ENTRETENIMENTO

Equipes da Ronda Maria da Penha participam de capacitação para melhorar atendimento às mulheres

Equipes da Ronda Maria da Penha participaram, nesta quinta-feira (9), na sede do Procon-JP, no bairro de Tambiá, de mais uma capacitação para melhorar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero. O encontro, que foi aberto às 8h e seguiu durante todo o dia, foi promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através de uma parceria entre as Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

O encontro contou com a participação de autoridades que lidam com o enfrentamento à violência doméstica, familiar e de gênero na Paraíba e teve como palestrantes a juíza e coordenadora da mulher em situação de violência doméstica e familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Graziela Queiroga; a delegada da Mulher, Walnísia Melo Chaves; e a psicóloga e especialista em violência de gênero e diversidade humana pelo TJPB e mestranda em neurociência cognitiva e comportamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Géssica Freitas.

Dentre os temas abordados, estiveram a prisão em flagrante dentro do contexto de violência contra a mulher, a medida protetiva, conquistas da Lei Maria da Penha e neurociências e violência doméstica, além de relatos das equipes que trabalham na Ronda Maria da Penha da Capital. De acordo com a secretária interina de Políticas Públicas para as Mulheres, Juliana Dantas, essa foi a quarta capacitação da equipe da Guarda Civil Metropolitana que atende as mulheres em situação de violência em João Pessoa.

“Nós temos capacitações com grande adesão e apoio da Semusb e temos como resposta uma Ronda Maria da Penha eficiente que, em toda a sua história, conseguiu tirar as mulheres desse ciclo de violência com vida. Então, nós temos o marco de não ter perdido nenhuma mulher para o feminicídio. Por isso, é importante estar capacitando e atualizando as equipes para que a gente tenha essa efetividade sempre. Só assim, conseguimos ser essa ferramenta de segurança para as mulheres”, afirmou Juliana Dantas.

A capitã Rebeca Barros, secretária executiva de Segurança Urbana e Cidadania, participou da capacitação e disse que se trata de uma ação muito importante para melhorar o atendimento às mulheres. “Quando eu trabalhava na rua, participei de uma ocorrência contra uma mulher dentro de um apartamento de luxo, mas também atendia situações nas comunidades. É bom lembrar que, quando elas ligam para os canais de denúncia, como o 190, 153 e 197, querem ser bem atendidas e acolhidas. E esse é o nosso papel enquanto poder público”, destacou.

Hellen Maciel, coordenadora da Ronda Maria da Penha de João Pessoa, ressaltou a importância das capacitações mesmo contando com uma equipe que já está na rua há muitos anos e que tem uma grande bagagem. “Sempre é bom e necessário se reciclar para adquirir novos conhecimentos. Esta ação é muito valiosa para deixar a equipe atualizada e preparada para essas demandas tão sensíveis que envolvem situações de violência contra a mulher”, disse.

Também estiveram presentes ao evento a subcomandante da Ronda Maria da Penha, Surama Soares; e a chefe de ações da Ronda Maria da Penha, Erika Ramalho.

Canais de denúncias sobre violência contra a mulher:

153 – Guarda Civil Metropolitana e Ronda Maria da Penha

180 – Central de Atendimento à Mulher

190 – Polícia Militar

197 – Polícia Civil

0800-283-3883 ou (83) 98695-3549 (WhatsApp) – Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra: Funciona com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Afonso Campos, 111, Centro.