O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) promoveu, nesta terça-feira (8), um treinamento de monitorização de Pressão Arterial Invasiva (PAI), que consiste em um método invasivo fundamental para verificação da pressão arterial, de forma contínua, em pacientes graves. A iniciativa, direcionada a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na unidade, teve como objetivo aprimorar as habilidades da equipe na técnica, fundamental para monitoração da pressão arterial invasiva.
O treinamento foi conduzido pelo enfermeiro intensivista Péricles Rodolpho Araújo Mendes da Silva, especialista em urgência, emergência e terapia intensiva. Na ocasião, o profissional destacou a importância da monitorização da pressão arterial invasiva para o HMSI, que é um hospital com especialidade em cardiologia.
“Esse tipo de monitorização é essencial para pacientes graves, sobretudo os pacientes cardíacos, quer sejam eles no pré ou no pós-operatório. Então, ter a monitorização invasiva, que é uma monitorização mais específica, vai trazer resultados muitos positivos para a assistência desses pacientes, uma vez que a precisão nos dados coletados nesse tipo de monitorização é bem maior. A qualidade da informação que esse tipo de monitorização traz também é mais fidedigna. Dessa forma, a monitorização invasiva se mostra como algo muito importante”, afirmou.
Pressão arterial invasiva é um tipo de monitorização que é feita através de um cateter inserido na artéria do paciente, com o objetivo de ter uma medição mais precisa desse parâmetro. A técnica é complexa e exige conhecimento técnico específico, sendo utilizada em pacientes graves e naqueles que necessitam de uma monitorização mais precisa.
Através desse treinamento, organizado pela Gerência de Enfermagem, coordenada pela enfermeira Leide Carvalho, e o Núcleo de Educação Permanente (NEP), os profissionais do Santa Isabel aprimoraram suas habilidades e se preparam cada vez mais para lidar com situações de risco, garantindo um atendimento mais preciso e eficaz aos pacientes da Rede Municipal de Saúde.