ENTRETENIMENTO

Prefeitura distribui repelentes contra dengue para idosos

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos distribuiu, gratuitamente, repelentes para os 160 idosos abrigados nas quatro ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) mantidas pela administração municipal por meio de parcerias com OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

É mais uma ação de cuidado com os idosos do munícipio e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses, reforçando a proteção dos munícipes.

Os frascos começaram a ser fornecidos à população em fevereiro último. A iniciativa foi ampliada no mês passado, quando todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) passaram a oferecer o produto, que tem sido entregue diretamente nas residências com casos confirmados e para idosos acima de 80 anos, população mais vulnerável à doença.

A distribuição gratuita de repelentes tem sido ampliada | Foto: PMSJC

Cuidados constantes

A Prefeitura mantém quatro ILPIs, localizadas nas regiões central, norte e leste, onde estão abrigados atualmente 160 idosos.

Eles contam com acolhimento humanizado e cuidados constantes realizados por equipe multidisciplinar em locais com infraestrutura completa.

As 160 vagas atuais representam um avanço importante nos cuidados com os idosos. Em janeiro de 2017, eram 104 vagas em três ILPIs.

Neste ano, já foram criadas mais cinco vagas. O Plano de Gestão 2025-2028 prevê a implantação de mais 200 vagas até o final do atual governo.

A Prefeitura mantém, ainda, quatro Casas do Idoso, que são referência em qualidade em serviços oferecidos às pessoas idosas e familiares, promovendo muitos eventos e encontros intergeracionais.

São espaços de uso coletivo, propiciando a oportunidade de ter uma vida comunitária, com oferta de pelo menos 50 atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer.

Por mês, as quatro unidades recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.

Proteção e direitos

São José possui uma ampla e integrada rede de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, que realiza atividades como palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais informativos para conscientização e sensibilização sobre a importância do envelhecimento saudável, com dignidade e direitos preservados.

O trabalho é desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que é atuante.

Combate à dengue

Diariamente, diversas ações de prevenção e enfrentamento à dengue são executadas em todas as regiões da cidade. A programação de nebulização costal, controle de criadouros e fumacê podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura.

Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença. A colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.

Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. É fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa.

Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas-d’água. Confira mais orientações para evitar criadouros.

Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão