ENTRETENIMENTO

Em cinco dias, drive-thru de vacinação alcança a marca de 3.730 doses contra a Influenza aplicadas

O drive-thru de vacinação contra a Influenza, iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lançado na última quarta-feira (2), demonstra o sucesso da estratégia de intensificação da imunização em Campo Grande. Em apenas cinco dias de funcionamento, a ação já contabiliza a aplicação de 3.730 doses da vacina em integrantes do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

O serviço que visa facilitar o acesso da população à imunização e ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, tem se mostrado eficaz e bem recebido pelos campo-grandenses. A modalidade drive-thru oferece comodidade e agilidade, permitindo que os cidadãos se imunizem sem a necessidade de sair de seus veículos.

“Registramos um comparecimento que excedeu nossas expectativas no drive-thru de vacinação. No sábado, foram aplicadas 1.470 doses, seguido com 1.160 doses no domingo. Agradecemos o engajamento da população em se vacinar, isso terá um impacto significativo na prevenção e redução dos casos de gripe e doenças respiratórias”, destacou a enfermeira Heloísa Lunardi, integrante da equipe de vacinação do drive de vacinação.

A enfermeira Maristela Chamorro também enfatizou o sucesso da ação no último fim de semana. “O ritmo de vacinação foi impressionante. No sábado, chegamos a aplicar aproximadamente cinco doses por minuto, um resultado quase três vezes maior que as 500 doses na previsão inicial. Nosso objetivo é aumentar esse volume a cada dia, para que possamos vacinar todos os grupos prioritários o mais rápido possível e, posteriormente, toda a população”, afirma a enfermeira.

A vacinação é destinada a idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros públicos prioritários. A iniciativa conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, que apoia a logística da campanha.

A SES reforça a importância da vacinação contra a Influenza, especialmente neste período de maior circulação do vírus. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir casos graves da doença, internações e óbitos, protegendo tanto a saúde individual quanto a coletiva.

O drive de vacinação segue em funcionamento até o dia 17 de abril, no Quartel do Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho, em Campo Grande. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira será das 18h às 22h; e aos sábados e domingos em dois períodos: das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Além da iniciativa na Capital, o Governo do Estado garantiu o envio de 524 mil doses recebidas do Ministério da Saúde para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, assegurando o abastecimento e o avanço da campanha de imunização em todo o território estadual.

Além da iniciativa na Capital, o Governo do Estado garantiu o envio de 524 mil doses recebidas do Ministério da Saúde para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, assegurando o abastecimento e o avanço da campanha de imunização em todo o território estadual.

Serviço: Drive de Vacinação

Local: Quartel do Corpo de Bombeiros, Rua 14 de Julho n. º 1.502.

Período: 02/04 a 17/04

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta (18:00 as 22:00) e Sábado e Domingo: (07:00 as 11:00 e 13:00 as 17:00)

Público-alvo: Além dos grupos prioritários já previstos no Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, a estratégia de vacinação também inclui os seguintes públicos:

Trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos Correios; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis