ENTRETENIMENTO

Circulador Cultural movimenta Centro Histórico de João Pessoa com muita música e arte

O projeto Circulador Cultural, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), levou muita música para o Centro Histórico da Capital no final da tarde deste domingo (21). Para animar o público presente na Casa da Pólvora, a banda Muntchako e o Show Parahyba. O evento também celebrou o encerramento da 4ª edição do Festival Alumiô, um circuito cultural que este ano homenageou a Casa Pequeno Davi e contou com o apoio da Funjope.

De acordo com Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, a Casa da Pólvora é um equipamento cultural que vem sendo trabalhado dentro de um conceito de fazer no local manifestações de culturas mais criativas e experimentais. “Os eventos realizados na Casa da Pólvora atraem um público mais universitário e isso tem dado super certo. Então, o que fazemos aqui periodicamente e sistematicamente são shows aos domingos com um público sempre garantido, o que nos deixa bem animados, porque esse espaço se mantém dentro de uma história de ser um lugar de contemplação do pôr do sol e de reunião desse público alternativo mais jovem”, ressaltou.

Sucesso absoluto de público, o evento reuniu tanto moradores da Capital quanto turistas que, além de curtir as apresentações musicais, contemplaram um belíssimo pôr do sol. “Esse é um evento bastante interessante e atraente, que mistura a beleza da paisagem com a música de boa qualidade, tornando o ambiente muito aconchegante e bonito”, relatou a turista Ellen Santos, da cidade de Santarém (PA).

Para o servidor público Evilásio Dantas, morador do bairro da Torre, o Circulador Cultural se destacou também pela tranquilidade que existe no Centro Histórico. “Realmente, esse evento com boa música e uma galera bonita, tranquilidade e segurança que esse lugar nos traz, fizeram o meu final de semana ficar maravilhoso. E, enquanto esse evento existir, não vou deixar de vir”, revelou.

Atrações – O projeto Show Parahyba é uma apresentação coletiva que celebra a diversidade autoral da música paraibana com Gracinha Telles, Kennedy Costa e Naldinho Freire que, juntos, interpretaram sucessos de seus repertórios e do cancioneiro paraibano. Acompanhando o trio, estiveram no palco Breno Mendes, na bateria; Zé Ilton, no contrabaixo; e Dudu Campos, na guitarra.

Já a banda Muntchako é formada por Macaxeira Acioli e pelo multi-instrumentista e produtor musical Samuel Mota. O show apresentado neste domingo já passou por palcos na Colômbia, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Espanha e País Basco.

Festival – O Festival Alumiô 2025 se consolidou no calendário cultural de João Pessoa e trouxe uma programação inteiramente gratuita, celebrando a diversidade da música paraibana. A programação, toda realizada em locais do Centro Histórico, começou na sexta-feira e seguiu até este domingo. Entre as atrações estiveram Dead Nomads, TelaAzzu, 43Duo, Pricler, as Panteronas, Zepelim, Chico Correa, Quinteto da Paraíba, Os Gonzagas, entre outros, refletindo a pluralidade da cultura musical.