Marque a data: 25 de outubro. É o dia em que acontece a 3ª edição da Corrida dos Poderes, prova que promove a saúde e a integração entre servidores e instituições públicas de Mato Grosso do Sul.
O lançamento ocorreu em grande estilo na tarde de quinta-feira (28 de agosto), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com uma palestra inspiradora de Yeltin Jacques, atleta sul-mato-grossense que carrega no peito seis medalhas de ouro em competições paralímpicas e pan-americanas. O campeão encantou o público com carisma e destacou como a prática esportiva transforma vidas, promovendo disciplina, saúde e felicidade.
Servidores públicos terão prioridade no primeiro lote de inscrições, aberto nesta sexta-feira (29), às 9h, exclusivamente pelo site corridadospoderes.ms.gov.br. O segundo lote, aberto ao público em geral, será liberado em 23 de setembro, também às 9h.
A taxa de inscrição é solidária: a doação de um brinquedo novo, que será destinado ao programa Caixa Encantada, iniciativa do Governo do Estado que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social.
São esperados para este ano 4.200 atletas em provas de 3, 5 e 10 quilômetros, nas modalidades caminhada e corrida. A novidade é a criação da categoria 60+, em parceria com a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul).
Prova
Consolidada no calendário esportivo de Mato Grosso do Sul, a 3ª Corrida dos Poderes terá sua largada no dia 25 de outubro (sábado), às 17h10, em frente à Assembleia Legislativa. Contará com shows especiais com DJs e o músico Chicão Castro, a partir das 19 horas.
Os participantes poderão escolher entre as opções de caminhada (3 km), corrida de 5 km ou 10 km, além da prova kids, voltada para o público infantil.
A entrega dos kits está marcada para os dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A premiação principal será entregue no dia da corrida e os troféus serão distribuídos em cerimônia no dia 29 de outubro.
Expectativa
O aumento do interesse nas provas de rua, refletido também no crescimento de participantes na Corrida dos Poderes, que começou com 2.500 atletas em sua primeira edição, animou o campeão olímpico. Para Yeltsin Jacques, é importante que todos os esportes sejam incentivados, com foco em qualidade de vida, saúde e integração.
“Fui diagnosticado com minha condição aos dois anos e perdi a visão. E desde muito cedo minha família incentivou a prática esportiva, para que eu ganhasse autonomia. Fiz Judô, natação e no Ensino Médio comecei a correr acompanhando amigos. E isso me fez muito bem. O esporte me fez conhecer muitas pessoas e muitos países. Deu oportunidade de ter uma vida disciplinada e muito feliz”, explicou Yeltsin.
Para ele, o suporte governamental faz toda a diferença para que crianças e jovens como ele sejam apresentados às diferentes práticas esportivas. “Morei fora um tempo. Mas voltei a treinar aqui com estrutura, apoio e suporte do Bolsa Atleta. A partir daí pude focar mais nas medalhas e recordes mundiais. As medalhas não são minhas apenas, mas de toda uma equipe, família, amigos”, avalia o medalhista paralímpico.
A primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, ressaltou a importância do cuidado com a saúde. “Meu pai era corredor e trouxe essa rotina para nossas vidas. Um incentivo importante. O esporte é uma ferramenta acessível e poderosa de transformação. Mais do que correr ou caminhar, é um convite para cada servidor olhar para si, para sua saúde e bem-estar. A Corrida dos Poderes é uma celebração de hábitos que impactam toda a família e inspiram mudanças positivas no dia a dia’.
Já Kátia Claro, esposa do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, reforçou o aspecto de união entre os poderes. “Esta prova mostra como o esporte pode unir diferentes instituições em torno de um mesmo objetivo”.
“Quando a Mônica e a Kátia (madrinhas da prova) pensaram a corrida, era para estimular os servidores. Observamos muitas pessoas que, incentivadas, participaram e que mudaram a sua vida, mudaram a sua qualidade de vida. Por isso aproveito e peço: convidem todos, não apenas para a prova, mas para a prática esportiva, estimulem os colegas de vocês, venham caminhar, venham conversar, porque o ambiente realmente é muito motivador”, incentivou o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda.
A Corrida dos Poderes é uma realização da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), com organização da Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), Governo do Estado e apoio da Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e Tribunal de Contas de MS (TCE-MS).
Confira o cronograma
- Lançamento oficial: 28 de agosto, às 16h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
* 1º lote de inscrições (servidores públicos): 29 de agosto, às 9h, pelo link: https://corridadospoderes.ms.gov.br/
* Treinão em Costa Rica: 21 de setembro, às 7h30.
* 2º lote de inscrições (público geral): 23 de setembro, 9h: https://corridadospoderes.ms.gov.br/
* Entrega dos kits: 21 e 22 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
* Corrida: 25 de outubro, às 17h10 (largada em frente à Assembleia Legislativa).
* Entrega dos troféus: 29 de outubro.
Marcio Breda, Comunicação Setesc
Fotos: Daniel Reino/Setesc