ENTRETENIMENTO

João Pessoa sedia oficina do Ministério da Saúde até esta quarta-feira

A cidade de João Pessoa está sediando, até esta quarta-feira (15), a ‘Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública’, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O evento, que está sendo realizado no Hotel Manaíra, na Orla da Capital, conta com a participação de representantes e equipes de Vigilância em Saúde de toda a Paraíba.

Durante a mesa de abertura, nesta terça-feira (14), o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, destacou a importância do evento. “O setor de epidemiologia é um norteador das nossas ações, que indica a realidade, panoramas de possíveis epidemias, o cenário da saúde da nossa cidade. Para nós, que fazemos a Secretaria de Saúde da Capital, esse é um momento muito importante, ter nossa cidade sediando uma oficina desse porte, que irá permitir uma capacitação ainda mais especializada aos nossos servidores, para que nosso time esteja cada vez mais preparado para cuidar da nossa população”, afirmou.

A oficina é de iniciativa do Departamento de Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e tem como proposta o fortalecimento da Vigilância em Saúde por meio da integração de seguimentos como os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), os núcleos de vigilância hospitalar, rede de programa Vigi Desastres e as áreas técnicas que atuam nas ações de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública.

“Essa é uma oportunidade de discutirmos de forma integrada com os profissionais que fazem a composição das vigilâncias de saúde dos municípios. Uma força não apenas para fortalecer a nossa capacidade de detecção de respostas rápidas e emergências, mas também maximizarmos os recursos disponíveis para garantir respostas mais eficazes e abrangentes no nosso estado”, destaca a superintendente estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Greicy.

Durante os dois dias, o evento está abordando, em forma de palestras e debates, práticas de detecção, notificação, investigação e resposta a eventos e agravos de saúde pública, com foco no estado da Paraíba.