Cerca de 150 famílias do Assentamento Três Corações, localizado fora do perímetro urbano de Campo Grande, puderam aproveitar os serviços ofertados na Ação Agro Social, que aconteceu nesse sábado (5). A iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turístico (Semades) contou com o apoio de uma ampla rede de parceiros públicos, privados e voluntários.
Entre os atendimentos oferecidos estavam consultas médicas, além de vacinas, exames preventivos, e serviços sociais, como atualização do cadastro do Bolsa Família, emissão de documentos e orientações previdenciárias. A moradora do assentamento, Marciléia de Barros Tinoco, de 25 anos, disse que o dia marcou uma conquista pessoal. “É a primeira vez que faço o exame preventivo. Falaram que agora eu precisava fazer, então resolvi vir. Se fosse para ir até a cidade, provavelmente ainda não teria feito”, contou, evidenciando a importância do atendimento próximo à residência.
Já dona Nilvia Alexandre dos Santos, levou seus exames cardiológicos ao médico sem precisar se deslocar quilômetros até a cidade. “Ajuda demais, trazer esses serviços tão importantes pra perto da gente, facilita demais”, disse ela sobre a iniciativa que levou atendimentos médicos, sociais e produtivos ao maior assentamento rural do município.
Para o secretário Ademar Silva Junior, a atuação em conjunto com técnicos, cooperativas e associações que orientam a produção local e ajudam a garantir o escoamento dos produtos fizeram toda a diferença. “É importante a gente estar aqui para entender as dificuldades da comunidade. Entendemos que não temos como resolver hoje, mas estamos aqui para dar um sinal que vamos estar presentes para atender as demandas de vocês”, afirmou.
“Em breve, vamos voltar para trazer o nosso serviço de atendimento social previdenciário, ajudando com o cadastro e aposentadoria, além dos serviços técnicos que já fazemos por aqui”, garantiu Valdecir Batista Alves, coordenador regional da Agraer.
O evento ainda contou com atividades de orientação para os produtores rurais sobre crédito agrícola, sanidade animal, cadastro no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2025 e distribuição de mudas nativas e frutíferas.
Dona Francisca Josefa Arguelo Lima, que está à frente da associação do assentamento Três Corações, resumiu o sentimento geral: “Parabenizo a equipe da Semades e a todos que estão organizando esse evento. Sejam muito bem-vindos”.
O Assentamento Três Corações é a terceira comunidade rural a receber a ação neste ano, após o Sucuri, Aguão, PA Conquista e PA Estrela Campo Grande. A iniciativa segue ao longo do ano, reforçando a máxima de que cidade e o campo precisam andar juntos para que o desenvolvimento seja, de fato, para todos.
Parceiros
São parceiros da iniciativa a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), Secretaria Especial de Articulação Regional (Sear), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Corpo de Bombeiros de MS, Energisa, Sicredi, Banco do Brasil, Observatório do Cooperativismo/UFMS, Ramos Matos Advocacia, Cooperativa Agrícola Mista (CoopLaf) e Rotary Internacional.
#PraTodosVerem: Na capa da matéria há uma foto que mostra um homem de cabelos grisalhos, usando camisa azul e calça preta, sentado à mesa, de frente com uma atendente, durante a ação no Assentamento Três Corações.