ENTRETENIMENTO

Simpósio internacional aborda a alfabetização como direito subjetivo – IFSP

Inscrições para participação ocorrem até 24/10; artigos e relatos de experiência podem ser submetidos até 10/10

O III Simpósio Internacional de Educação (Sinte), com o tema “Alfabetizar: do verbo infinitivo ao direito subjetivo”, ocorrerá de 24 a 26 de outubro de 2024. Promovido pela Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos (ACECTS) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), o evento visa promover um debate crítico sobre as políticas públicas de educação como um direito humano fundamental.

As inscrições para o evento deverão ser realizadas até o dia 24 de outubro pelo site: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/10023/. O evento será online, com palestras transmitidas virtualmente pelo canal do YouTube da ACECTS: https://www.youtube.com/@acects. No chat da transmissão, serão disponibilizados os links para o formulário de registro de participação em cada uma das sessões.

Como parte das ações do Simpósio,  a comunidade acadêmica e educacional está convidada a submeter artigos e relatos de experiências que abordem práticas, pesquisas e reflexões no campo da educação. Confira a chamada.

Submissões de Artigos e Relatos de Experiência

Estão abertas as submissões de artigos e relatos de experiências até o dia 10 de outubro de 2024. Os interessados devem seguir as orientações descritas no edital. Somente serão aceitos trabalhos cujos autores tenham se inscrito no evento e participado de, no mínimo, 75% das palestras. O arquivo do trabalho deverá ser encaminhado em anexo para o e-mail 

Programação

Data

Horário

Palestrante

Título da Palestra

24/10/2024

19h00 às 21h00

Luiz Carlos Cagliari

“Do Tijolão ao Pulo do Sapo: a história de um pesquisador da alfabetização”

Émerson de Pietri

“A alfabetização como um direito linguístico”

25/10/2024

19h00 às 21h00

Maria do Rosário Longo Mortatti

“Alfabetização: lições do passado; urgências do milênio”

Miguel Arroyo

“Alfabetizar: como garantir o direito a leer-se, das infâncias na Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos?”

26/10/2024

9h00 às 11h00

Pedro Demo

“Desafios da alfabetização na era digital”

Clarilza Prado

“Projeto de Vida e por que não trajetória de vida?”

14h00 às 16h30

Maria Margarida Machado

“Um olhar sobre a história e o lugar da Educação de Jovens e Adultos na educação brasileira”

Ladislau Dowbor

“A revolução digital”

Rosy Zunega

“Educación Popular Feminista”

19h00 às 21h00

Fátima Freire

“Quem educa marca o corpo do outro”

Maria Teresa Egler Mantoan

“Uma escola hospitaleira”