NOTÍCIAS

Novos Líderes Cariocas tomam posse no aniversário do Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Os novos Líderes Cariocas – Divulgação

Cem novos Líderes Cariocas tomaram posse nesta quarta-feira (01/03), no Palácio da Cidade. Os integrantes do grupo são servidores públicos de carreira, responsáveis por ampliar a capacidade gerencial de alto desempenho no órgão em que atuam. Participaram da cerimônia o Secretário Municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, a Presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, e os secretários de Infraestrutura, Jessick Trairi, e de Saúde, Rodrigo Prado, que são líderes cariocas.

Atualmente, 107 pessoas que participam ou passaram pelo programa estão em cargos estratégicos no município. Eduardo Cavaliere exaltou que dois secretários do governo municipal, presentes na cerimônia, são líderes cariocas:

 

– Foi muito oportuna a escolha de fazer o evento no aniversário da Cidade. Talvez este seja um dos grandes presentes que a gente entrega. Não tem produto melhor de resultado deste programa, do que ter nas pastas da Saúde e da Infraestrutura, com grandes orçamentos da Prefeitura, servidores municipais líderes cariocas.

 

Rafaela Bastos, presidente do Instituto Fundação João Goulart, deu as boas-vindas aos novos líderes cariocas:

 

– É uma grande satisfação receber esse time de servidores talentosos que, junto aos demais membros do programa Líderes Cariocas, continuarão contribuindo de forma significativa na construção de um ambiente organizacional de alto desempenho e para a melhoria da prestação de serviços para o cidadão. A gestão pública carioca sairá ganhando, mais uma vez, com a eficiência e alta capacidade técnica da liderança carioca.

 

A fase inicial teve mais de 1.500 inscritos. Foram validadas 1.024 inscrições pelo Instituto Fundação João Goulart. As secretarias com mais inscritos foram Saúde, Fazenda e Planejamento e Educação, onde trabalha Ígaro Guimarães. Ele foi o primeiro colocado no processo seletivo. Ígaro falou sobre a importância de fazer parte do grupo de selecionados:

 

– Ser líder carioca significa uma oportunidade de contribuir, de alguma forma, na melhoria dos serviços públicos na cidade mais linda do mundo.

 

A formação dos líderes cariocas é ministrada pela Coppead, da UFRJ, uma das melhores escolas de administração do país. O programa lançado em 2012, no primeiro mandato do Prefeito Eduardo Paes, permite capilarizar boas práticas de gestão, implementar estratégias governamentais, mediar interesses públicos e liderar desafios demandados pela sociedade, a partir de ações, projetos e políticas públicas com alto impacto na melhoria de vida do cidadão.

Danielle Souza, da Secretaria Especial de Integração Metropolitana, tornou-se líder e exalta as oportunidades que o programa proporcionará aos participantes:

 

– Fazer parte do Programa Líderes Cariocas potencializa novas ações e a entrega de políticas públicas para a cidade do Rio de Janeiro e os cariocas.

 

Uma das novidades do processo de seleção deste ano foi o conteúdo programático, que exigiu conhecimento sobre as estratégias da Prefeitura para a gestão por alto desempenho. Foram realizadas três masterclasses preparatórias para as provas objetivas (Planejamento estratégico, Integridade e Liderança Carioca) e todo o processo seletivo teve como foco a aplicação de um novo modelo de seleção, baseado na Matriz de Competências do Gestor Carioca.

O programa passou, em 2022, por dez medidas de reestruturação, que foram publicadas no Decreto 51.300. A reformulação é alinhada ao movimento global de modernização das instituições públicas, O propósito é construir organizações geridas por competências e voltadas para o aumento da eficácia dos investimentos e efetividade dos serviços e políticas públicas prestados ao cidadão, por meio de qualificação e articulação de seu quadro gerencial.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Banda da GM-Rio participa de eventos em comemoração ao aniversário de 458 anos do Rio

1 de março de 2023

Procon Carioca faz mutirão online de renegociação de dívidas

1 de março de 2023

No aniversário do Rio, Prefeitura inicia recuperação do sistema de iluminação histórica do Centro

1 de março de 2023

Prefeitura interdita ferro-velho clandestino no Rio Comprido

1 de março de 2023

CGM divulga o Relatório de Gestão Fiscal Consolidado referente ao 3º quadrimestre de 2022

1 de março de 2023

< Voltar