A universitária Nathália Muniz Rodrigues Carneiro, de 28 anos, está entre os 106 alunos que se formaram em diferentes oficinas promovidas pela Central do Trabalhador da Ilha do Governador. Além de trabalhar na administração da Associação de Oficiais da Reserva do Exército do Rio, em Deodoro, ela ainda faz bolos, pães, salgadinhos e outros quitutes para vender. No próximo sábado (23/08), às 12h, a também empreendedora e mãe das gêmeas Maria e Giullia receberá seus diplomas em cerimônia no campus da Universidade Estácio de Sá da Ilha do Governador, na Estrada do Galeão, 5.800.
– A Central do Trabalhador da Ilha recebeu mais de 330 inscrições para as oficinas que promoveu. Isso mostra que os trabalhadores e trabalhadoras querem se qualificar mais para chegar ao mercado de trabalho mais preparados. Mérito do brilhante trabalho do professor Rafael Souza, insulano que veste a camisa para levar oportunidades aos cariocas da Ilha do Governador – destaca o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.
A formatura acontecerá após a realização da oficina “Comunicação empresarial e linguagem assertiva e não violenta” no campus. Além de gestão empresarial e financeira, os alunos já fizeram oficinas de empreendedorismo na educação física, nutrição esportiva, primeiros socorros e administração de medicamentos e injeções, entre outras.
– Além dos cursos, os trabalhadores e trabalhadoras podem usar a nossa Sala do Empreendedor, que fica na Central do Trabalhador. Ela oferece, em parceria com o Sebrae Rio, uma série de serviços para quem quer abrir ou já tem o seu próprio negócio – afirma o diretor da Central do Trabalhador da Ilha, Rafael Souza.
Moradora do Moneró, mesmo bairro da Central, Nathalia Carneiro conhece a Sala do Empreendedor da Ilha e fez lá o primeiro curso.
– Gostei muito das oficinas, porque são rápidas, dinâmicas e permitiram que eu me aprimorasse na minha área, que é administração. Eu, que trabalho, estudo e sou mãe de gêmeas de 6 anos, não tenho muito tempo, mas gostaria de fazer todos os cursos. Hoje em dia, está muito difícil conseguir emprego e a qualificação é um diferencial, um chamariz – diz a aluna do 5º período de Administração da Universidade Estácio de Sá.
A Central do Trabalhador da Ilha do Governador fica na Estrada do Dendê, 2.080. Ela funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h. O telefone de lá é: (21) 3353-3812. Além dos cursos, o trabalhador e trabalhadora também podem cadastrar na unidade o seu currículo e ser encaminhado para vagas de emprego.
Categoria: