NOTÍCIAS

Campus Caraguatatuba: inauguração marca avanço na infraestrutura e pesquisa – IFSP – Portal Institucional

Campus Caraguatatuba: inauguração marca avanço na infraestrutura e pesquisa

Inauguração da nova infraestrutura marca salto educacional e sustentável

Compartilhar   WhatsApp    

Na noite do último 30 de novembro, o Campus Caraguatatuba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) celebrou uma significativa transformação com a inauguração de sua nova infraestrutura. A cerimônia, realizada no auditório do câmpus, foi testemunhada por estudantes, servidores e membros da comunidade, destacando um salto qualitativo no ambiente educacional.

Representando os alunos, Deborah Ellanny Silva, egressa do curso técnico em Meio Ambiente e atual aluna do Tecnólogo em Processo Gerenciais, enfatizou a evolução estrutural e seu impacto na formação acadêmica. Destacou o comprometimento dos professores e da equipe em proporcionar um ambiente propício ao aprendizado.

O evento também marcou a inauguração do Centro de Pesquisa (Cepin), focado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. O professor e coordenador do Cepin, José Américo Alves Salvador Filho, reafirmou a vocação interdisciplinar do centro, destacando sua abrangência para projetos de inovação em diversas áreas afins.

A participação do secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Carlos Focesi, e do Deputado Federal Carlos Sampaio evidenciou o reconhecimento do compromisso da equipe. Sampaio ressaltou que o investimento em educação não apenas eleva a qualidade do ensino, mas também reduz gastos em áreas como saúde.

Reitor Silmário assina renovação do acordo de cooperação entre o IFSP e a prefeitura de CaraguatatubaSilmário, responsável pelo projeto, destacou o empenho da equipe e anunciou um novo edital para a criação de centros de pesquisa. A infraestrutura renovada inclui melhorias em laboratórios, quadra esportiva, novo bloco com salas de aula, banheiros, área de convivência, laboratórios, sala dos professores, além de atualizações elétricas e instalação de usina fotovoltaica.

Juliana Barbara Moraes, diretora-geral, destacou a economia gerada pelas mudanças no sistema energético, permitindo o religamento dos aparelhos de ar-condicionado, melhorando o bem-estar da comunidade. A homenagem póstuma ao professor Glauco Leite Biachini, que empresta seu nome à área de convivência, emocionou familiares e acadêmicos.

Após a cerimônia, foi realizada uma visita às novas instalações, seguida da renovação do acordo de cooperação entre o IFSP e a prefeitura de Caraguatatuba, assegurando o fornecimento de alimentação aos estudantes. O investimento total, cerca de R$ 6 milhões, proveniente de emendas parlamentares e verbas do IFSP, reforça o compromisso com a educação e a comunidade.