O Grupo de Trabalho da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para a sistematização do Programa de Compliance realizou na terça-feira (6) uma reunião com representantes das Unidades de Gestão de Riscos e de Integridade Pública da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) para dar continuidade ao processo de implantação na secretaria.
Segundo o coordenador do GT e chefe do Setor de Compliance, Álvaro Cardoso de Ávila, durante o encontro, o grupo definiu as atividades a serem desenvolvidas com os servidores e o cronograma de execução.
“Um dos principais objetivos é a aplicação de um questionário a todos os servidores da SES, com o intuito de mapear o entendimento e as práticas atuais em relação ao Compliance. Essa etapa é fundamental para adaptar o programa às necessidades específicas da secretaria e garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com as novas diretrizes”, explica.
Além disso, o GT estabeleceu metas futuras, como a implementação de uma política de Gestão de Risco e um programa de integridade robusto, que devem contribuir para uma gestão mais responsável e eficaz dentro da SES.
O trabalho em curso é o reflexo do compromisso da SES com a governança e a transparência, e a parceria com a CGE-MS é fundamental para o sucesso do projeto.
Entenda
Os Programas de Integridade e Compliance visam minimizar os riscos associados a práticas ilícitas, reforçando a prevenção e o combate à corrupção. Um de seus principais objetivos é garantir que dirigentes, servidores e demais colaboradores de uma organização atuem conforme valores, princípios éticos e padrões estabelecidos, assegurando a conformidade com a legalidade, a eficiência e a moralidade administrativa.
Na administração pública, integridade refere-se à adesão a princípios e condutas que priorizam o interesse coletivo em vez dos interesses pessoais.
Por sua vez, o termo “Compliance” — derivado do verbo inglês “to comply” — significa cumprir com leis e regulamentos, promovendo práticas éticas para assegurar que todos estejam alinhados com os princípios éticos da administração pública.
Marcus Moura, Comunicação SES
Fotos: Equipe DGC/CGE