NOTÍCIAS

Nave do Conhecimento de Vila Aliança comemora seu 10º aniversário – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A Nave do Conhecimento de Vila Aliança foi inaugurada em fevereiro de 2013 – Divulgação

A Nave do Conhecimento de Vila Aliança realizou, na tarde de terça-feira (14/2), um evento para celebrar seu 10º aniversário com uma programação que incluiu exposição e homenagens a pessoas que tiveram suas trajetórias de vida ligadas a ela. Junto com outros oito equipamentos de alta tecnologia localizados nas zonas Norte e Oeste da cidade, a Nave de Vila Aliança vem funcionando como espaço comunitário garantindo à população carioca a inserção ao mundo digital por meio do acesso à informação e às inovações tecnológicas.

– Nossa meta é fortalecer, ampliar, valorizar e expandir esse projeto de inclusão tecnológica em um mundo que está em transformação e precisa chegar rápido no século 21. Hoje em dia, quem não possui o mínimo de conhecimento em ciência e tecnologia não consegue trabalhar, estudar, se manter informado ou se relacionar. Aprender um pouco de tecnologia é uma questão de cidadania – afirmou a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, que participou do evento comemorativo.

A Nave é gerida pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) e oferece gratuitamente cursos, oficinas, workshops, palestras e lazer, democratizando o acesso ao universo digital, capacitando quem pretende alavancar sua carreira profissional.

Inaugurada em fevereiro de 2013, a Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento foi nomeada em homenagem ao escritor, poeta, ator, escultor e ativista social, defensor da cultura e da igualdade para as populações afrodescendentes no país. Desde a sua reabertura, em julho do ano passado, após um trabalho de reestruturação realizado pela SMCT, a Nave de Vila Aliança já atendeu mais de nove mil pessoas. O espaço conta com ambientes interativos de alta tecnologia e acesso gratuito à internet banda larga.

Além de uma apresentação com música ao vivo, o público presente pôde ver uma exposição sobre a evolução da Nave nesta última década e todo o benefício que o equipamento proporcionou para a comunidade. Pessoas que fizeram parte do desenvolvimento da unidade foram homenageadas e receberam um certificado em reconhecimento à dedicação e participação nas atividades realizadas no espaço.

Ambientes tecnológicos da Nave

Recepção Digital – local onde o usuário poderá cadastrar-se, reservar computadores, consultar as grades de eventos da unidade, além de dar sugestões.

Lan Table – espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de auxílio ao usuário.

Biblioteca Digital – ambiente com acesso à banda larga, que permite à população consultar acervos de outras bibliotecas para pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento.

Sala Multimídia – local para aulas com computadores que também serve de suporte para atividades educacionais dos colégios existentes na comunidade.

Área Infantil – cavernas digitais com tablets disponíveis para os visitantes.

A Nave de Vila Aliança também realiza mensalmente o Cine Nave, iniciativa que exibe produções cinematográficas conhecidas do público com entrada franca.

Para ter acesso ao cronograma completo das atividades oferecidas pelas Naves do Conhecimento e fazer inscrições, basta acessar o site: www.navedoconhecimento.rio.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Secretaria de Transportes autoriza reajuste da tarifa de ônibus ‘frescão’  

15 de fevereiro de 2023

Carnaval 2023: confira o esquema de trânsito montado pela CET-Rio para os desfiles no Sambódromo

15 de fevereiro de 2023

Prefeitura do Rio forma mais de 200 mulheres em cursos de inglês, espanhol e programação web

14 de fevereiro de 2023

Prefeitura do Rio apresenta o plano operacional para o Carnaval 2023

14 de fevereiro de 2023

Bailes de carnaval nas lonas, arenas e areninhas são alternativas para foliões nas zonas Norte e Oeste

14 de fevereiro de 2023

< Voltar