A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Gestão Escolar da Superintendência de Gestão e Normas Educacionais (DGE/Sugenor), realizou o 3º Benchmarking das Escolas do Campo e de Tempo Integral. O evento, que teve como foco a troca de experiências e o fortalecimento da educação rural, aconteceu nesta quinta-feira, 30 de outubro, na Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, localizada na Rodovia MS-080, Km 30, na Colônia do Aguão.
A ação reuniu diretores e coordenadores das escolas agrícolas e do campo da Rede Municipal de Ensino (Reme), promovendo um espaço de diálogo e integração entre os gestores. O encontro destacou-se por fomentar o intercâmbio de boas práticas, o networking profissional e a busca coletiva por soluções que valorizem a identidade e as potencialidades do campo.
De acordo com Glauce Soares Casimiro, da Divisão de Gestão Escolar, o benchmarking surgiu de uma demanda dos próprios gestores escolares.
“Os diretores do campo e das escolas agrícolas sentiram a necessidade de se conhecerem e trocarem experiências entre si. A partir dessas visitas, eles conseguiram discutir sobre a matriz curricular, compartilhar desafios e identificar práticas bem-sucedidas que podem ser replicadas”, destacou.
Como exemplo prático, Glauce citou a Escola Municipal Arnaldo Estevão de Figueiredo, que após conhecer a estrutura da cozinha industrial da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, no distrito de Rochedinho, passou a produzir queijos e doces, reativando o espaço e incentivando o empreendedorismo local.
“Assim, um vai motivando o outro, e todos crescem juntos”, completou.
A superintendente de Gestão Escolar e Normas, Clarice de Oliveira Cassol, ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento da identidade do aluno do campo.
“Cada escola rural tem sua própria realidade. Nosso objetivo é que o aluno do campo tenha orgulho de suas origens, sinta pertencimento e não queira deixar sua comunidade. A educação do campo deve valorizar o território, a cultura e o modo de vida dessas famílias”, afirmou.
A programação da manhã começou às 7h30 com momentos de acolhida, coffee break e tour pela escola anfitriã. O evento contou ainda com duas palestras temáticas. O professor Me. Pedro Guilherme, zootecnista e engenheiro agrônomo da Universidade Uniderp, abordou a importância de incentivar crianças e adolescentes a conhecerem o agronegócio e compreenderem sua relevância para o desenvolvimento econômico local.
Em seguida, a professora Ma. Regina Valle, zootecnista e diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Dorper, compartilhou experiências sobre educação do campo e desenvolvimento sustentável, reforçando o papel das escolas na formação de novas gerações conectadas com a produção rural e o cuidado com o meio ambiente.
O 3º Benchmarking das Escolas do Campo e de Tempo Integral reafirma o compromisso da Semed em promover uma educação de qualidade, contextualizada e alinhada à realidade das comunidades rurais de Campo Grande.
#ParaTodosVerem: foto de capa mostram alunos da escola rural durante plantação na horta; já as fotos internas, na 1ª foto aparece Glauce Soares Casimiro assim como na 3ª foto que aparece a superintendente de Gestão Escolar e Normas, Clarice de Oliveira Cassol, já nas outras são mostradas as verduras e os alunos da rede municipal