Ícone do site FREGUESIA NEWS

Rio inicia imunização contra bronquiolite em bebês prematuros – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Nova tecnologia incorporada ao SUS protege contra infecções respiratórias – Edu kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) deu início, nesta segunda-feira (9/2), à imunização contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para bebês prematuros. A medida vem após o Ministério da Saúde incorporar ao SUS o anticorpo monoclonal nirsevimabe como mais uma tecnologia eficaz e segura para prevenir infecções do trato respiratório inferior, principalmente bronquiolite e pneumonia causadas pelo VSR. Em 2025, o VSR foi responsável por 1.542 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em residentes do Rio, correspondendo a 18,2% das notificações de SRAG. A eficácia da imunização é de, aproximadamente, 83,2% para evitar a hospitalização e 75,7% para proteção contra infecções muito graves.

A imunização será dividida em duas etapas, sendo aplicada em dose única. A primeira atende os bebês prematuros nascidos ou internados nas maternidades da SMS. São aptos aqueles que completaram até 36 semanas e seis dias de nascimento. O imunizante vai ser aplicado em volume de 0,5 ml para bebês que pesam menos que 5 kg e 1,0 ml para peso igual ou maior que 5 kg, podendo ser aplicado simultaneamente com outras vacinas ou medicamentos.

Para os que estiverem internados na rede hospitalar privada, a instituição poderá enviar uma solicitação médica e descrição do quadro de saúde do paciente, comprovando a necessidade do imunizante, para um dos três Super Centros Cariocas de Vacinação (SCCV). Havendo a indicação, o imunizante poderá ser retirado no SCCV, sendo necessário que o portador da unidade tenha em mãos todos os insumos necessários para o transporte seguro até o hospital particular. Os SCCVs estão localizados em Botafogo, aberto das 8h às 22h todos os dias; e nas zonas Norte e Oeste (no Shopping Nova América e ParkShoppingCampoGrande, respectivamente), funcionando de acordo com o horário dos centros comerciais.

– A incorporação dessa tecnologia ao SUS é de extrema importância para os bebês prematuros, que são mais vulneráveis e necessitam de uma atenção maior para estímulo do crescimento saudável. O imunizante ajuda para que eles não contraiam a bronquiolite, uma das doenças que mais matam crianças. Na cidade do Rio, esperamos sair de 27 óbitos causados pelo vírus sincicial respiratório para praticamente nenhum registro de casos graves deste vírus em crianças. O bebê vai receber o Cartão do Prematuro nas nossas maternidades que será somado com a Caderneta de Vacina. E as maternidades privadas também poderão solicitar o nirsevimabe. Vamos garantir mais cuidado e proteção para todos – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A segunda etapa da imunização será realizada, gradativamente, para atender crianças menores de 2 anos de idade que tenham alguma comorbidade, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações. A oferta ocorrerá de forma sazonal no período de fevereiro a agosto a cada ano, em todas as 240 salas de vacinação em clínicas da família e centros municipais de saúde, além dos SCCVs. O início dessa etapa será informado em breve.

Proteção no útero materno

No dia 6 de dezembro de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação de gestantes contra o VSR, principal causa de cerca de 75% dos casos de bronquiolite em crianças menores de 2 anos e 40% das pneumonias em períodos sazonais. Com esquema vacinal de dose única a cada gestação, as grávidas podem ser vacinadas a partir da 28ª semana de gestação, sem limite máximo, para ampliar a proteção de crianças menores de seis meses. A vacina segue disponível nas clínicas da família, centros municipais de saúde e nos três Super Centros Cariocas de Vacinação.

Categoria:

  • 9 de fevereiro de 2026
  • Marcações: bebês prematuros bronquiolite imunização infantil pneumonia vacinação vírus sincicial respiratório

    Sair da versão mobile