ENTRETENIMENTO

Capacitação reforça Protocolos de Segurança do Paciente na Rede Municipal de Saúde de Campo Grande – CGNotícias

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) deu início a um ciclo de capacitações sobre os Protocolos de Segurança do Paciente, com o objetivo de aprimorar a qualidade da assistência na Rede Municipal de Saúde (Remus). A iniciativa faz parte dos Projetos de Curto Prazo Prioritários – Plano de 100 Dias e será realizada diretamente nas unidades de Urgência e Emergência da cidade e nos Centros Regionais de Saúde. A ação ocorreu na UPA Santa Mônica nesta quarta-feira (19/02) para os profissionais de saúde.

A capacitação tem como foco a implementação dos Protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído pelo Ministério da Saúde, visando reduzir eventos adversos e garantir um atendimento mais seguro e eficiente. Entre os tópicos abordados estão higienização das mãos, identificação do paciente, segurança na prescrição e administração de medicamentos, prevenção de quedas, manejo de pacientes com agitação psicomotora, cirurgia segura e prevenção de lesão por pressão.

A Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou a importância da capacitação para os profissionais da rede. “A segurança do paciente é um pilar essencial para a qualidade assistencial. Essa capacitação busca reforçar boas práticas e conscientizar os profissionais sobre a importância da adesão aos protocolos. Quando garantimos um atendimento mais seguro, fortalecemos a relação de confiança entre profissionais e usuários do SUS”, afirmou.

As capacitações acontecerão ao longo dos meses de fevereiro e março, percorrendo diversas unidades de saúde do município, como UPAs, Centros Regionais de Saúde (CRS) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), conforme o seguinte cronograma:

– 19/02/2025 – UPA Santa Mônica
– 25/02/2025 – UPA Moreninha
– 27/02/2025 – CRS Nova Bahia
– 11/03/2025 – CRS Aero Rancho
– 13/03/2025 – UPA Cel. Antonino
– 19/03/2025 – UPA Vila Almeida
– 25/03/2025 – CRS Coophavila
– 26/03/2025 – Pronto Atendimento Infantil (PAI)
– 27/03/2025 – UPA Leblon
– 31/03/2025 – UPA Universitário

Os encontros contarão com atividades teóricas e práticas, abordando desde a identificação de riscos até a notificação de eventos adversos. A Gerente de Segurança do Paciente da Sesau, Nariema Felini, reforçou a relevância da adoção de uma cultura de segurança no ambiente hospitalar.

“A Segurança do Paciente deve ser uma prioridade fundamental em qualquer ambiente de saúde para garantir práticas seguras, não apenas em reduzir riscos e eventos adversos, mas também para fortalecer a confiança entre profissionais, pacientes e suas famílias. A adoção de protocolos, o trabalho em equipe e a cultura de segurança são essenciais para uma assistência de qualidade. Investir na capacitação contínua dos profissionais e na comunicação eficaz é um compromisso com a vida e o bem-estar de todos”, ressaltou.

A Superintendente da Gestão do Cuidado da SESAU, Kézia Dias Santana Vieira, também enfatizou a importância da iniciativa.

“A qualificação constante dos profissionais de saúde é essencial para garantir um atendimento mais seguro e eficaz. Estamos comprometidos em promover uma cultura de segurança e melhoria contínua na rede municipal, proporcionando um cuidado cada vez mais humanizado e de qualidade para a população de Campo Grande”, afirmou.

A expectativa da Sesau é que, com a disseminação dessas boas práticas, haja uma redução significativa nos eventos adversos e um fortalecimento do atendimento humanizado, garantindo maior segurança para pacientes e profissionais da saúde.

#ParaTodosVerem
Fotocapa: Agentes da Sesau em curso de capacitação sobre protocolos de segurança do paciente.