ENTRETENIMENTO

Empossado o novo comandante da Guarda Municipal – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, empossou o inspetor-geral da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), Itaharassi Bomfim Junior, de 58 anos, em cerimônia realizada na manhã de quinta-feira (14/08), na sede da instituição, em São Cristóvão, na Zona Norte. Ao assumir o posto, ele se tornou o terceiro guarda municipal de carreira a ocupar o cargo mais alto da instituição.

– Vejo com muita esperança este momento em que vossa excelência assume o comando dessa guarda. Olho para todos os senhores e senhoras guardas municipais dessa cidade chamando a atenção para a relevância daquilo que digo aqui e para aquilo que se espera dessa instituição. Para que possamos avançar, ampliar o efetivo dessa guarda e fazê-la cada vez mais presente na vida dos cariocas – disse o prefeito Eduardo Paes.

Com mais de 33 anos de serviços prestados, o inspetor-geral Itaharassi Bomfim ingressou na instituição em 1992, comandou diversas unidades operacionais, como o Grupo de Ações Especiais (GAE); as 1ª, 7ª, 9ª e 13ª Inspetorias, além do 1º Grupamento Especial de Trânsito. É formado em Gestão de Recursos Humanos e tem cursos de extensão nas áreas de Planejamento Urbano e Segurança, Planejamento Estratégico, Políticas Públicas e Gestão de Liderança em Equipes, todos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sua carreira foi marcada por sua atuação estratégica em momentos e projetos decisivos para a Guarda Municipal e para a cidade do Rio de Janeiro.  Em 2013 foi nomeado Coordenador de Trânsito e designado para representar a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em viagem à Roma, no Vaticano, onde participou do levantamento logístico para o planejamento da Jornada Mundial da Juventude. Trabalhou ainda no planejamento operacional da GM-Rio para a Copa das Confederações 2013, para a Copa do mundo 2014 e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

– Assumo hoje junto aos meus colegas o compromisso de zelar pela segurança e bem-estar de nossa cidade honrando a confiança depositada em cada um de nós. Estamos prontos para servir e proteger. A Guarda Municipal é um pilar da segurança e do bem-estar da nossa cidade. Nossa missão vai além da fiscalização. Somos a presença amiga, o apoio em momentos difíceis e a garantia de que as regras que regem a nossa sociedade serão respeitadas. Juntos faremos com que nossa guarda se fortaleça, se modernize e se aproxime ainda mais da população – afirmou o novo comandante da Guarda Municipal.

Criada em março de 1993, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) conta atualmente com um efetivo de mais de 6.900 agentes – o maior entre as guardas municipais do Brasil. A corporação atua na fiscalização do trânsito, o controle das estações do BRT e a verificação das posturas municipais, incluindo perturbação do sossego. Além de ser responsável pelo patrulhamento e ordenamento urbano em praias, praças e parques, e desenvolver atividades especiais em escolas, áreas turísticas e zonas de proteção ambiental.

Em 2024, a GM-Rio conduziu 1.374 pessoas para delegacias da cidade, resultado das diversas ações de ordenamento. Um dos destaques da corporação é a Ronda Maria da Penha, criada em 2021, que já realizou a prisão de 131 pessoas e efetuou 10.550 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica até o momento. No trânsito, somente neste ano, foram aplicadas 282.016 multas por diversas irregularidades cometidas nas vias da cidade.

Categoria:

  • 14 de agosto de 2025
  • Marcações: cerimônia Corporação Inspetor-geral posse São Cristóvão