Cooperação
Controlador Geral de João Pessoa recebe o controlador de Itabaiana para troca de experiência
10/02/2025 |
15:30 |
30
A equipe da Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM-JP) recebeu na manhã desta segunda-feira (10), o controlador do Município de Itabaiana (PB), Jean Alisi. No encontro, foram apresentadas as ações de melhores práticas de gestão, orientações normativas, matriz de risco, auditoria interna, dispensa de valores, desafios e metodologia de trabalho da Controladoria da Capital paraibana.
O controlador geral de João Pessoa, Diego Fabrício Albuquerque, colocou à disposição as Orientações Normativas de João Pessoa. “É sempre um prazer receber os municípios para troca de experiências e destaco que sem o apoio da Gestão a controladoria não consegue chegar muito longe, por isso é muito importante a garantia dessa autonomia para aplicação das boas práticas de governança. A controladoria tem que ser um instrumento de solucionar problemas e não só apontar problema, é preciso um trabalho contínuo de capacitação. A auditoria interna tem que agregar valor ao serviço público e o resultado disso é melhorar o serviço entregue à população”, destacou.
O controlador de Itabaiana, Jean Alisi, ressaltou que João Pessoa tem servido como referência para o seu Município. “Estamos hoje aqui para aprender com os bons exemplos de João Pessoa. Itabaiana tem avançado em boas práticas de gestão e entendemos que ainda temos muito a melhorar e nos profissionalizar, cada vez mais, em gestão de transparência pública. Então, o prefeito Cláudio Neto fez questão que realizássemos essa visita à Controladoria de João Pessoa”, explicou.
A Prefeitura de João Pessoa é 1º lugar entre os municípios da Paraíba como a cidade mais transparente e 2º lugar entre as capitais do Nordeste. O resultado foi fruto da última avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que premiou a Capital paraibana com o selo Ouro de Transparência. Foram analisadas mais de 4 mil prefeituras no Brasil. Em nível nacional, João Pessoa se classificou em 9º lugar entre as capitais do País.