Laguna Carapã comemora 33 anos de emancipação com 90% de cobertura dos serviços de tratamento de esgoto e pavimentação asfáltica e drenagem em várias vias do município. Para garantir qualidade de vida aos moradores e desenvolvimento local, o Governo do Estado aplicou, nos últimos dois anos, mais de R$ 205 milhões de recursos próprios para melhorar a infraestrutura de Laguna Carapã.
O governador Eduardo Parque de Exposições Colorindo Pezzarico Riedel esteve neste domingo (27), acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, secretários estaduais e parlamentares. para participar da tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro, realizada também em comemoração ao aniversário da cidade e que faz arte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, e realizado no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico
Riedel destacou o salto de desenvolvimento, junto com a tradição cultural que o município carrega. “É sempre importante valorizarmos nossas tradições. É uma tradição, uma festa que envolve o setor produtivo e toda a sociedade, não só de Laguna, mas da região, e que contempla exposição agropecuária, shows, e também esse campeonato. As famílias produtoras se envolvem numa brincadeira, mas que sempre relembra a importância da soja na nossa economia, na nossa cultura de atividade produtiva”, afirmou
Riedel ainda lembrou dos investimentos que Laguna Carapã recebeu nos últimos anos. “Nós estamos perto de universalizar a cobertura de esgoto que já se encontra em 90%”, completou.
O concurso Pé de Soja Solteiro tem como principal intuito destacar as potencialidades de Laguna Carapã na produção de soja, além do caráter festivo e turístico. A cada edição, é premiado o produtor que apresentar o pé de soja com a maior quantidade de vagens com grãos. Como existe uma categoria nacional, produtores de todo o país participam do concurso.
Já o prefeito Municipal de Laguna Carapã, Itamar Bilibio, mencionou a otimização e aplicação de recursos da sua gestão e daqueles que o antecederam, além da parceria com a Câmara Municipal, que ultrapassam os R$ 120 milhões. “Se vocês pegarem a proporção com cidades grandes, é um recurso muito alto”, esclareceu.
Laguna Carapã é lar de 6,7 mil sul-mato-grossenses, que vivem no município e nos distritos de Carapã, Bocajá e Bom Fim, e segundo informações da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul), o município possui 128.872,64 hectares dedicados ao cultivo do grão e a estimativa de produção para este ciclo é de 41,47 sacas por hectare.
Laguna Carapã significa “Lagoa Torta”, nome guarani, dado pela grande lagoa que existe na região.O município foi criado através da Lei nº 1261 de 22 de Abril de 1992, desmembrado do município de Ponta Porã.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende