NOTÍCIAS

Nova Alta Paulista: IFSP e Sebrae protocolam novo pedido de Indicação Geográfica – IFSP – Portal Institucional

Nova Alta Paulista: IFSP e Sebrae protocolam novo pedido de Indicação Geográfica

Compartilhar   WhatsApp    

Este é o segundo pedido de reconhecimento de IG referente ao projeto de prestação de serviço realizado pelo IFSP e Sebrae-SP

Hoje, primeiro de dezembro, em cerimônia na sede da Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu e Região (APRUP), foi protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI o pedido de IG – Indicação de Procedência para o Café da Nova Alta Paulista (NAP). Este é o segundo pedido de reconhecimento de IG referente ao projeto de prestação de serviço realizado pelo IFSP e Sebrae-SP (ER Presidente Prudente).

A indicação geográfica, neste caso no modelo de indicação de procedência, representa o reconhecimento e valorização de diversos aspectos ligados a origem do produto, e fomenta a valorização e diferenciação do produto no mercado. Ele promove o desenvolvimento local e regional de toda a cadeia produtiva, além de ser um elemento estratégico para o turismo.

Na imagem, a professora Andréia Cerizza (sentada na 3ª cadeira da dir. para a esq.) e representantes da APRUP.Na coordenação local do projeto, desde 2021, Andréia Cerizza comenta que este é um resgate da importância dos produtores de café arábica desta região.  Ao valorizar este produto nobre, os produtores e o próprio território, o sentimento de pertencimento aflora. A notoriedade fica evidenciada pelas formações das cidades que fazem parte da NAP, bem como o nome geográfico. O café arábica se faz presente, pelo estudo realizado, inclusive em muitos símbolos municipais, tais como brasões com ramos de café, bandeiras e hinos que fazem alusão ao café.

Para Julia Guaragna, gestora estadual e coordenadora do projeto de IG pelo SEBRAE SP, “hoje, a região que historicamente cresceu baseada na produção cafeeira e abrange 30 municípios e mais de 1200 produtores de café, faz o depósito do processo de Indicação geográfica buscando ser reconhecida  no INPI.” Ela ainda reforça que o trabalho de estruturação de governança foi muito denso e merece ser celebrado, e parabeniza a todos envolvidos nesse processo: o Sebrae regional de Presidente Prudente através do gerente regional José Carlos Cavalcante e o gestor Guilherme Aparecido Soares da Silva; ao IFSP pela parceria de sucesso nessa jornada através da coordenadora Paula Martins e da coordenadora local Andréia Cerizza e principalmente todos os produtores de café representados na Associação de Produtores Rurais de Pacaembu e Região – “Parabéns pela linda jornada.”

O projeto, objeto do contrato de prestação de serviço realizado entre o IFSP e o SEBRAE, tem planejado o depósito de mais dois pedidos para o final do corrente ano, e aguarda a finalização de outros 6 para o primeiro semestre de 2024