ENTRETENIMENTO

Alunos e professores se confraternizam em evento do Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa

Foi sob um clima de alegria e descontração que o Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), da Prefeitura de João Pessoa, encerrou suas atividades anuais na tarde desta quinta-feira (18), no bairro do Altiplano. Com o propósito de ‘celebrar conquistas e amizades’, a confraternização teve início às 14h, com a apresentação marcante do Grupo Baila Comigo, e seguiu até as 17h, regada por muita dança, música e bom humor.

Sob o olhar atento e afetuoso de um público experiente que contou, ainda, com as presenças de amigos e familiares, o Grupo Baila Comigo levou à cena um Auto de Natal coreografado, dando um brilho todo especial à festa. Logo na sequência, a equipe do Coral Raio de Luz deu continuidade ao clima natalino através de um repertório comovente, trazendo obras como: Chalana, Amigos para Sempre e a Oração de São Francisco.

Já a Mostra de Trabalhos Manuais foi exposta ao lado do salão principal, levando uma diversidade de produtos confeccionados artesanalmente. A novidade desse ano, que encantou os presentes, foi a exibição de vídeos (com a videodança), um projeto produzido no Centro, porém pensado e conduzido por alunas e ex-alunas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A coordenadora do Centro, Mariângela Pontes, fez questão de compartilhar de sua alegria e satisfação em trabalhar na coordenação desse espaço de atenção aos idosos. “Vocês são a razão do nosso trabalho, nossa fonte diária de aprendizado, histórias, sabedoria e inspiração. Cada sorriso, cada conversa e cada experiência compartilhada enriquecem profundamente o nosso Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa”, declarou.

Há cinco meses na direção do espaço, Mariângela diz se identificar e aprender bastante com essa faixa etária. “Que bom que a gente tem esse local aqui para dar assistência a eles. Muitos chegaram aqui se sentido sozinhos, mas encontraram em nós, que formamos o centro, parte da família. Eu procuro fazer esse trabalho com muito amor, respeito e carinho porque eu recebo deles muito amor, respeito e carinho”, frisou.

Com cerca de 650 inscritos, o Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), atende homens e mulheres a partir de 60 anos, através de uma multiplicidade de atividades que propõe atuar nas diferentes esferas da vida, sejam elas de cunho físico, mental ou social. Nesse contexto, através de ações protetivas e preventivas, o espaço busca, de forma gratuita, auxiliar na construção de um envelhecimento mais ativo e saudável.

A pedagoga aposentada Aparecida Brito, 76 anos, participa das atividades do centro há uma década. Ela diz ter se sentido triste e isolada após a aposentadoria e ao saber da existência do Centro resolveu conhecer. Aparecida confessa que no início achou estranho, já que trabalhou a vida toda com crianças, mas depois percebeu que estava em uma outra fase da vida, e resolveu dar uma chance às novas experiências. “Eu vim e me adaptei, e hoje sou uma pessoa realizada. Tenho grandes amigas, e é como se fosse a nossa casa. Muitas vezes eu estou em casa, triste, e venho ao clube, porque a gente chega aqui e encontra os nossos pares, gente que nos escuta. Essa época da minha vida está sendo maravilhosa. Eu sou uma pessoa feliz”, relatou.

Aparecida Brito elogia os professores e as atividades desenvolvidas pelo Centro, dando destaque à Oficina da Memória. “Tem me ajudado demais. O tempo vai passando e nossa memória também vai envelhecendo e precisa de estímulo para que nossa cognição melhore. É isso que fazemos aqui”. Por fim, ela fala da importância da interação social proporcionada pelo espaço. “É uma alegria muito grande pra gente. E os desafios aqui a gente vai vencendo”, complementou.

A psicóloga e professora da disciplina Oficina da Memória, Gorete Araújo, diz que o objetivo do trabalho é estimular a parte cognitiva do idoso, como atenção, raciocínio lógico e a questão social. A intenção é prevenir, ou mesmo desacelerar possíveis quadros de demência. “A gente vê a evolução de todos eles. Muitas vezes eles descobrem novas habilidades e isso é muito bom. Eles dizem que aqui é um lugar de felicidade”, disse.

Já o professor de musculação John Ramires diz que, na área dele, a maioria dos idosos não tem experiência anterior com a prática da musculação. De acordo com o profissional, alguns começam os treinos receosos, porém logo se acostumam com a dinâmica dos exercícios, evoluindo rapidamente. “É gratificante receber o retorno positivo de um idoso, agradecendo por voltar a fazer movimentos simples, do cotidiano, mas que antes não conseguia”, afirmou.

A dona de casa Amélia Regina, filha de Maria da Conceição Pereira, de 90 anos, diz que desde que a família veio de Minas Gerais para morar em João Pessoa, há cerca de um ano, sua mãe frequenta o Centro. Para ela, na idade em que Dona Maria está, é importante que interaja com pessoas de sua faixa etária. Além da questão da sociabilidade, Regina destaca o trabalho de atenção e cuidado dos profissionais do Centro. “A minha mãe faz a Oficina da Memória, com a professora Graça. Ela promove passeio e outros eventos para comemorar aniversários. Eles são muito atenciosos”, coloca.

Serviço – O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa oferece atividades em dois turnos, manhã e tarde, através de uma variedade de cursos e oficinas, como câmbio; alongamento e aeróbica; escuta individual; ginástica gerontológica; musculação e funcional; hidroginástica; oficina da memória; artesanato (linha); dinâmica de grupo; aeróbica dançante; yoga; e grupos de estudos, encontro e crescimento na longevidade.

Para aqueles que desejam usufruir desse serviço, as matrículas para 2026, tanto de novatos como de veteranos, acontecem entre os dias 12 e 30 de janeiro. Os documentos necessários são CPF, RG, comprovante de residência, Cartão SUS e atestado cardiológico. Já as aulas estão previstas para começar em 2 de fevereiro.

O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa está localizado na Rua Ana Guedes de Vasconcelos, nº 262, Altiplano. O horário de atendimento é das 8h às 17h.