NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio inaugura a nova Areninha Herbert Vianna e a Biblioteca Jorge Amado na Maré – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio – MAUÁ AGORA!

SIGA-NOS 

A reforma deixou a Areninha Herbert Vianna mais confortável – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Cultura, Marcelo Calero, inauguraram, nesta quarta-feira (22/11), dois novos espaços culturais na Zona Norte. Após uma reforma que garantiu acessibilidade e outras melhorias de infraestrutura, a Lona Cultural Herbert Vianna, no Complexo da Maré, virou Areninha, e o Espaço de Leitura Jorge Amado agora é Biblioteca Jorge Amado. A reabertura vai contar com três dias de atrações gratuitas.

– É fundamental que a população tenha acesso à cultura nessas áreas da cidade. Essa Lona já tinha há muitos anos, é um equipamento de muito sucesso e, agora, essa reforma permite que você tenha um espaço cultural de qualidade, com ar-condicionado e uma estrutura muito melhor. Não tenho dúvida que vamos formar uma geração de grandes cariocas aqui – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

       

A reforma acrescentou mais acessibilidade e conforto aos espaços, tanto para o público quanto para os artistas. A programação gratuita de abertura começou com atrações infantis. Já nesta quinta-feira (23/11), a agenda especial apresenta o show de MV Bill, às 22h30. Antes disso, durante o dia o público vai participar do lançamento de livros do projeto Escritores do Futuro, que reúne crianças escritoras da Maré, bate-papo com o autor Renato Cafuzo, Pegue e Leve de livros, e Batalha Marginow com Grafite em Cena.

– Com a Areninha da Maré, conseguiremos desenvolver e estimular novos talentos. Quando temos um equipamento de cultura como esse, as crianças têm um desempenho melhor na escola. O contato com as artes, com o livro e a literatura é altamente positivo. É garantir aos cariocas um equipamento público de excelência, com o ar-condicionado funcionando e um ambiente convidativo para as pessoas terem novas experiências sensoriais – disse o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.

Por fim, na sexta-feira (24/11), a programação segue com Contações de História com Ialodê. Mais tarde, a atração é a Roda de Samba da Areninha (antiga “Roda de Samba da Lona”), que receberá o grupo Nova Raiz do Samba e Marcelle Motta.

A entrada será gratuita para todas as atrações e a maioria tem classificação livre, mas é preciso garantir o bilhete via plataforma Imply.

Todas as Lonas Culturais serão Areninhas até 2024

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) tem transformado todas as Lonas em Areninhas, como parte do programa Cultura do Amanhã. A transformação da Lona em Areninha Herbert Vianna, incluindo sua biblioteca, é coordenada pela Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe). Duas já foram entregues: a Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz (Zona Oeste), e a João Bosco, em Vista Alegre (Zona Norte). Depois da Herbert Vianna, será a vez da Areninha Cultural Terra, em Guadalupe, prevista para dezembro. Em 2024, as Lonas Carlos Zéfiro, em Anchieta, e Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá.

Na prática, a transformação das Lonas em Areninhas significa a substituição das antigas lonas por uma estrutura de isolamento acústico, climatização, além de outras melhorias, para garantir mais qualidade e conforto, tanto para o público quanto para o artista. A estrutura de Areninha possibilita, também, maior acessibilidade por meio da instalação de elevadores.

Os recursos para obras no plano de investimentos de 2023 – Viva a Cultura Carioca – estão concentrados no programa Cultura do Amanhã, que destina, ao todo, R$ 75 milhões para modernização de mais de 20 equipamentos.

– Que essas crianças aqui se tornem bons profissionais no futuro usando esse equipamento. Que a Areninha da Maré possa ser uma potência no desenvolvimento de todos – destacou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

A inauguração da Areninha Herbert Vianna contou com a participação de cerca de 200 alunos de unidades escolares do Complexo da Maré, como os EDIs Maria Amélia, Moacyr de Goés e Cléia dos Santos, além da Escola Municipal Bartolomeu de Queirós.

Arenas e Areninhas

Areninha Cultural Herbert Vianna – Maré (inaugurada em 22/11) Areninha Cultural Terra – Guadalupe (prevista para 12/12) Areninha Cultural Carlos Zéfiro – Anchieta (prevista para 2024) Areninha Cultural Jacob do Bandolim – Jacarepaguá (prevista para 2024) Areninha Cultural João Bosco – Vista Alegre Areninha Cultural Renato Russo – Ilha do Governador Areninha Hermeto Pascoal – Bangu Areninha Gilberto Gil – Realengo Areninha Sandra Sá – Santa Cruz

Arena Dicró – Penha Arena Fernando Torres – Madureira Arena Abelardo Barbosa (Chacrinha) – Pedra de Guaratiba Arena Jovelina Pérola Negra – Pavuna

 

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Cidade das Artes é eleita a melhor casa de espetáculos do Brasil

22 de novembro de 2023

Falta de energia elétrica afeta estações do BRT no corredor Transoeste

22 de novembro de 2023

CET-Rio divulga interdições no entorno do Maracanã para jogo entre Flamengo e Bragantino

22 de novembro de 2023

Prefeitura do Rio monta esquema especial para estacionamento de ônibus fretados na Barra e no Recreio

22 de novembro de 2023

Projeto Turistando com a Comunidade já levou mais de três mil moradores de favelas aos principais pontos do Rio

22 de novembro de 2023

< Voltar

Compartilhe isso: