ENTRETENIMENTO

Sintea, em parceria com o Circo Maximus, proporciona sessão gratuita para mais de 2 mil pessoas neste domingo (28) – Agência de Notícias



29 de setembro de 2025

19:37

Por: Rose Campos

 

Fotos: Rose Campos/Secom

A sessão especial foi voltada à inclusão de pessoas com deficiência e seus familiares, lotando a plateia em um espetáculo acessível e adaptado

O encerramento das ações da Semana de Inclusão e Luta da Pessoa com Deficiência (Semana PCD) teve a alegria e magia do circo, com uma sessão especial e gratuita para pessoas com deficiência (PCD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Inclusão e do Transtorno do Espectro Autista (Sintea) e em parceria com o Circo Maximus, recém-instalado no bairro Pinheiros, proporcionou acesso a uma sessão especial, com menor intensidade de ruídos e luzes, neste domingo (28), para mais de 2 mil pessoas, com entrada franqueada para as famílias.

Acredito que, pela primeira vez na história da cidade, conseguimos oferecer uma semana com tantas atrações, de forma muito digna e respeitosa, para um grande número de pessoas. Foram várias palestras com temas importantes, várias formas de entretenimento, como os brinquedos infláveis, corrida inclusiva, distribuição de pipoca e algodão-doce, DJ, muita dança para as crianças e agora, a partir dessa parceria com o Circo Maximus – e agradeço muito o Ben Hur e o Lucian por isso – pudemos proporcionar essa alegria e acessibilidade a todas as famílias que vieram hoje aqui”, destacou o secretário da Sintea, Vinícius Aith.

O público aprovou a iniciativa. Michael Douglas Dorneles participou da sessão especial ao lado da mãe, do padrasto e de seus dois irmãos mais novos, sendo que o irmão caçula tem síndrome de down e aproveitou ao máximo o momento de lazer. “Achei muito importante ter essa data especial para que as famílias pudessem vir e curtir com mais calma as atrações, sem tanto barulho, de maneira mais tranquila. Eu, particularmente, adoro mágica, e as que vimos aqui foram excepcionais! Meu irmão mais novo estava eufórico e adorou as apresentações”, ele contou.

Aline Alves de Araújo também apreciou a sessão que pôde assistir, desta vez, com a família completa, ao lado do marido e dos dois filhos. “Outro dia fomos a uma sessão de circo, mas meu filho não pôde ir. Agora, com esse dia especial, pudemos vir com ele também, sem nenhum problema, e ele adorou! Desta vez foi uma diversão confortável para todos”, disse a munícipe.

Além das atrações tradicionais do circo, a diversão das crianças teve início antes mesmo de chegar ao picadeiro, com os animais cenográficos espalhados pela tenda instalada na entrada e o carrossel com acesso gratuito a todas as crianças que quiseram experimentar o brinquedo. O resultado se viu nos inúmeros sorrisos estampados nos rostinhos das crianças e na satisfação das famílias.