ENTRETENIMENTO

Hospital Municipal Santa Isabel promove palestra sobre educação financeira para servidores

Escolhas mais conscientes sobre como usar o dinheiro garantem a qualquer cidadão desfrutar de mais benefícios, como evitar dívidas, economizar para emergências, alcançar sonhos e objetivos, garantindo, dessa forma, uma melhor qualidade de vida e bem-estar financeiro. Mas, para isso, é preciso ter educação financeira. E dentro da política de valorização dos seus profissionais, o Hospital Municipal Santa Isabel promoveu, na tarde desta quinta-feira (2), uma palestra sobre o tema.

A palestra foi ministrada pelo administrador Júlio Umekiti Ishikawa Junior, que, na ocasião, destacou a importância das pessoas saberem gerir o dinheiro de forma consciente e planejada e os resultados, para a vida pessoal e profissional, que a saúde financeira proporciona. “A educação financeira proporciona qualidade de vida, qualidade nos relacionamentos tanto pessoais quanto profissionais”, afirmou.

Durante sua explanação, Júlio Umekiti deu dicas para organizar as finanças pessoais, como anotar tudo o que se ganha e o que se gasta para, no final, construir um orçamento. “É fundamental saber quanto se ganha e quanto se gasta. Não é fazer mais com menos. E sim, fazer melhor com o mesmo”, explicou, acrescentando que para poupar é preciso maximizar a receita e reduzir as despesas. Segundo o profissional, o segredo da educação financeira está no equilíbrio entre saber consumir e poupar, entre a receita e a despesa.

Realizada no mês em que é comemorado o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, a palestra foi organizada pela Diretoria do HMSI, Gerência de Enfermagem e Núcleo de Educação Permanente (NEP) e reuniu servidores e colaboradores num momento de aprendizado e reflexão sobre como organizar melhor as finanças pessoais e conquistar mais segurança no dia a dia.

O coordenador institucional da Gestão de Pessoas do hospital, Ricardo Dellane, destacou o compromisso da gestão de investir continuamente no desenvolvimento dos colaboradores. “E esse cuidado vai além da capacitação técnica e profissional: também buscamos promover iniciativas que impactem diretamente na qualidade de vida de cada servidor. Nesse sentido, oferecemos uma palestra voltada para educação e saúde financeira, tema essencial para a vida pessoal e profissional. Afinal, sabemos que a boa administração dos recursos financeiros contribui para reduzir o estresse, melhorar o bem-estar e garantir mais segurança para o futuro”, frisou.

Ricardo Dellane ressaltou que a saúde financeira é parte integrante da saúde integral, junto à saúde mental e física. “Quando esses três pilares estão em harmonia, o colaborador tem melhores condições de viver com qualidade, desempenhar suas funções com mais tranquilidade e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Nosso objetivo é oferecer ferramentas, conhecimento e inspiração para que cada servidor possa fazer escolhas conscientes e sustentáveis, fortalecendo não apenas a sua vida pessoal, mas também o ambiente coletivo do hospital”, concluiu.

Funcionária da área administrativa do hospital, Nielly Estefany Pereira da Silva elogiou a escolha do tema e como a palestra foi conduzida. “O conteúdo foi apresentado de forma clara, dinâmica e envolvente, mostrando na prática como pequenas mudanças de hábitos podem gerar grandes resultados no futuro. Foi uma aula de conhecimento e motivação que nos fez refletir sobre a importância do planejamento e da consciência financeira no dia a dia. Sem dúvida, foi uma experiência enriquecedora para tomar decisões assertivas e alcançar uma vida financeira mais equilibrada e próspera”, disse.