lançada neste final de semana a programação da Central de Cursos.
Célio Pires

RÁDIO STUDIO 100 FM NO AR TAMBÉM NA INTERNET - A rádio Studio 100 FM (FM 87,5 MHz) inaugurou seu portal na internet.
Célio Pires

ÁREA RECUPERADA NO JD. GUARANI - A esquina da Rua Santa Cruz da Conceição com Av. Deputado Cantídio Sampaio (Jd. Guarani).
Célio Pires

O DIFÍCIL É OUVIR O RONCO DA MOTOSERRA BEM NO DIA DA ÁRVORE - Na manhã de quarta-feira, dia 21/set.2011, ocorreram cortes de árvores...

SUBPREFEITURA RETOMA ÁREA DE PRAÇA NO JARDIM ELISA MARIA - Na quinta fei ra (22/ set.2011) a Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia.

SUB.PI TRABALHA NA RECONSTRUÇÃO DE ESCADARIA NA REGIÃO- A Subprefeitura Pirituba - Jaraguá por intermédio da CMIU.

CURIOSIDADE DA HISTÓRIA DA LAPA - O bairro Lapa formou- se quando foi separado de Santa Cecília, em 1910. Em 1948 perdeu parte...

PLANTIO DE ÁRVORES NO ALTO DA BRASILÂNDIA- O programa "Transition Brasilandia" está atuando no distrito Brasilândia, reunindo entidades....

MORADORA MARLENE APONTA PROBLEMAS DO LIMÃO- "Parabéns para nós! Até que enfim vai sair esta ligação, entre a Av. Clavásio e Ponte Júlio...

CURSOS BEM DIVERSIDICADOS NO SHOPPING LAPA-A programação da 2ª quinzena da Central de Cursos do Shopping Center Lapa está bem diversificada

Bares da Av. Engenheiro Caetano Álvares, Mandaqui, têm desrespeitado as normas de silêncio urbano e continuam promovendo desrespeito.
Célio Pires

No dia 12/out.2011, Dia de Mobilização Por um Tietê Despoluído, aconteceu o final da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Av. Francisco Matarazzo, em frente à Villa Country, virou área de baderna,segundo denúncia do Jornal da tarde: os ambulantes tomam conta...

Uma onça suçuarana invadiu, por volta das 2h, o quintal de uma das duas casas localizadas no imóvel nº 24 da Rua Capitão Oliveira Carvalho.

ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS APRESENTA À BANDEIRA- Ocorreu em 14/ out.2011, às 10h00, no Pátio de Formaturas "Gen.l Julio Marcondes Salgado"

Enfim, as máquinas e operários já não estão mais no parque da Água Branca. Terminou ali a ampla reforma, que custou R$ 14 milhões ao Estado

Um veículo com dois ocupantes perdeu o controle e bateu num poste a Av. João Paulo I, altura do nº 1730, Freguesia do Ó.

Mais de 50 pessoas estiveram à noite no 40º DP Vila Santa Maria, no Limão, para denunciar um golpe aplicado pela internet, relacionado.

A Casa de Cultura Salvador Ligabue dará início a seis novas oficinas ainda este ano. São elas: iniciação de violão popular, percussão artes

Josino Bentes Monteiro do Rotary Club de São Paulo Noroeste nos informa do falecimento da rotariana Maria Bernadete Cola, ocorrido.

Dia 16/11, às 19h, acontece a marcante apresentação o grupo de Ballet Afro Koteban, com o espetáculo "Djandjuma - Nossa Essência".

Nos dias 16 e 17 de novembro a Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia realizou mais uma Operação de Esforço Concentrado.

O Projeto Devoção ao Samba teve seu primeiro encontro ocorrido no dia 27/nov./2011, no Largo da Matriz da Freguesia do Ó, com sucesso.

Comerciantes da Av. Itaberaba reclamam do desrespeito que ocorre na Rua Amaro Domingues, próximo ao Supermercado Sondas.

Linha 7-Rubi da CPTM sofreu ato de vandalismo e funcionou por um tempo com dificuldades entre as estações Pirituba e Jaraguá.

A Pedreira Vega começou suas atividades na Brasilândia em 1939; logo depois foi desativada e voltou a funcionar em 1946, quando trouxe...

O Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) retomou o passeio turístico em trecho de 6 quilômetros (ida e volta).

A Casa de Cultura Salvador Ligabue, Largo da Matriz, 215, Freguesia do Ó, está com inscrições abertas para suas oficinas, até 31/jan.2012.

O recordista em gastos na Câmara Municipal no ano de 2010 foi o vereador Toninho Paiva (PR); dos R$ 196.312,56 que poderia usar.

Carlos Eduardo Jr (carlosju@gmail.com) agradece ao jornal pelo anúncio da morte do DJ Djalma. "Desde já a família agradece.

Márcia Santos, moradora da Rua Antonieta Leitão, Freguesia do Ó, levantou questão importantes na Audiência Pública realizada pela PM.

O Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal, na zona norte de São Paulo, está sem segurança privada.

LEONARDO É O QUARTO NETO DE JARBAS MARIZ

O fofinho da foto é o Leonardo, neto mais novo de Jarbas Mariz, coordenador da Casa de Cultura F

Adriana Bonone reclama: "Acompanho as publicações de vocês e quero lhes parabenizar pelo excelente trabalho..."

Irene Santos reclama da situação de uma sua amiga, Maria Elza Souza, que está internada desde o dia 23/03/2013.

O advogado Paulo Cahim registrou o início das obras do Rodoanel no Parque Itaguaçu, no final da Av. Inajar de Souza

Tema bastante discutido na Audiência Pública e Plano de Metas do prefeito Haddad foi a necessidade de continuar a reurbanização de favelas.

A Campanha do Agasalho do Governo do Estado de São Paulo, no Shopping Lapa, em menos de uma semana, lotaram 4 caixas de donativos

Raphael Cintra diz: "A situação do escadão, entre a Rua Conde de Barca e a Av Itaberaba, é essa: puro descaso da população".

O leitor Roberto Guedes reclama ao prefeito Fernando Haddad: "Gostaria de pedir ajuda o nosso Centro Esportivo CEEFÓ esta abandonado.
Célio Pires

Marcos Martins Trolli reclama: "Quero publicar minha revolta sobre a praça do conjunto do BNH, pois os brinquedos estão todos quebrados

Leitor que pediu para preservar sua identidade informa que presenciou um assalto a um rapaz na rua da sua casa, onde o mesmo foi baleado

Carlos Alberto Teixeira de Assumpção reivindica a frisagem e recapeamento do asfalto da Rua Vicente Ferreira Leite.

LEI DE ZONEAMENTO VAI MEXER NOS BAIRROS
São Paulo tem um novo Plano Diretor Estratégico, com novas diretrizes de ordenação territorial
Célio Pires

Baixar PDF jornal impresso

Todas as Colunas

Enquete

Você acredita que a presidenta Dilma:

  • 1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?
  • 2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?

24%

2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

75%

Vídeo em Destaque

TV FREGUESIA NEWS - Programa Comercio em Foco "Maria Bonita"

Geral  |  Política  |  Esportes  |  Variedades  |   Cultura  |  Educação  |  Saúde  |  Roteiros do Ó
Varejão dos Imóveis  |  História dos Bairros  |  Culinária  |   Ecologia  |  Videos  |  Fale Conosco
LAPA NEWS  |  FOLHA DE PIRITUBA  |  FREGUESIA NEWS  |  ZONA NORTE NEWS

Freguesia News - Copyright © 2011. Todos os direitos reservados
Sede Própria: Largo da Matriz Velha, 36 - Freguesia do Ó - São Paulo | Pabx/Fax: (11) 3931 6383 | E-mail: freguesianews@gmail.com