As Casas da Mulher Carioca oferecem cursos como o de design de sobrancelha – Divulgação
Capacitação para o mercado de trabalho, empoderamento, cidadania e estímulo ao pertencimento territorial. Estes são alguns dos objetivos dos cursos gratuitos ofertados pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado na quarta-feira (8/3), o site da Prefeitura do Rio apresenta, ao longo desta semana, alguns dos serviços municipais voltados para as mulheres.
O programa Mulher Cidadã consiste na oferta de capacitações por meio de cursos livres de curta duração. Ele é voltado para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.
– O programa tem por objetivo capacitar mulheres em diversas temáticas, por meio da criação de redes de trocas e aprendizagem entre mulheres nos territórios, em especial os com o maior índice de violência contra a mulher e menores índices de desenvolvimento humano – explicou a secretária Joyce Trindade.
De acordo com ela, o programa leva até as mulheres de determinada região, por meio das Salas da Mulher Cidadã, oficinas com temas que tenham sentido para a localidade, com enfoque na autonomia econômica da mulher. Além disso, o Mulher Cidadã atua com assessoria nas áreas do Direito, Assistência Social e Psicologia, sendo um importante agente de cidadania nos territórios.
Entre os cursos livres de curta duração estão inglês, trancista, turbante, estamparia, entre outros. No ano passado, segundo dados da secretaria, 9.395 mulheres foram capacitadas pelo programa.
O curso de estamparia é um dos oferecidos no programa Mulher Cidadã – Divulgação
Em agosto de 2022, foram inauguradas sete novas salas, totalizando dez espaços na cidade, sendo seis na Zona Oeste, três na Zona Norte e um na região central. Os bairros atendidos são: Bangu, Campo Grande, Coelho Neto, Cosmos, Gamboa, Penha, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba e Tijuca.
– Desde o início do programa, mais de 10 mil mulheres já foram capacitadas. Temos oficinas de diversos temas e vemos a necessidade de expansão para chegar a mais regiões da cidade, levando serviço público de qualidade para a região de moradia da mulher – afirmou Joyce.
Casas da Mulher Carioca
As Casas da Mulher Carioca também oferecem cursos de capacitação profissional exclusivo para mulheres. São cerca de 30 modalidades que vão desde curso de beleza, passando por informática e cuidadora de idosos. Mais de três mil mulheres já fizeram cursos nas casas nestes dois anos.
– Após a pandemia, a crise econômica que abalou o mundo atingiu as mulheres, principalmente as mães, duramente. Vimos a necessidade de fazer com a que a mulher voltasse ao mercado de trabalho. Os cursos proporcionam isso em um curto espaço de tempo. São todos gratuitos, com diversas opções e horários. Na primeira vez que abrimos as vagas, mais de 25 mil mulheres fizeram a inscrição. Isso mostra a necessidade de ajudarmos na volta ao trabalho – declarou Joyce Trindade.
Endereços das Casas da Mulher Carioca
Casa da Mulher Carioca Tia Doca/NEAM Rua Júlio Fragoso, 47 – Madureira (21) 2452-2217 / 3796-0228
Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho/NEAM Rua Limites, 1349 – Realengo (21) 3464-1870
Casa da Mulher Carioca Elza Soares Rua Marechal Falcão da Frota, n. 1782 , Padre Miguel
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Casas da Mulher Carioca cursos gratuitos Dia Internacional da Mulher mercado de trabalho Mulher Cidadã Semana da Mulher
Notícias
Prefeitura homenageia mulheres idosas com passeios pelo Rio
6 de março de 2023
Seop multa oito bares durante a operação Perturbação do sossego, neste fim de semana
6 de março de 2023
Bangu faz 350 anos com zumba, jazz, charme, artesanato e café da manhã especial pelo Dia Internacional da Mulher
6 de março de 2023
Com atuação em área do Méier, Conjunto de Estratégias de Prevenção apresenta redução de 33% das ocorrências de roubos e furtos
6 de março de 2023
Estágio forense: Procuradoria do Município do Rio prorroga prazo para inscrição
6 de março de 2023