Os serviços ofertados aos usuários e a dinâmica de atendimento do Cras Estrela do Sul estão servindo de referência para as técnicas do Cras Maria Regina Correia, do município de Jaraguari, que, esta semana, visitaram a unidade para uma troca de experiências com a equipe técnica do Cras Estrela do Sul.
A coordenadora do Cras de Jaraguari, Luciana Francisca da Silva Cunha, esteve na unidade acompanhada pelas técnicas Ana Regina da Silva Gomes e Laura Urbieta de Jesus. A equipe foi recebida pela coordenadora do Cras Estrela do Sul, Lailza Fátima Quelho Lopes, que mostrou a estrutura da unidade e ressaltou os investimentos da gestão municipal, que têm valorizado os serviços ofertados aos usuários dos 21 Cras da Capital.
Além da troca de experiências, as técnicas acompanharam o trabalho da equipe que atua no Cadastro Único do Cras Estrela do Sul e ainda participaram de uma oficina de crochê direcionada aos idosos que frequentam o Serviço de Convivência do Cras.
A coordenadora Luciana Silva pontuou que é novata no cargo, por isso buscou a rede de Assistência Social de Campo Grande por ser uma referência para municípios do Estado. “Fizemos uma pesquisa e vimos que o Estrela do Sul é uma das referências da rede e decidimos conhecer a estrutura porque queremos fortalecer os serviços da nossa unidade também. O primeiro passo será a criação de um grupo de mulheres para implantarmos um curso de crochê e dar a oportunidade a elas de uma renda extra”, disse.
O trabalho desenvolvido pelas técnicas no Cadastro Único também chamou a atenção da equipe de Jaraguari, principalmente devido à implantação recente, pelo Governo Federal, de uma nova plataforma de atendimento on-line, que está gerando dúvidas entre as equipes. Durante a visita, elas esclareceram detalhes sobre as plataformas e aprenderam atalhos que agilizam o atendimento ao usuário.
Distante cerca de 48 quilômetros da Capital, Jaraguari conta com pouco mais de sete mil habitantes. O Cras do município atende, em média, 300 pessoas por mês e também oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e idosos.
A coordenadora Luciana ressalta que, apesar de a estrutura ser pequena, com sete funcionários, ela apresenta desafios. “Estamos trabalhando para ampliar os serviços e essa interação com uma rede de referência é essencial”, pontuou.
Assim como as demais unidades de Cras da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), o Cras Estrela do Sul começou o ano ofertando diversas atividades socioeducativas e esportivas, além de pilates, ginástica e oficinas de trabalhos manuais. Com foco no incremento da renda doméstica dos usuários, os 21 Cras também ofertam cursos de capacitação ministrados pela equipe da Gerência de Trabalho e Ações de Cidadania da SAS. A unidade do Estrela do Sul atende, em média, 40 idosos e 48 crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, a visita de equipes de municípios do interior a unidades da SAS é uma oportunidade valiosa para o compartilhamento de boas práticas e fortalecimento das políticas públicas do setor. “Além de mostrar nossos casos de sucesso e a dinâmica de trabalho das unidades, os profissionais de outras cidades também podem trazer novas perspectivas e soluções inovadoras que já foram testadas em seus próprios territórios. Isso pode enriquecer a forma de atuação dos Cras, ressaltando aprendizados que podem ser adaptados à realidade local”, frisou.
Reconhecimento
A Rede de Assistência Social de Campo Grande tem sido referência desde 2022 e já conquistou, inclusive, reconhecimento nacional devido à qualidade dos serviços ofertados. A Central do Cadastro Único, por exemplo, se tornou modelo de atendimento à população, tanto que diversos gestores do interior já estiveram no local para compreender seu funcionamento e obter informações sobre as capacitações dos técnicos.
Também em 2022, a UAIFA I recebeu uma equipe da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, que conheceu as instalações da unidade que acolhe pessoas em situação de rua.
Na ocasião, os profissionais receberam orientações quanto à implantação e execução do serviço de acolhimento realizado na Capital pela Prefeitura.
Já em 2023, o trabalho desenvolvido pelos técnicos do CadÚnico despertou a atenção do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que enviou um representante para conhecer a estrutura do Cadastro Único implantada pela Prefeitura de Campo Grande nos 21 Cras da Capital.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra a visita das profissionais no Cras, assim como as imagens internas e da galeria.