COLUNA

18/05/2012

Edição 1098


MORADORA RECLAMA DE RECAPE MAL FEITO E DE ENTULHO JOGADOS NA ESQUINA
Heloise Giacon reclama à Subprefeitura sobre o recapeamento feito em trecho da Estrada do Sabão, com a Rua Domingos Francisco Lisboa, Brasilândia, e que já precisa de conserto de novo. Outro problema no local: entulhos são colocados na esquina das vias citadas e ali ficam por semanas, tanto que o morador da casa até arruma os entulhos para permitir que as pessoas passem por ali. Os moradores locais também acham necessário um semáforo neste trecho e faixa de pedestre e já foi feita a solicitação, porém, sem respostas.



QUERÍAMOS SER MAIORES, MAS TÁ DE BOM TAMANHO
O jornal Freguesia News continua firme enfrentando os descasos, cutucando os poderosos, agitando o pedaço e amplificando as queixas. Grato a todos pela lembrança pelos 30 anos de jornalismo comunitário do editor Célio Pires de Araujo. \\\"Gostaríamos de ser maiores, mas foi o que deu pra fazer e tá de bom tamanho. Viva a vida, viva os nossos bairros e um viva bem grande aos líderes comunitários, aos nossos anunciantes (e como foram importantes) e a todos os leitores\\\", disse o editor.



MEUS 30 ANOS DE JORNALISMO COMUNITÁRIO
\\\"Fazer 30 anos de jornalismo comunitário, iniciado com o Jornal da Brasilândia, cujo número 1 saiu há 30 anos, no dia 5 de maio de 1982, é ver um filme feito de flashes passar rapidamente pela cabeça. Obrigado a todos pela lembrança e mensagens carinhosas\\\". (Célio Pires de Araujo – editor do Freguesia News)



30 ANOS: COMO É DURO O POVO SER OUVIDO
Fazer 30 anos de jornalismo comunitário é entender que o progresso de uma região é árdua batalha e que é muito difícil conseguir obras prioritárias que possam propiciar uma vida melhor ao povo. Como é duro o povo ser ouvido! Mas valeu, \\\"tudo vale a pena quando a alma não é pequena\\\" – disse o poeta Fernando Pessoa e confirmo isso com vida. (Célio Pires de Araujo – editor)



30 ANOS: MUITAS EXPECTATIVAS E ALGUMAS CONQUISTAS
\\\"Fazer 30 anos de jornalismo comunitário é entender como a união do povo é forte. Uma das lembranças e a de lutas nascidas pela necessidade do povo e apoiadas por este jornal e que redundaram em conquistas reais, como o Centro Esportivo da Brasilândia, a reabertura do Hospital São José do Imirim, dentre tantas outras menores, mas não menos importantes. Se os políticos acreditassem mais na organização popular, haveria mais conquistas e mais rápidas\\\". (Célio Pires de Araujo - editor)



O MOVIMENTO PRÓ-METRÔ É (E SERÁ) A MAIOR CONQUISTA DA REGIÃO.
\\\"A maior de todas as lutas comunitárias vitoriosas nasceu na sede deste jornal, que em 1990, lançou o Movimento Pró- -Metrô Freguesia do Ó (depois devidamente apropriados por outros grupos), cujas obras estão em vias de ser iniciadas (a luta continua) – graças a união do povo, comércio, líderes e políticos (sim, políticos, sem eles não têm democracia). Não esmorecemos 22 anos fazendomatérias cobrando o governo, divulgando as reuniões e a luta. É preciso ter fé e não esmorecer. Continuaremos firmes nesta luta até o primeiro trem passar\\\". (Célio Pires de Araujo - editor)



POR ONDE PASSARÁ A LINHA 6 DO METRÔ
A Linha 6 do Metrô, entre a estação São Joaquim da Linha 1 e Vila Brasilândia, passará pelo Mackenzie, na Consolação, Angélica, Pacaembu, Perdizes, Água Branca e Freguesia do Ó, esta sendo chamada de Linha das Universidades, pois passará na porta de várias delas. Na Audiência Pública, organizada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, na Faculdade Uninove, na Água Branca, foi apresentado o Estudo de Impacto Ambiental (chamado de EIA-Rima), isto em 8/maio/2012, 17h30, onde os moradores tiveram oportunidade de tirar suas dúvidas.



DÚVIDAS ESCLARECIDAS SOBRE INÍCIO DA OBRA
- O terminal da linha será na cava da antiga Pedreira do Vega em Vila Brasilândia/ Jd. Paulistano. Sua extensão será de 15,9 km, com previsão de 634 usuários por dia, em 2017, data prevista de sua operação: 2017. Início da obra: março ou abril/2013. Total de desapropriações: 406 imóveis.



A LINHA 6 DO METRÔ DEVERÁ SER CONSTRUIDA POR PPP
A Linha 6 do Metrô tem três empresas inscritas para construí-las através de PPP – Parceria Público Privada, onde quem constrói ganha o direito de explorá-la comercialmente por um período extenso de anos. Na Audiência Pública de 8/maio/2012, a Walm, empresa que realizou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), o apresentou ao público. Nele é previsto todos os impactos possíveis, de contaminação de solo a desapropriações.



TODOS OS IMÓVEIS SERÃO PAGOS COM VALORES DE MERCADO
Dentre as previsões de impacto, serão retiradas 1175 árvores, que serão repostas, segundo a Lei ; serão 202 mil m2 em desapropriações. Todos imóveis serão pagos em valor de mercado. A fase termina agora é a de Planejamento; as próximas serão de Implantação e de Operação. Data final para estar funcionando: Início de 2013.



ALGUMAS QUESTÕES LEVANTADAS PELO PÚBLICO:
Questões levantadas na Audiência Pública sobre a Linha 6 do Metrô neste dia 8/maio/2012: A obra interferirá nas minas de água do Parque da Água Branca? A estação Sesc Pompéia não será inundada, já que a área é de enchentes? A obra da Estação PUC não rebaixará o lençol freático? Na Estação Unip/ Água Branca não há risco da obra mexer com as estruturas das casas.



RESPOSTAS DOS TÉCNICOS SOBRE A PROFUNDIDADE DA LINHA 6
A profundidade da linha e a técnica moderna que será empregada, segundo os técnicos, não põe em risco nem as minas de água, nem o lençol freático e tampouco as estruturas das edificações. A linha passará há 30 metros de profundidade na Água Branca e a 50 metros na altura da PUC (Perdizes) - bem abaixo da águas e das estruturas. Na área inundável, perto do Sesc Pompeia, é prevista construção de uma adutora pela Prefeitura para resolver a questão (confirmada por um engenheiro da empresa que fará a obra, presente). Mas, de qualquer forma, a estação será antienchente, garantiu, garantiu técnico do Metrô.



E AS EXTENSÕES E RAMIFICAÇÕES DA LINHA 6 DO METRÔ?
As cerca de 350 pessoas presentes à Audiência Pública sobre a Linha 6 do Metrô tiraram suas dúvidas. Uma questão apresentada: O que há de verdade nas várias extensões e ramificações desta linha, faladas nos últimos anos, como a extensão até Pirituba, ou um ramal até a V.N. Cachoeirinha e até a Lapa. A resposta dada pelos técnicos: Foram feitos oito estudos sobre esta linha e definida que hora apresentaram ali, entre Brasilândia e São Joaquim. As demais por hora não estão cogitadas, mas não descartadas.



ENGENHEIRO DO METRÔ DISSE QUE HÁ VERBA SIM PARA A OBRA
O engenheiro Epaminondas Duarte Júnior, do Metrô, afirmou que o Estudo apresentado daLinha 6 é o de funcionalidades e que agora entra a fase de estudos mais detalhados e que \\\"não é erro\\\" mudanças ou pequenas alterações. Sobre a pergunta se a Linha terá verba para sua implantação, de fato, respondeu que o \\\"projeto é real\\\" e se está sendo implantado é porque \\\"tem verba\\\". Sobre a data de início da obra, disse que a previsão, se aprovada a Licença Ambiental \\\"é março ou abril de 2013\\\".



E A EXTENSÃO DA LINHA 6 LARANJA DO METRÔ PARA A VN. CACHOEIRINHA?
As cerca de 350 pessoas presentes à Audiência Pública sobre a Linha 6 do Metrô tiraram suas dúvidas, dia 8/ maio/2012. Uma questão apresentada: Ou que há de verdade nas várias extensões e ramificações desta linha, faladas nos últimos anos, como a extensão até Pirituba, ou um ramal até a V.N. Cachoeirinha e até o da Lapa? A resposta dada pelos técnicos: - Foram feitos oito estudos sobre esta linha e definida a que hora apresentavam ali, entre Brasilândia e São Joaquim. As demais por hora não estão cogitadas, mas não descartadas.



O MOVIMENTO PRÓ-METRÔ É (E SERÁ) A MAIOR CONQUISTA DA REGIÃO.
\\\"A maior de todas as lutas comunitárias vitoriosas nasceu na sede deste jornal, que em 1990, lançou o Movimento Pró- -Metrô Freguesia do Ó (depois devidamente apropriados por outros grupos), cujas obras estão em vias de ser iniciadas (a luta continua) – graças a união do povo, comércio, líderes e políticos (sim, políticos, sem eles não têm democracia). Não esmorecemos em 22 anos de matérias cobrando o governo, divulgando as reuniões e a luta. É preciso ter fé e não esmorecer. Continuaremos firmes nesta luta até o primeiro trem passar\\\". (Célio Pires de Araujo - editor)



A LINHA 6 DO METRÔ DEVERÁ SER CONSTRUIDA POR PPP
A Linha 6 do Metrô tem três empresas inscritas para construí-las através de PPP – Parceria Público Privada, onde quem constrói ganha o direito de explorá-la comercialmente por um período extenso de anos. Na Audiência Pública de 8/maio/2012, a Walm, empresa que realizou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), o apresentou ao público. Nele é previsto todos os impactos possíveis, de contaminação de solo a desapropriações



TODOS OS IMÓVEIS SERÃO PAGOS COM VALORES DE MERCADO
Dentre as previsões de impacto, serão retiradas 1175 árvores, que serão repostas, segundo a Lei ; serão 202 mil m2 em desapropriações. Todos imóveis serão pagos em valor de mercado. A fase termina agora é a de Planejamento; as próximas serão de Implantação e de Operação. Data final para estar funcionando: Início de 2013.



TERMINAL DE ÔNIBUS PIRITUBA TEM CONGESTIONAMENTOS
Conforme informações de usuários do transporte público, em Pirituba há constantes congestionamentos dentro do Terminal Pirituba, no horário das 5 às 8h da manhã, em diversas linhas. Jayme Pereira da Silva solicita que se façam remanejamentos para evitar esse tipo de problema para a população que é obrigada a utilizar desse terminal, vindo, inclusive de outros bairros.



DEFICIÊNCI DO TRANSPORTE PÚBLICO É GRITANTE
O leitor Jayme Pereira da Silva diz que muito comum passageiros que precisam ir para o centro da cidade (Praça Ramos) irem da Av. Edgar Facó para o terminal de Pirituba. De lá pegam uma fila enorme para voltar ao Centro, isso no período da manhã, das 5 às 8h, porque os carros passam superlotados no sentido Centro. Ele diz que, caso os carros partissem com menos intervalos, haveria mais facilidade de utilização, após a saída do Terminal e os passageiros não precisariam fazer o percurso de volta da Av. Edgar Facó, congestionando ainda mais o Terminal de Pirituba. Jayme pede ainda que os fiscais mantenham a ordem nesse Terminal, \\\"para não massacrar a população já tão sofrida pelas desordens ocorridas na nossa cidade.\\\"



ESTADO DÁ MAIS UM PASSO NA CONSTRUÇÃO DO TRECHO NORTE DO RODOANEL
A Dersa recebeu documentação de 25 interessados em participar da licitação, O governador Geraldo Alckmin anunciou na manhã desta quarta-feira, 16/maio/2012, que a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) concluiu o recebimento da documentação de pré-qualificação para os seis lotes das obras de implantação do trecho norte do Rodoanel, que terá 44 km de extensão para interligar os trechos oeste e leste. No total, 25 concorrentes manifestaram interesse em participar da licitação, sendo que 17 estão organizados em consórcios formados por até três empresas e as outros oito licitantes são empresas que competirão individualmente.



GRANDE QUERMESSE NA V. IPOJUCA
Ângelo Aparecido Cegantini (e- -mail:salmosat@ ig.com.br) informa da Quermesse da Paróquia São João Batista, que acontece na Rua Tonelero,Vila Ipojuca, com inicio no dia 2/junho e vai até o dia 1/julho/2012.



PARA DOAR AGASALHO: SHOPPING LAPA
Roupa boa a gente doa! O Shopping Center Lapa está na Campanha do Agasalho 2012, do Fundo Social de Solidariedade (Governo de São Paulo). As doações podem ser feitas até 15/05, ao lado do Balcão de Informações (Piso Guaicurus). Colabore, avise os amigos, clientes e familiares, vamos todos nos engajar nessa ação tão bacana.

Não sei de onde partiu este comentário de que eu estaria querendo tirar o ponto de táxi do Largo do Japonês.Só sei que foi um comentário...
Célio Pires

UNIDADE DO SÃO PAULO CONFIA PARA MICROEMPREENDIDORES - O banco de microcrédito São Paulo inaugurou nova unidade na da Av. Cantídio Sampaio.
Célio Pires

5º ENCONTRO DE ALUNOS E DO COLÉGIO VAP - D i a 3 0 / s e t e m - bro/2011, no Lucena Bar, acontece o 5º Encontro de ex-alunos e professores
Célio Pires

SEBRAE-SP OFERECE CONSULTORIA SOBRE ADMINISTRAÇÃO - No dia 16 de setembro, às 14 horas, o Ponto de Atendimento do Jaraguá do Sebrae- SP.
Célio Pires

MAIS UM TELECENTRO EM NOSSA REGIÃO- A Subprefeitura Casa Verde – Cachoeirinha - Limão já tem mais um novo Telecentro em funcionamento.
Célio Pires

DEBATE COM ANDREA MATARAZZO SOBRE CANDIDATURA - Robson Cerqueira informa que no próximo dia 19/09, às 19h30, o pré-candidato a Prefeitura.
Célio Pires

PARQUE VILLA-LOBOS TEM ESPAÇO CANINO- O Parque Villa-Lobos inaugurou recentemente uma pista de pump track – trata-se de uma local composto.
Célio Pires

MÚSICA NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DO SHOPPING- As apresentações musicais, às sextas, sábados (das 19 às 21horas) e domingos (das 13 às 15 hrs
Célio Pires

ASSOCIAÇÃO QUER CICLOVIA NA AV. INAJAR TODA- A Associação dos Moradores do Parque Itaguaçu da Cantareira pediu ao vereador Juscelino...
Célio Pires

CENTRAL DE CURSOS ABRE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS GRÁTIS - Está sendo lançada neste final de semana a programação da Central de Cursos.
Célio Pires

RÁDIO STUDIO 100 FM NO AR TAMBÉM NA INTERNET - A rádio Studio 100 FM (FM 87,5 MHz) inaugurou seu portal na internet.
Célio Pires

ÁREA RECUPERADA NO JD. GUARANI - A esquina da Rua Santa Cruz da Conceição com Av. Deputado Cantídio Sampaio (Jd. Guarani).
Célio Pires

O DIFÍCIL É OUVIR O RONCO DA MOTOSERRA BEM NO DIA DA ÁRVORE - Na manhã de quarta-feira, dia 21/set.2011, ocorreram cortes de árvores...

SUBPREFEITURA RETOMA ÁREA DE PRAÇA NO JARDIM ELISA MARIA - Na quinta fei ra (22/ set.2011) a Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia.

SUB.PI TRABALHA NA RECONSTRUÇÃO DE ESCADARIA NA REGIÃO- A Subprefeitura Pirituba - Jaraguá por intermédio da CMIU.

CURIOSIDADE DA HISTÓRIA DA LAPA - O bairro Lapa formou- se quando foi separado de Santa Cecília, em 1910. Em 1948 perdeu parte...

PLANTIO DE ÁRVORES NO ALTO DA BRASILÂNDIA- O programa "Transition Brasilandia" está atuando no distrito Brasilândia, reunindo entidades....

MORADORA MARLENE APONTA PROBLEMAS DO LIMÃO- "Parabéns para nós! Até que enfim vai sair esta ligação, entre a Av. Clavásio e Ponte Júlio...

CURSOS BEM DIVERSIDICADOS NO SHOPPING LAPA-A programação da 2ª quinzena da Central de Cursos do Shopping Center Lapa está bem diversificada

Bares da Av. Engenheiro Caetano Álvares, Mandaqui, têm desrespeitado as normas de silêncio urbano e continuam promovendo desrespeito.
Célio Pires

No dia 12/out.2011, Dia de Mobilização Por um Tietê Despoluído, aconteceu o final da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Av. Francisco Matarazzo, em frente à Villa Country, virou área de baderna,segundo denúncia do Jornal da tarde: os ambulantes tomam conta...

Uma onça suçuarana invadiu, por volta das 2h, o quintal de uma das duas casas localizadas no imóvel nº 24 da Rua Capitão Oliveira Carvalho.

ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS APRESENTA À BANDEIRA- Ocorreu em 14/ out.2011, às 10h00, no Pátio de Formaturas "Gen.l Julio Marcondes Salgado"

Enfim, as máquinas e operários já não estão mais no parque da Água Branca. Terminou ali a ampla reforma, que custou R$ 14 milhões ao Estado

Um veículo com dois ocupantes perdeu o controle e bateu num poste a Av. João Paulo I, altura do nº 1730, Freguesia do Ó.

Mais de 50 pessoas estiveram à noite no 40º DP Vila Santa Maria, no Limão, para denunciar um golpe aplicado pela internet, relacionado.

A Casa de Cultura Salvador Ligabue dará início a seis novas oficinas ainda este ano. São elas: iniciação de violão popular, percussão artes

Josino Bentes Monteiro do Rotary Club de São Paulo Noroeste nos informa do falecimento da rotariana Maria Bernadete Cola, ocorrido.

Dia 16/11, às 19h, acontece a marcante apresentação o grupo de Ballet Afro Koteban, com o espetáculo "Djandjuma - Nossa Essência".

Nos dias 16 e 17 de novembro a Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia realizou mais uma Operação de Esforço Concentrado.

O Projeto Devoção ao Samba teve seu primeiro encontro ocorrido no dia 27/nov./2011, no Largo da Matriz da Freguesia do Ó, com sucesso.

Comerciantes da Av. Itaberaba reclamam do desrespeito que ocorre na Rua Amaro Domingues, próximo ao Supermercado Sondas.

Linha 7-Rubi da CPTM sofreu ato de vandalismo e funcionou por um tempo com dificuldades entre as estações Pirituba e Jaraguá.

A Pedreira Vega começou suas atividades na Brasilândia em 1939; logo depois foi desativada e voltou a funcionar em 1946, quando trouxe...

O Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) retomou o passeio turístico em trecho de 6 quilômetros (ida e volta).

A Casa de Cultura Salvador Ligabue, Largo da Matriz, 215, Freguesia do Ó, está com inscrições abertas para suas oficinas, até 31/jan.2012.

O recordista em gastos na Câmara Municipal no ano de 2010 foi o vereador Toninho Paiva (PR); dos R$ 196.312,56 que poderia usar.

Carlos Eduardo Jr (carlosju@gmail.com) agradece ao jornal pelo anúncio da morte do DJ Djalma. "Desde já a família agradece.

Márcia Santos, moradora da Rua Antonieta Leitão, Freguesia do Ó, levantou questão importantes na Audiência Pública realizada pela PM.

O Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal, na zona norte de São Paulo, está sem segurança privada.

LEONARDO É O QUARTO NETO DE JARBAS MARIZ

O fofinho da foto é o Leonardo, neto mais novo de Jarbas Mariz, coordenador da Casa de Cultura F

Adriana Bonone reclama: "Acompanho as publicações de vocês e quero lhes parabenizar pelo excelente trabalho..."

Irene Santos reclama da situação de uma sua amiga, Maria Elza Souza, que está internada desde o dia 23/03/2013.

O advogado Paulo Cahim registrou o início das obras do Rodoanel no Parque Itaguaçu, no final da Av. Inajar de Souza

Tema bastante discutido na Audiência Pública e Plano de Metas do prefeito Haddad foi a necessidade de continuar a reurbanização de favelas.

A Campanha do Agasalho do Governo do Estado de São Paulo, no Shopping Lapa, em menos de uma semana, lotaram 4 caixas de donativos

Raphael Cintra diz: "A situação do escadão, entre a Rua Conde de Barca e a Av Itaberaba, é essa: puro descaso da população".

O leitor Roberto Guedes reclama ao prefeito Fernando Haddad: "Gostaria de pedir ajuda o nosso Centro Esportivo CEEFÓ esta abandonado.
Célio Pires

Marcos Martins Trolli reclama: "Quero publicar minha revolta sobre a praça do conjunto do BNH, pois os brinquedos estão todos quebrados

Leitor que pediu para preservar sua identidade informa que presenciou um assalto a um rapaz na rua da sua casa, onde o mesmo foi baleado

Carlos Alberto Teixeira de Assumpção reivindica a frisagem e recapeamento do asfalto da Rua Vicente Ferreira Leite.

LEI DE ZONEAMENTO VAI MEXER NOS BAIRROS
São Paulo tem um novo Plano Diretor Estratégico, com novas diretrizes de ordenação territorial
Célio Pires

Baixar PDF jornal impresso

Todas as Colunas

Enquete

Você acredita que a presidenta Dilma:

  • 1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?
  • 2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

1) Irá reerguer a Petrobrás e o Brasil e continuar seu mandato?

24%

2) Não dá mais, deve sofrer o Impeachment.

75%

Vídeo em Destaque

TV FREGUESIA NEWS - Programa Comercio em Foco "Maria Bonita"

Geral  |  Política  |  Esportes  |  Variedades  |   Cultura  |  Educação  |  Saúde  |  Roteiros do Ó
Varejão dos Imóveis  |  História dos Bairros  |  Culinária  |   Ecologia  |  Videos  |  Fale Conosco
LAPA NEWS  |  FOLHA DE PIRITUBA  |  FREGUESIA NEWS  |  ZONA NORTE NEWS

Freguesia News - Copyright © 2011. Todos os direitos reservados
Sede Própria: Largo da Matriz Velha, 36 - Freguesia do Ó - São Paulo | Pabx/Fax: (11) 3931 6383 | E-mail: freguesianews@gmail.com