ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Governo de Minas fortalece políticas sociais durante evento em São João del-Rei

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) promoveu, em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, um evento voltado para o fortalecimento das políticas sociais. O encontro aconteceu no Teatro do 38º Batalhão de Polícia Militar (PMMG), nesta quinta-feira (18/9), e ressaltou temas fundamentais voltados ao aprimoramento das políticas sociais no estado.

Estiveram presentes autoridades locais, lideranças políticas, entidades sociais e filantrópicas da região, além de representantes da sociedade civil.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Alê Portela, destacou a importância da união para o avanço das políticas públicas. “Esse evento é uma oportunidade de aprendizado e de escuta. É o momento de fazer trocas, ouvir as demandas, as necessidades e desafios do município ou de uma entidade. É o momento mais valioso”, afirmou.

O encontro também teve a presença da subsecretária de Estado de Direitos Humanos da Sedese, Jânia Costa. “Esse é um momento de união e construção coletiva. As políticas sociais são pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e para a redução das desigualdades em Minas Gerais. Contamos com a presença e o engajamento de todos”, reforçou a subsecretária.

Marca importante

Durante o evento, a Sedese anunciou que Minas atingiu a marca de 50 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) emitidas em todo o estado, feito comemorado pela secretária Alê Portela.

“A Ciptea é extremamente necessária para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista possam ter acesso aos direitos, trazendo dignidade nos atendimentos e no dia a dia para elas e as famílias. Essa marca representa o trabalho árduo da nossa equipe na garantia desses direitos para a população”, ressaltou Alê Portela.

Além de garantir o atendimento prioritário em serviços públicos e privados, a carteira também proporciona mais tranquilidade às famílias ao informar os contatos do responsável legal para casos de emergência e facilitar o acesso a políticas de saúde, educação e assistência social.

Fortalecimento das políticas sociais

A Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese, em particular, foi destacada pela atuação na proteção, defesa e reparação dos direitos de públicos, incluindo a população LGBTQIA+, crianças e adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, migrantes, pessoas idosas, população em situação de rua, povos e comunidades tradicionais.

Além disso, foram abordadas as iniciativas para o enfrentamento da violência e a inclusão social e produtiva da população jovem. A apresentação incluiu outros tópicos, como a promoção do esporte, da atividade física e do lazer e a política de habitação.

A Sedese também é responsável por formular, executar e avaliar políticas públicas que abrangem áreas como assistência social, trabalho e renda, segurança alimentar e direito das mulheres. A secretaria tem ampliado sua atuação em todo o território mineiro, com o objetivo de garantir mais qualidade de vida, inclusão social e dignidade para a população.