Ícone do site FREGUESIA NEWS

Secretaria da Mulher recebe posto “Sebrae Aqui Mulher” com oferta de serviços exclusivos para empreendedoras – Agência de Notícias

Fotos: Carlos Sales/Secom

Inauguração foi realizada na tarde desta quinta-feira (28), com a presença de autoridades e de grupo de mulheres empreendedoras

A Secretaria da Mulher (Semul), em parceria com o Sebrae-SP, inaugurou, na tarde desta quinta-feira (28), o novo posto de atendimento “Sebrae Aqui Mulher”, na sede da Semul, que está localizada na Av. Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. A unidade é dedicada a atender mulheres que já empreendem ou que pretendam iniciar um negócio próprio. São oferecidos no posto vários serviços, como capacitações, orientações, serviços de crédito, entre outros, buscando fortalecer o empreendedorismo feminino em Sorocaba.

A ação é fruto de uma colaboração estratégica que amplia os serviços de atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEI) e pequenos negócios, além de oferecer programas voltados ao desenvolvimento de novos empreendimentos e capacitações para segmentos com alto potencial de crescimento no município. No Sebrae Aqui Mulher, as empreendedoras terão acesso a orientações para formalização, gestão e expansão de negócios, emissão do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), entrega da Declaração Anual do MEI, parcelamento de débitos e encaminhamentos para instituições parceiras. Durante a inauguração também foi oferecida uma rodada de créditos exclusiva para as empreendedoras interessadas, reunindo bancos parceiros para apresentar linhas de financiamento, condições especiais e orientações sobre gestão financeira. Participaram os bancos GalleriaBank. Banco do Povo, Sicredi e Sicoob Cooperaso.

Houve, ainda, uma feira de empreendedorismo, com a participação de 10 empreendedoras locais, previamente capacitadas pelo Sebrae, que expuseram seus produtos e serviços, servindo para ampliar a visibilidade e a rede de contatos dessas empresárias.

“Nosso objetivo com mais esta importante parceria é proporcionar às mulheres de Sorocaba um apoio essencial em sua trajetória pelo empreendedorismo. Se elas têm um sonho, mesmo que tenha dificuldades para empreender, queremos estar junto, dar a mão e ajudá-las a alcançar sucesso”, frisou a primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato.

Para a secretária da Mulher, Rosângela Perecini, o posto é um marco para o fortalecimento dos negócios femininos na cidade. “O objetivo desta parceria é proporcionar às mulheres maior proximidade com um posto de atendimento, contribuindo para transformar sonhos em negócios de sucesso”, destacou.

O gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins, reforça que a parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Semul, é uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento local. “Este posto vai permitir que mais mulheres tenham acesso a informações, capacitação e crédito de forma direta e personalizada. É uma ação que fortalece o ecossistema do empreendedorismo feminino e valoriza a cooperação com a Prefeitura e a Secretaria da Mulher”, afirma.

Estiveram presentes no evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato; a secretária da Mulher, Rosângela Perecini; os secretários de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Fernando Marques; de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; de Inclusão e do Transtorno do Espectro Autista, Vinícius Aith; do Gabine Central e ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; os vereadores Rogério Marques e Jussara Fernandes; o gestor estadual do Sebrae Aqui, André Leonardo de Oliveira; o diretor regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins; a representante da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Laís Teixeira, entre outros convidados.

Presença feminina nos negócios

Sorocaba tem, atualmente, 84.337 MEIs registrados, sendo que, desses, 39.556 (46,9%) são mulheres. A média é muito acima da nacional, que fica em torno de 28,1%, sendo os segmentos mais destacados: comércio, serviços de alimentação, saúde e beleza. As mulheres empreendedoras também apresentam maior escolaridade média que os homens e buscam mais apoio no Sebrae (38,5%, em comparação a 30,1% dos homens). No entanto, o estudo aponta que 49% das empreendedoras iniciam seus negócios por necessidade, contra 41% dos empreendedores homens, evidenciando a importância de políticas e programas de estímulo que ampliem as oportunidades e a sustentabilidade desses negócios.

Durante o evento de inauguração foi apresentada uma palestra sobre Crédito, pela analista de negócios do Sebrae-sp, Karen Ajala. Na sequência, também houve pitches, que são breves apresentações de negócios, com a participação das empreendedoras da feira. Além das participações de Laís Teixeira, representando o Conselho da Mulher Empreendedora (CMEC) Sorocaba; Mayara Freitas, representando a ACSO; Adriana Fontes, embaixadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) em Sorocaba e de Milena Rodrigues, coordenador do Conselho Superior Feminino (Confem) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) – Sorocaba.

Sair da versão mobile