ENTRETENIMENTO

Prefeitura de João Pessoa lança primeiro curso de mestrado para servidores em áreas administrativa e contábil

A Prefeitura de João Pessoa lançou, oficialmente, nesta sexta-feira (26), o Mestrado em Ciências Contábeis e Administração. Este é o primeiro curso de mestrado realizado pela Escola de Governo Municipal (Esgov), criada pela Secretaria de Administração (Sead), na atual gestão do prefeito Cícero Lucena, para qualificar ainda mais o quadro de profissionais da Prefeitura. O curso é voltado para servidores das duas áreas específicas e afins e integra o programa de formação continuada da política de valorização dos servidores. A solenidade, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, comemorou também o Dia do Administrador (9 de setembro) e do Contador (22 de setembro).

O programa do mestrado, ofertado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó/SC) em parceria com o Centro de Educação e Pesquisa Almeida & Aguiar (Cesaa) e a Secretaria de Administração de João Pessoa (Sead), por meio da Esgov, garantiu 15 vagas para servidores municipais. A capacitação oferece o curso em duas linhas de pesquisa: Inovação em Organizações e Controle de Gestão e Inovação. O processo seletivo ocorreu a partir de publicação no Diário Oficial do Município, nos meses de julho e agosto, e as aulas tiveram início no dia 5 de setembro, de forma online. Os primeiros encontros presenciais foram realizados nos dias 12 e 13 de setembro, na Estação Cabo Branco- Ciências, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

O secretário de Finanças de João Pessoa, Brunno Sitônio, é um dos alunos do curso. “Na Prefeitura, já temos muitos eventos visando a capacitação e qualificação dos nossos servidores, mas um curso de mestrado é a primeira vez e isso é muito importante para os nossos profissionais e pra mim que faço parte da primeira turma. No curso vemos debates que se enquadram em situações de João Pessoa e a gente acaba muitas vezes achando soluções ou pelo menos direcionando alguns caminhos para serem aplicados nas demandas do município”, afirmou.

O evento de lançamento contou com a presença do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó, professor Dr. Sady Mazzioni; do diretor acadêmico do Cesaa, professor Iasley Almeida; e da coordenadora do curso em João Pessoa, professora dra. Olívia Maria. Também participaram do evento o secretário Executivo de Administração, Ricardo Diniz; o diretor da Esgov, Murilo Rabelo; e a chefe da Divisão Pedagógica da Esgov, Adriana Weiga.

“É muito importante se buscar qualificações em nível de mestrado. No Norte e Nordeste, essa é a primeira vez que vejo uma gestão com este olhar de futuro. Parabéns ao secretário de Administração, Valdo Alves, por esta visão de ter absorvido a ideia da Esgov e permitir um mestrado desta importância”, afirmou Iasley Almeida.

Comemoração – Os dias do Contador e o do Administrador também foram comemorados durante a solenidade. Brunno Sitônio destacou que a evolução de João Pessoa no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional, que teve uma nova premiação no último dia 15, consolidando a Capital paraibana mais uma vez no pódio das melhores gestões entre as capitais na qualidade da informação contábil, é fruto do trabalho destes profissionais que atuam na consolidação dos dados, na eficiência e transparência da gestão com os recursos públicos.

“Estes profissionais são muito importantes para diversos setores de várias secretarias daqui de João Pessoa, contribuindo de forma muito importante para que consigamos fazer a execução das políticas públicas. Cícero Lucena pediu para a gente transmitir estes parabéns a todos os profissionais contábeis e administradores que fazem parte da gestão e agradecer pelo empenho e dedicação de todos eles”, declarou o secretário de Finanças.

Escola de Governo – Além do curso de mestrado, a Esgov lançou, em março deste ano, o curso de pós-graduação em Licitações, Contratos e Convênios para 30 servidores. Para os próximos meses, estão previstas novas capacitações, como cursos de Redação Oficial e Gramática, workshop sobre Inteligência Artificial aplicada à gestão pública e parcerias estratégicas com programas nacionais de inovação.

Além disso, a Escola de Governo está em processo de negociação com outras instituições de ensino superior para ofertar novas oportunidades de cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres, ampliando o acesso à formação continuada para os servidores municipais.