ENTRETENIMENTO

Prefeitura inaugura academia de formação de agentes da Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A primeira turma da Força Municipal fará o curso de formação com carga horária de 440 horas – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (2/9), a Academia de formação de agentes da Divisão de Elite da Guarda Municipal (GM-Rio) – Força Municipal, em Irajá, dentro da sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Zona Norte. Equipada com espaços de treinamento prático e teórico, a unidade foi planejada para a capacitação e o aperfeiçoamento contínuo dos alunos selecionados para o curso de formação, etapa obrigatória para o ingresso na Divisão de Elite da GM-Rio.

A abertura oficial da academia também marcou o ingresso da primeira turma de alunos do curso, formada por 282 guardas municipais. A cerimônia reuniu o prefeito Eduardo Paes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e o diretor-geral da Força Municipal, Brenno Carnevale, além de autoridades políticas e representantes de instituições ligadas à segurança pública em âmbito nacional.

– Eu sempre defendi a criação de uma divisão de elite bem treinada, equipada, bem remunerada e armada para apoiar o papel do estado na segurança pública. Com foco nas áreas com maior incidência de roubos e furtos. O modelo de atuação da Força Municipal foi visto, revisto e criado a partir do acúmulo de experiências da última década, com tudo o que existe de mais avançado. Ao longo dos próximos meses, vocês serão submetidos ao mais rigoroso processo de formação de uma força municipal do país. Serão rígidos processos disciplinares e avaliação constante. Nas salas de aula serão instruídos diariamente ao princípio inegociável dessa corporação: o respeito e a proteção ao cidadão honesto e trabalhador, gente do bem que quer ter assegurado o seu direito de ir e vir – afirmou Eduardo Paes.

Cerimônia marcou o ingresso de 282 alunos na primeira turma do curso – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

A estrutura da Academia, construída pela Prefeitura, soma 3.600 m², com 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um stand de tiro de última geração. O objetivo é formar alunos que, após a conclusão e aprovação, atuarão exclusivamente no combate a delitos como roubos e furtos nas áreas com maior incidência desse tipo de crime.

– Hoje é um dia muito feliz, auspicioso para a comunidade brasileira. Estamos comprovando, mais uma vez, a importância e a eficácia da integração de todas as forças policiais, nos três níveis de governo, para um combate eficiente, pronto e com resultados contra a criminalidade comum e a organizada. Estamos estabelecendo um novo modelo de formação das guardas municipais. Estamos trazendo a expertise e a experiência da PRF e também da Secretaria Nacional de Segurança Pública para o treinamento dos alunos – disse o ministro da Justiça.

O curso de formação terá carga horária de 440 horas e será ministrado por instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da PRF em disciplinas que vão de armamento, munição e tiro; técnicas de abordagem e de defesa policial; gerenciamento de crises a treinamento com câmeras corporais. A formação contará ainda com módulos complementares oferecidos pela Prefeitura do Rio em parceria com o Instituto Leme. A primeira turma se forma na primeira semana do mês de novembro.

– Hoje é um dia muito especial para a cidade do Rio de Janeiro. Estamos inaugurando a academia da Força Municipal e dando início ao curso de formação policial. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal legitimou que as guardas municipais possam desempenhar atividade policial. Vamos capacitar nossos alunos e entregar para a população uma equipe bem formada, equipada, bem remunerada para que esses agentes possam dar resposta para um problema bem específico e muito importante na vida das pessoas: o aumento dos casos de furtos e roubos – declarou o diretor-geral da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal, Brenno Carnevale.

A RioLuz realizou um projeto exclusivo de modernização da iluminação na Academia da Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal, garantindo mais eficiência, segurança e durabilidade à infraestrutura do espaço. Foram instalados 25 novos postes e 74 luminárias em LED, assegurando maior potência e qualidade da iluminação. Também foram instalados 2.872 metros de novo cabeamento, além de 524 metros de dutos para proteção da rede elétrica.

O objetivo é formar alunos que, após a conclusão e aprovação, atuarão exclusivamente no combate a delitos como roubos e furtos – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

Sobre a Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal

A Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal é um grupamento especializado, voltado ao enfrentamento de delitos urbanos, especialmente roubos e furtos, a partir da atuação preventiva e ostensiva em áreas de grande circulação da cidade, como vias públicas, praças e estações de transporte coletivo. Suas ações serão baseadas em dados e evidências científicas, e as intervenções serão estratégicas nas áreas de maior incidência de delitos, adaptadas às características de cada região.

O modelo de gestão será baseado no Compstat, um sistema de gerenciamento policial baseado em dados, desenvolvido pela Polícia de Nova York. O prefeito se reunirá, regularmente, com a cúpula da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal e com gestores municipais para discutir os problemas prioritários com base em relatórios de dados e definir estratégias de controle.

Os agentes não atenderão ocorrências pelo 190 ou 1746, não realizarão operações policiais voltadas ao enfrentamento do crime organizado, nem investigações criminais, tampouco farão fiscalizações de ordem pública ou controlarão multidões ou distúrbios.

Marcações: academia Divisão de Elite da GM-Rio Força Municipal inauguração Prefeitura do Rio