Mais de 600 usuários da Rede Municipal de Saúde foram beneficiados ao longo de 2024 com mutirões realizados pelo Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa. As ações impactaram positivamente o trabalho na unidade hospitalar, agilizando cirurgias e exames, levando saúde à população.
Ao longo do ano foram 11 mutirões realizados, onde os pacientes atendidos foram beneficiados com procedimentos como cirurgia geral, de mão, vascular, plástica, vasectomia, colonoscopia, colonoscopia, histeroscopia diagnóstica e colonoscopia.
“Os mutirões integram as ações promovidas pelo Hospital Santa Isabel com o objetivo de ampliar o atendimento aos pacientes e têm contribuído para reduzir a fila de espera”, ressalta a diretora-geral do HMSI, a médica Adriana Lobão. Ela destaca o trabalho realizado pelos profissionais que atuam na unidade, cujo engajamento garantiu para o sucesso dos mutirões.
Entre os pacientes beneficiados com as ações está o motorista Márcio Jeferson Rodrigues dos Santos, de 39 anos. “A doença estava me incomodando muito e eu procurei o tratamento. Fui encaminhado para o Santa Isabel e fiquei sendo acompanhado pela equipe do hospital, até que surgiu a oportunidade de fazer a cirurgia no mutirão”, disse Márcio.
Ele foi um dos 26 usuários atendidos no mutirão de cirurgia vascular realizado em julho, que reuniu profissionais de diversos estados, como Paraíba, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte. Durante o mutirão foram disponibilizados aos pacientes a tecnologia mais avançada em relação ao tratamento de varizes.
Saúde do homem e da mulher – Através dos mutirões, o Hospital Santa Isabel também reforçou campanhas como o ‘Março Azul’, quando realizou um mutirão de colonoscopia que atendeu 60 pacientes, reforçando a prevenção e conscientização sobre o câncer de intestino.
O hospital também se engajou na campanha do ‘Outubro Rosa’, que reforça a conscientização sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama e saúde da mulher, realizando um mutirão de histeroscopia diagnóstica, exame ginecológico minimamente invasivo que permite avaliar o interior do útero e diagnosticar condições de saúde.
Outra campanha reforçada foi a do ‘Novembro Azul’, voltada para a prevenção de doenças como o câncer de próstata e que reforça os cuidados com a saúde do homem. No mutirão, realizado em dois sábados consecutivos, mais de 300 homens foram atendidos com consultas urológicas. Ainda em relação à saúde do homem, mais de 100 pacientes foram atendidos em mutirões de cirurgia de vasectomia.