Os estudantes da Escola Municipal Ativa Integral (EMAI) João Medeiros ficam sempre bem informados com tudo que acontece na escola por meio de um jornal produzido por eles próprios. É o ‘João Medeiros News’. Devido a este trabalho desenvolvido na unidade de ensino, a EMAI João Medeiros está representando a cidade de João Pessoa na seleção de experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral.
“Estamos muito felizes. Essa seleção é promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto ‘João Medeiros News’ passará a integrar ações de difusão e mobilização, que visam promover a troca de experiências entre escolas e secretarias de Educação, inspirando outras iniciativas e fortalecendo a Rede de Educação Integral em todo o Brasil”, disse a diretora Fátima Aparecida Alves de Sousa Chaves.
O jornal escolar é produzido pelos estudantes do Ensino Fundamental I e conta com o apoio do professor de Protagonismo e Inglês, Josinaldo Ferreira, e da professora de Referência do 5º ano, Ericka Aparecida.
A proposta visa incentivar as práticas de leitura e escrita, bem como difundir o protagonismo estudantil. “Eles se sentem muito felizes em ver as matérias selecionadas que eles produziram em sala de aula sendo divulgadas em um jornal. O jornal também é um recurso didático. Eles vão ler as matérias, vão fazer os desafios, ajudar a revisar os textos e acessar os QR Codes, já que temos também uma versão digital. Todos estão envolvidos 100% com o jornal. É gratificante para todos nós. Eu, como professor de protagonismo e Língua Inglesa, me sinto muito feliz em saber que ele está ganhando asas. A princípio, a ideia era centralizada na disciplina de Língua Inglesa, em uma turma, e se expandiu de tal forma por conta do protagonismo dos estudantes na escola que hoje está presente da Educação Infantil ao 5º ano”, disse o professor Josinaldo Ferreira.
O professor explicou ainda que os estudantes discutem as pautas para a próxima edição por meio de uma roda de conversas e falam o que gostariam de ver no jornal.
Após ser diagramado, os professores apresentam aos estudantes antes de divulgarem para a comunidade escolar, para os pais e para as coordenações. Além das notícias no jornal impresso, o leitor vai encontrar o QR Code com o jornal digital, além de assistirem a um telejornal.
“Em uma aula, eu trouxe uma notícia para os estudantes pesquisarem na Sala Google e pedi para observarem o que tinha nesta reportagem. Cada um fez sua pesquisa e foi quando Davi Henrique sugeriu fazermos um jornal. Chamei o professor de Inglês para me ajudar nesta parceria, que aqui é assim, ninguém faz trabalho sozinho. Sentamos com os estudantes, com a gestão, e todo mundo apoiou. A princípio, era só o 5º ano, aí depois todo mundo quis aparecer no jornal, se ver no jornal, participar e está sendo esse sucesso que é”, disse a professora de Referência, Ericka Aparecida.
Davi Henrique, além de ter dado a ideia de produzirem o jornal, também é o apresentador de um telejornal dividindo a bancada com a aluna Maria Alicia. Ele explicou porque sugeriu produzir este material. “É por causa que muitas pessoas não ficavam informadas sobre o que acontecia na nossa escola. Alguns avisos muitos não sabiam. Então dei a ideia de criar um jornal para que as pessoas ficassem sabendo do que aconteceria na nossa escola. E eu estou achando maravilhoso, pois agora todas as pessoas estão informadas de tudo que está acontecendo na nossa escola”, disse o aluno.
Frente ao êxito da ação, o jornal ‘João Medeiros News’ passará a integrar ações de difusão e mobilização como Mapa de Experiência inspiradores nas escolas integrais.