ENTRETENIMENTO

Apresentação do “Circo Pataquada” marca fechamento do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” em 2024 – Agência de Notícias



9 de dezembro de 2024

18:27

Por: Evelyn Azevedo

Fotos: Michelle Alves – Secom

A semana dos alunos da E.M. “Walter Carretero”, localizada no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), foi finalizada com muitos aplausos e encanto na sexta-feira (6). A unidade abriu as portas para a comunidade conferir a apresentação do “Circo Pataquada”, atração organizada pelos alunos que integram o projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, uma realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), e que marcou o fechamento das atividades em 2024.

Esse é o terceiro ano de projeto na escola, na modalidade Circo, com a participação de 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O “Circo Pataquada” foi a concretização do trabalho realizado durante todo o ano letivo, contando com apresentações de malabarismo, palhaçaria, acrobacia, dança, música, entre outros.

Na E.M. “Walter Carretero”, o projeto é conduzido pelo professor de Educação Física, Edson Lourenço, que com o objetivo de promover práticas corporais, aderiu as atividades circenses, iniciativa que foi apoiada por toda escola. “O mais importante nesse processo é que todos os dias eles são estimulados a descobrirem o que cada um pode fazer dentro do circo. Tudo foi preparado pelos alunos, desde a montagem do tatame até a escolha das apresentações. Com essa atividade, a criança começa perceber que ela é vista, reconhecida e valorizada, mostrando essas experiências de forma muito positiva”, destacou Edson.

A programação do “Circo Pataquada” foi aberta com uma homenagem dos alunos do 1º ano ao palhaço brasileiro Arrelia. Ao som da música “O Circo da Alegria”, os pequenos dançaram todos caracterizados de palhaço e encantaram o público. Na sequência, as crianças demonstraram toda habilidade que desenvolveram nas aulas circenses com apresentações de acrobacia, bambolês, balangandãs e controle de bola.

As apresentações de palhaçaria também fizeram parte do espetáculo. Uma das integrantes do grupo era Lavínia Cardoso, aluna do 4º ano, que escolheu a modalidade após se identificar com a arte cênica. “O professor é super paciente com os alunos, ele ajuda e dá dicas que faz a gente ter menos vergonha e sermos mais criativos. Escolhi ser palhaça porque gosto de alegrar o público, sou uma pessoa muito risonha e isso faz as pessoas sorrirem também”, declarou Lavínia.

A direção da escola, que atende em tempo integral, enxergou no projeto a oportunidade de tornar o tempo na unidade mais atrativo e tranquilo, dando espaço para a autonomia das crianças. “Buscamos tornar o momento de aprendizado mais leve, sem a rigidez de uma rotina apenas em sala de aula. O professor Edson deu a proposta e desenvolvemos as atividades, que começaram de maneira muito singela e simples, tornando algo grandioso com o foco em aprender brincando”, enfatizou a diretora Katia Machado.

O circo já é parte da rotina dos alunos da unidade e teve adesão de todas as turmas. Os exercícios são realizados semanalmente e, durante a apresentação do “Circo Pataquada”, as crianças puderam expor todo o trabalho que já faz parte da escola há três anos. Felipe Silva Reis e Giovana Albuquerque Reis, pai e irmã da aluna Ana Luísa, do 5º ano, prestigiaram a pequena que brilhou como uma das acrobatas. “Ela sempre gostou de ballet e aqui na escola ela começou aprender ginástica e agora vive praticando em casa. Ficamos muito felizes”, disse Giovana.

“Esse é o fechamento de um projeto lindo que mostra a particularidade que a escola tem com essa modalidade. O ‘Eu pratico…’ engloba tanto o esporte quanto a prática da cultura corporal do movimentos, como a dança, a ginástica e o circo. Para além das aulas de Educação Física, o circo é trabalhado com os alunos de todos os anos de forma interdisciplinar e multidisciplinar, valorizando o que eles fazem de melhor e tornando-os protagonistas”, ressaltou a professora e integrante do projeto Priscila Diogo, que atua no apoio pedagógico.