ENTRETENIMENTO

Concerto da Orquestra Sinfônica traz obras dos compositores alemães Weber e Mendelssohn

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa realiza o IX concerto oficial da temporada 2025, nesta sexta-feira (7), no Centro Cultural São Francisco, com obras de dois compositores alemães: Carl Maria von Weber e Felix Mendelssohn, sob a regência do maestro Nilson Galvão. A apresentação começa às 19h e o acesso do público é gratuito.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa tem se dedicado, de maneira muito forte e intensa em seus concertos. “Nós temos realizado belíssimas noites de música no Museu de São Francisco, com um público sempre muito fiel, amante da boa música clássica, instrumental. A nossa Orquestra, tendo à frente o maestro Nilson Galvão, tem mostrado a competência de todos os músicos e musicistas, e tem apresentado uma competência performática, interpretativa de elevado valor”, observou.

Isso, segundo o diretor, mostra a força, a criatividade e a capacidade da cidade de João Pessoa na área da música instrumental. “Nós ficamos muito contentes porque faz parte da nossa política estruturada de valorização da música e da música instrumental. A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa dá a sua contribuição e nós promovemos essa política de acordo com as orientações do nosso prefeito Cícero Lucena, de sempre valorizar todas as experiências artísticas, estéticas e culturais da cidade”, acrescentou.

O maestro Nilson Galvão explicou que o concerto começa com a Abertura da Ópera Oberon, baseada em contos de fantasias e do folclore alemão, e conta a história de um rei elfo que tinha um instrumento de sopro mágico.

A segunda obra da noite será a Sinfonia Nº5 em ré maior, de Mendelssohn. “Essa sinfonia é interessante porque foi a segunda a ser escrita pelo compositor numa época de protestos. Por isso mesmo, a composição foi deixada de lado e só veio ser publicada depois que ele morreu. Cronologicamente, é a segunda, mas na coletânea de opus do compositor aparece como a quinta e última escrita por ele”, comentou.

Carl Maria von Weber (1786–1826) foi um compositor, pianista e regente alemão que desempenhou papel fundamental na transição do Classicismo para o Romantismo na música europeia. Sua carreira nasceu em meio à efervescência artística e social da Alemanha do início do século XIX, ambiente marcado por transformações políticas e culturais profundas.

Felix Mendelssohn (1809–1847) foi um dos grandes nomes do início do romantismo musical alemão, altamente respeitado como compositor, pianista e maestro. Descendente de uma família culta e abastada, Mendelssohn cresceu em um ambiente que valorizava as artes e a educação. Teve influência marcante de compositores como Bach (do Barroco), Mozart e Haydn (do Classicismo).

Programa

Carl Maria von Weber – Abertura da ‘Ópera Oberon

Felix Mendelssohn – Sinfonia Nº5 em ré maior Op. 107

Andante – Allegro con fuoco

Allegro vivace

Andante

Chorale: Ein feste Burg ist unser Gott

Andante con moto – Allegro vivace – Allegro majestoso.