Pelo segundo ano consecutivo, o município do Rio de Janeiro sediou a premiação 50 Best América Latina, com um grande evento, na noite de terça-feira (26/11), no Museu Histórico Nacional, no Centro. A versão latino-americana da marca considerada o Oscar da gastronomia internacional lotou hotéis e colocou a cidade sob os holofotes da imprensa especializada. Outro expoente da alta gastronomia mundial, a premiação do Guia Michelin também movimentou a cidade em 2024, e voltará em 2025 e 2026.
As iniciativas são parte da estratégia da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), de fazer com que o Rio seja reconhecido como destino gastronômico internacional, uma forma de alavancar a arrecadação de impostos e atrair mais estrangeiros. Essa visão ganha respaldo com o lançamento do estudo “Rio: A Capital da Gastronomia Sustentável da América Latina”, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) em parceria com a SMTUR e o Instituto Bazzar.
O estudo mostra que a estratégia pode elevar a arrecadação de impostos em até R$ 357,2 milhões e aumentar o número de turistas estrangeiros em mais 2 milhões, em dez anos. Em 2023, o valor de impostos (ISS) vindos do setor turístico foi de R$ 238,1 milhões. Porta de entrada de turistas internacionais, a cidade tem seis restaurantes com estrelas do Guia Michelin. O turista chamado foodie, aquele que viaja para comer, já responde por 40% da economia mundial do setor
O estudo está disponível no Observatório Econômico.
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