Ícone do site FREGUESIA NEWS

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total – CGNotícias

Com 100% de adesão, nenhuma desistência e quase nenhuma falta ao longo dos 40 dias de aula, a 10ª turma do curso de “Assistente Administrativa”, promovido pelo programa Mulheres Mil, celebrou a formatura de 75 alunas nesta quinta-feira (25), no Teatro Octavio Guizzo, no Paço Municipal. A capacitação, com carga horária de 160 horas, foi realizada no CRAS Estrela Dalva, e é mais um marco da Escola Funsat na formação e inserção de mulheres no mercado de trabalho.

Histórias de superação e transformação pessoal marcaram a cerimônia de entrega de certificados, reforçando a importância do curso para mulheres de diferentes bairros de Campo Grande. Entre elas, Edneide Maria Soares, de 46 anos, moradora do Danúbio Azul, relatou com emoção sua experiência.

“Não como sair igual, depois de um curso tão especial, como este do Mulheres Mil. Por isso, o meu sentimento com esse diploma é de gratidão. E gostaria que toda mulher tivesse como viver isso, pois vale muito a pena”, relatou.

Da mesma comunidade, a diplomada Rayane Sampaio Gomes, de 30 anos, destacou como a capacitação a impulsionou a estabelecer novos objetivos.

“Acredito que o curso alinhou mais os meus objetivos de vida. Com o Mulheres Mil saí da zona de conforto, vou fazer em breve uma faculdade, motivação que encontrei neste curso. E futuramente ainda vou empreender, tudo traçado pelos aconselhamentos que recebi dos professores”, contou.

Já Maria das Graças Coelho Esteves, de 50 anos, moradora do Estrela Dalva, superou dificuldades para concluir o curso, conciliando os estudos com a rotina de trabalho.

“Para conciliar com o meu trabalho, não foi fácil. Já que muita coisa aconteceu nestas semanas das aulas, mas não desisti. Cheguei a faltar, contudo o apoio das colegas e dos professores me ajudou a compensar cada vez que não fui. O grande diferencial do Mulheres Mil também é a solidariedade entre nós”, disse.

A formanda Débora de Siqueira, de 43 anos, foi uma das representantes da turma a discursar durante a solenidade. Para ela, a taxa zero de evasão é prova do impacto do programa:

“Somos, daqui pra frente, a referência a outras mulheres que forem iniciar a capacitação, ou que procurem fazer a inscrição. A nossa vida, nossos trabalhos, ou até empresas para quem abrir firme, será a verdadeira propaganda do Mulheres Mil. Pois ninguém faz o curso para ficar parada depois!”, comentou a aluna, que frequentou as aulas a pé, até o CRAS.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi protagonizado por Angélica Jeniffer Aquino da Silva Santos, de 33 anos. Quebrando o protocolo, ela emocionou a plateia ao cantar “Conquistando o Impossível”, da cantora Jamily – música escolhida pelas alunas como símbolo da superação vivida ao longo da jornada.

“O que fica, é uma mente mais confiante, mais aberta a grandes oportunidades, além de um potencial que vamos cuidar, para que seja sempre de vitórias. No Mulheres Mil transformamos as nossas vidas”, explicou a afinada formanda, secretária do CRAS Estrela Dalva.

A primeira a receber o diploma na cerimônia foi Adriana Correa dos Santos, de 39 anos, moradora do Jardim Arco Íris. “Pelo Mulheres Mil, a região ganhou uma oportunidade. Sou do Jardim Arco Íris, um lugar que precisa de mais iniciativas assim. Não faltei nenhum dia e vou sentir muita falta de tudo. Um curso que nos deu uma nova rotina nesses dois meses, porém a maior contribuição é a de nos incentivar a sonhar sempre, principalmente pela qualidade que acontece as aulas presenciais”, citou.

A prefeita Adriane Lopes afirmou que o programa Mulheres Mil está transformando vidas. Mais do que promover capacitação para geração de emprego e renda, o projeto tem causado mudanças profundas na trajetória pessoal das participantes.

“Fiquei impactada com a história da Rafaela quando cheguei aqui na formatura. Ela está com um bebê de 3 meses no colo e fez um curso de 40 dias. Ela não desistiu. Tinha todos os motivos para isso e foi resistente. Se preparou para novos desafios, pensando no seu futuro e no do seu filho. A Prefeitura vem trabalhando nos CRAS com capacitação para que as mulheres cresçam. Queremos que as mulheres se desenvolvam, trabalhem e sejam donas de seus próprios negócios. Isso faz a diferença e transforma vidas”, destacou a prefeita.

Com esta formatura, o programa Mulheres Mil, executado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho), chega à marca de 715 mulheres capacitadas, alcançando 98% de sucesso nas matrículas realizadas. As dez turmas já implementadas beneficiaram moradoras de oito bairros da capital.

E o trabalho continua: a 11ª turma já está em formação no CRAS Moreninhas, com outras 75 mulheres iniciando o curso em setembro e previsão de conclusão no início de novembro.

#ParaTodosVerem As imagens mostram as mulheres certificadas, entrevistadas e autoridades.

Sair da versão mobile